Folha esclarece dúvidas sobre a Previdência

O advogado e professor de direito previdenciário da UNIFG, Erick William, esclarece as dúvidas dos leitores nesta semana. Mande também sua pergunta para [email protected].

Tenho 56 anos de idade e 15 anos de contribuição. Estou sem contribuir há mais ou menos 20 anos, como faço para voltar a contribuir? (Liz Bitencourt)

Olá, Liz. Se você está sem vinculo de emprego, é passar a recolher como contribuinte individual, emitindo GPS (guias da previdência social) todo mês. É interessante atentar para a forma de cálculo da aposentadora a partir de agora, pois se recolheres pelo salário mínimo, a média das contribuiçoes vai puxar o valor a ser recebido  pra baixo.

Já contribuí por 15 anos. Posso parar e esperar a idade da aposentadoria? (Vicente Manzani)

Olá, Vicente, você já cumpriu o tempo de carência para aposentadoria, 15 anos de contribuição, entretanto terá de contribuir até completar a idade prevista de 65 anos. Caso você deixe de contribuir antes de completados os 65 anos perderá a condição de segurado do INSS, em seis meses na condição de autônomo ou um ano na condição de carteira assinada.