Cravo-de-defunto: flor injustiçada por seu nome

Tagete (cravo-de-defunto) - Doris de Almeida

Tagete, popularmente conhecido como cravo-de-defunto, entre outros nomes pejorativos como: Flor dos mortos, cravo-de-burro - é uma planta anual perene, da mesma família do Girassol.

Alguns têm certo preconceito com a planta devido ao seu nome, acreditando que a planta atrai a morte, perdendo a oportunidade de deixar seu jardim mais belo e saudável.

Em Honduras, o óleo essencial desta planta era utilizado para lavar cadáveres devido ao seu forte cheiro, levando o nome: flor-de-muerto.

É uma planta que ornamenta bem o jardim, pois suas flores são bem vivas, nos tons Laranja, vermelho e amarelo. Devido às suas cores e suas flores exalarem perfume, atraem polinizadores: abelhas, borboletas... e repele algumas pragas como os pulgões.

Mas deixamos claro que nem todos gostam do perfume do tagete.

Suas raízes liberam substâncias que igualmente repelem pragas e protege suas plantas vizinhas, sendo considerada "adubo verde". Elas são ideais para canteiros, porém podem ser cultivadas em vasos e jardineiras, devendo ser plantadas em local de sol pleno, com terra rica em matéria orgânica, boa drenagem e irrigado periodicamente. 

Além dos fins de ornamentação, o tagete é uma PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais). As flores são comestíveis com sabor levemente amargo, pode substituir o açafrão para dar cor a preparações. Já seu uso medicinal se dá com a infusão das flores e folhas.

Antioxidante, o tagete ajuda a limitar os efeitos negativos do ultravioleta. Laxante, ajuda a tratar a constipação. Purificador, ajuda a purificar o sangue e age no sistema imunológico. Expectorante, acalma a tosse e irritação das vias respiratórias.

Seu óleo essencial possui: cetonas (tagetona e tagetenona) como antivirais ativos. É fungicida. Usado em micoses de unha, dengue e em fórmulas para repelente.

Sugestão de leitura:
Feng Shui (Escola da Bússola) e o Espelho - https://www.folhape.com.br/colunistas/holistica/feng-shui-escola-da-bussola-e-o-espelho/16598/
Feng-Shui propõe a harmonização do ambiente e circulação de boas energias - https://www.folhape.com.br/noticias/feng-shui-propoe-a-harmonizacao-do-ambiente-e-circulacao-de-boas-energ/108515/

No que se refere ao Feng Shui, o tagete pode ornamentar todas as áreas (pontos e sub-pontos cardeais). Na prosperidade (Sudeste) estimula ganhos e parcerias de negócios devido à atração de polinizadores. Por não conter espinhos, exalar perfume e ser uma planta forte à pragas, na área do relacionamento (Sudoeste) atrai renascimento e transformação. Na área dos amigos (Noroeste – amigos, parceiros, pessoas que ajudam e viagem) atrai pessoas prósperas. Na área do trabalho (Norte) atrai novas oportunidades.

Claramente percebe-se que o contrário que muitos pensam, o Cravo-de-defunto (Tagete) é uma planta que atrai vida, renascimento, transformação, além dos seus benefícios à saúde.

Jasmin Center – Contato: (81) 98228-1128 – E-mail: [email protected] – Instagram: @jasmin.center

Veja também

Cortando o mal da violência de gênero pela raiz

Cortando o mal da violência de gênero pela raiz

Série D: Madureira busca reabilitação e São Bento tenta 1ª vitória
Série D

Série D: Madureira busca reabilitação e São Bento tenta 1ª vitória