A-A+

Canoa Polinésia em Paraty: conheça tudo sobre este passeio imperdível!

A canoa comporta até 6 pessoas e visita várias ilhotas da região de Paraty

Fabiano Antunes/@rota1976

Já ouviu falar da Canoa Polinésia? É possível fazer este passeio em Paraty, no Rio de Janeiro. O nome dado à embarcação de origem polinésia tem a ver com a peculiaridade dela possuir um segundo casco, que serve de estabilizador, permitindo que mantenha sua velocidade sem comprometer a sua estabilidade. A canoa tem em média 14 metros de extensão e 50 centímetros de largura, comportando até 6 pessoas. Acompanhe  gente também no Instagram, onde você pode receber várias dicas de viagem e conhecer paisagens incríveis! É só clicar AQUI!

                                     O nascer do sol é uma das opções de tour de canoa polinésia

O passeio começa ainda com dia escuro. Ao chegar na praia do Jabaquara, próximo ao centro histórico de Paraty, o grupo recebe as orientações sobre a prática esportiva e a história da Canoa Polinésia. É uma atividade ótima para fazer em grupo. Cada pessoa tem uma função específica. Na frente, um integrante vai remando e contando as remadas para indicar a troca de lado do remo. Atrás, outro integrante serve de “leme” orientando para qual direção a canoa ir. E os demais são uma espécie de “motor” da canoa, com foco na remada. Mesmo para quem é marinheiro de primeira viagem, é tranquilo fazer esse tour porque são seis pessoas remando então quando uma pessoa para pra descansar um pouco a embarcação não perde tanta velocidade. Além de que temos algumas paradas no trajeto para banho, piquenique, observação, etc. Paramos em algumas ilhotas e também num forte. O guia vai dando toda explicação do lugar e contando a história de Paraty. “Com vista do mar pra terra fica mais fácil de entender como as coisas funcionaram aqui. É uma explicação bem interessante sobre a época rica do ouro, a estrada real, etc”, conta Rogério Hristov, que é biólogo marinho e guia turístico na região.

                                            

Este é um passeio pra toda família. A atividade é super democrática, dá pra ir pessoas de mais idade, crianças, etc. Muita gente já vai com grupos de amigos ou família formados para esta programação. “Temos vários formatos de passeios. Pra quem tem melhor preparo físico, indicamos um tour de aproximadamente 4h de atividade, incluindo as paradas. E temos outros mais curtos também associando a remada à experiência do amanhecer do sol, do entardecer e até da noite de lua cheia”. Para saber mais deste tour é só clicar AQUI!

 

Veja também

MEC prepara projeto para criar cinco universidades em redutos do centrão
Educação

MEC prepara projeto para criar cinco universidades em redutos do centrão

Gui Araújo vence a Prova de Fogo em A Fazenda
REALITY

Gui Araújo vence a Prova de Fogo em A Fazenda