Legado: Listamos pontos turísticos de Curitiba que possuem assinatura do urbanista Jaime Lerner, confiram!

Parque Tanguá é um dos espaços idealizados pelo urbanista Jaime Lerner, em Curitiba - Fabiano Antunes/@rota1976

Na última semana, o país perdeu um grande urbanista e arquiteto: Jaime Lerner. E seu legado pode ser visto em várias cidades do Brasil, mas principalmente na capital do Paraná, Curitiba, onde sua assinatura está por toda parte. A cidade reúne um grande legado deste que foi também ex-governador do Paraná e prefeito de Curitiba. Seu trabalho tem reconhecimento internacional e muitos turistas podem até nem saber mas vários lugares que são a cara de Curitiba tem Jaime Lerner como idealizador. Listamos alguns deles neste post.

Acompanhe  gente também no Instagram, onde você pode receber várias dicas de viagem e conhecer paisagens incríveis! É só clicar AQUI!

Entre o legado deixado pelo urbanista está o Jardim Botânico, cartão-postal da capital do Paraná. É um dos principais pontos turísticos da cidade. Está localizado no bairro de mesmo nome e oficialmente se chama Jardim Botânico Francisca Richbieter, numa homenagem à uma das pioneiras do trabalho de planejamento urbano. O bairro foi implementado pelo urbanista em sua terceira gestão na prefeitura da cidade. Antes, a região se chamava Capanema e abrigava a maior ocupação irregular da cidade.

Desde então, por lá a população e os visitantes encontram inúmeros exemplares vegetais do Brasil e de outros países, espalhados por alamedas, estufas de ferro e vidro, etc. A principal estufa foi inspirada no Palácio de Cristal de Londres do século XIX. Ela é climatizada e mantém espécies da Floresta Atlântica. De lá, se tem uma vista belíssima do jardim que tem estilo francês. A área total do Jardim Botânico é de 278 mil metros quadrados. Por lá, você tem pista de caminhada, jardim das sensações, um espaço que te convida a “sentir” por meio do toque a textura e cheiro de plantas e flores. Neste ambiente, você percorre 200 metros com os olhos vendados.

Tem ainda a Ópera do Arame, o Parque Tangué, a revitalização do Centro Histórico de Curitiba que passou a receber diversos atrativos turísticos, como por exemplo a Feirinha do Largo da Ordem. E, claro, não podíamos deixar de falar da Rua XV de Novembro, que foi o primeiro calçadão do país, onde concentram-se lojas, cafés, tudo que os turistas adoram e por lá circulam apenas pedestres. Para saber mais sobre o legado de Jaime Lerner em Curitiba é só clicar AQUI!

Veja também

Em dia de Moro suspeito no STF, Lula lembra dos dias na prisão: 'provação de fé'
Política

Em dia de Moro suspeito no STF, Lula lembra dos dias na prisão: 'provação de fé'

Com gol aos 55, Brasil bate Colômbia e dá a Tite maior sequência de vitórias
Copa América

Com gol aos 55, Seleção Brasileira bate Colômbia