A-A+

Macramê – a arte dos nós

Faça dos nós da sua vida uma arte e seu talento pode lhe levar mais longe.

Jogo americano - Mariomar Teixeira

Estava procurando alguma técnica de artesanato para estimular o meu esposo a fazer e relaxar. Comecei a ver o macramê e por ter como destaque o suporte para plantas, maquinei no meu cérebro ele fazendo e ajudando a ficar mais bonito o nosso terraço. 
Resolvi que após a consultoria que tinha em Boa Viagem, eu iria na Avil Aviamentos do bairro de Boa Viagem para comprar cordões. Comentei com a Bonita e Talentosa Natália Campos o meu projeto (ela desenha mandalas). Ela riu e disse que tinha recebido pelo whatsapp o livro de Priscila Quaquio sobre macramê e encaminhou para mim. Sai encantada do encontro e fui às compras dos cordões.

Suporte de planta
Fiquei triste, o marido não teve interesse. Olhei os cordões e apesar de estar insegura, comecei a cortá-los no mesmo dia. Simplesmente amei fazer o primeiro suporte de planta e logo fazia outros. Depois fiz com o resto dos cordões alguns enfeites de Natal. O projeto agora é jogo americano e usar todos os fios finos que tenho em casa. 

Jogo americano

Quando procurava informações nas redes, mais apaixonada ficava. É um artesanato que relaxa, não tem custo caro e até pode gerar renda para quem tiver interesse. No final do texto dou sugestões de profissionais e aqui em Recife, sugiro locais para compra de material.
Jogo americano

Mas o que é macramê? Qual sua história?
A origem desse artesanato é polêmica. Alguns dizem ser de antigos pescadores aos fazerem suas redes. Mas existe registro que a origem do macramê ocorreu pelos tecelões árabes do século XIII, que deriva da palavra migramah (franja). Outro documentação tem a palavra turca makarama (quardanapo ou toalha) que era usado para decorar a barra das toalhas. Porém, tem registro dos nós de macramê nas esculturas dos babilônios e assírios
A principal ferramenta para fazer macramê são as mãos, como auxiliar precisará de tesoura, fita métrica e fios. Denomino como fios, pois a sua criatividade é que manda. Você pode fazer peças com cordões, linhas, lãs, cordas de sisal e fios de malha como exemplos.
Comecei a trabalhar os cordões com o livro disponibilizado gratuitamente de Priscila Quaquio, Macramê sem segredos – guia definitivo para começar do zero. Depois fui identificando na internet pelo Youtube aulas de Priscila Quaquio, Dy Macramê, Osana Macramê e Ana Casara. Existem excelentes professores e professoras, tudo dependerá do seu gosto para qual tipo de artesanato irá querer desenvolver: decoração de jardim, bijuterias, roupas, decoração de mesa ou de natal, infinitas sugestões ocorrem nas redes virtuais.
Caso você não queira só relaxar e resolva ganhar dinheiro com o artesanato, deve desde o início pegar o caderno e anotar todos os investimentos que esteja fazendo, como: custo da matéria prima; anotar quanto tempo você leva para fazer cada peça; custo de mão de obra e lucro esperado. Sugiro que pesquise tanto nas redes sociais como na sua região o preço de produto igual ou similar finalizado para ter uma noção do produto no mercado.
Óbvio, o tempo leva a perfeição e quanto mais sucesso você tiver com o seu talento, o custo também aumenta.
Em Petrolina - PE, o curso de macramê pode ser realizado presencialmente, o Soulluz Instituto Holístico realizará no dia 16/10 - Oficina de Macramê com Ana Sara e Karol Nascimento, porém, com mais interessados, creio que várias turmas poderão ser constituídas.
Todo ano um artesanato é destaque no verão, eu aposto que o verão de 2021-2022 do nosso lindo e acalorado Brasil será os nós do macramê, ou seja, transformando os nossos nós em arte. E quem não tem os nós da vida? Então transforme os seus.
Mãos à obra!!!

Sugestões:
História do Macramê
- https://kaviah.com/historia-do-macrame/
Oficina de Macramê - Ana Sara e Karol Nascimento(instagram: @coisasvivas) - Informação e inscrição (87) 98140-6663 ou acesse os links dos eventos no Instagram @soulluzinstitutoholistico 
Ana CasaraMacramê vol. 1 – caminhos do nó - https://www.youtube.com/c/Macram%C3%AAAnaCasara
Debora Assunção - Arte em linhahttp://www.arteemlinhaolinda.com.br/ https://www.elo7.com.br/arteemlinhaolinda/loja
Dy Macrame - https://www.youtube.com/results?search_query=dy+macrame
Osana Macramê - https://osanamacrame.com.br/
Priscila Quaquio - https://www.youtube.com/results?search_query=priscila+quauio.
Priscila Quaquio - Sem segredo - Sobre Nós Macramêhttps://sobrenosmacrame.com.br/wp-content/uploads/2020/06/Macrame_Sem_Segredo.pdf
Avil Avimentos - Endereço: Av. Conselheiro Aguiar, 888 - Boa Viagem, Recife – PE. Telefone: (81) 3059-6101

Veja também

Homem é atacado por jacaré em lago de Campo Grande (MS)
Centro-oeste

Homem é atacado por jacaré em lago de Campo Grande (MS)

Show de dupla sertaneja é interrompido após palco pegar fogo em SP
Susto

Show de dupla sertaneja é interrompido após palco pegar fogo em SP; assista