Aplicativos ajudam o concurseiro a administrar o tempo

Psicóloga e terapeuta cognitivo comportamental Juliana Amaral - Úrsula Freire/Folha de Pernambuco

Com a economia em crise e o crescente desemprego, a busca pela estabilidade que emprego público oferece tende a ser maior, assim como a concorrência. A forma como o concurseiro absorve essa pressão social eleva os níveis de tensão e estresse. Isso faz com que a ansiedade acabe desconcentrando o estudante. 

Há quem busque um momento de descontração nas redes sociais. “Navegar o dia inteiro sem que isso esteja previsto no seu cronograma pode se tornar um grande vilão, já que o cérebro demora um período para entrar em estado de concentração intenso”, esclarece a psicóloga e terapeuta cognitivo comportamental Juliana Amaral.  Isso não quer dizer que o concurseiro não possa navegar na web. “Ele pode, desde que tenha horários definidos para isso”, acrescenta. 

Segundo a profissional, que também é mestre em Educação, uma forma de driblar a ansiedade é aprendendo a organizar a gestão do tempo.  “A internet pode ser uma aliada nessa tarefa.

Para quem tiver dificuldades para gerir o tempo, uma dica é a utilização de aplicativos. O app Pomodoro Time, por exemplo, ajuda a cronometrar o tempo de estudo e o tempo livre. Depois que a mente cria esse hábito de diferenciar o foco da pausa, ele vai conseguindo seguir seus estudos mesmo sem precisar mais utilizar o aplicativo”, comenta a especialista. 

Quando o assunto é organização do tempo, outras dicas são importantes, como salvar seus arquivos em lugares seguros na nuvem como Dropbox ou Google drive. “Isso facilita na gestão de tempo, já que o concurseiro não vai ter que ficar procurando vários pen drives quando for assistir a suas videoaulas ou precisar imprimir material. Criar pastas específicas para cada matéria também facilita o estudo”.

É importante destacar que os aplicativos apenas ajudam quem quer organizar as tarefas do dia a dia. Quem busca tratamento para a ansiedade deve procurar a ajuda de um terapeuta. Depois, digam nos comentários o que acharam das dicas e, caso já usem aplicativos semelhantes, outras sugestões. 

Apps que ajudam na organização:   

Evernote – possui textos e grupos de estudos, permitindo a interação com outros estudantes. 

Aprovado – ajuda a organizar as atividades por matérias, conteúdos, além de mostrar como está o andamento dos estudos através do calendário e do gráfico. 

Pomodoro Time - baseado na técnica de estudo Pomodoro, esse app ajuda a gerenciar o tempo. Dá pra cronometrar tanto o tempo de estudo quanto o tempo de pausa.