Fipel: Qualidade com Sabor Nordestino

Inovação e Qualificação de Pessoas, Promovendo uma Cultura Organizacional Voltada para o Bem-Estar

Marco Porto e Gilson Saraiva - Foto: Fernando Sposito

Em 1992, a Tony foi criada pelo empresário Marco Porto com o principal objetivo de fornecer alimentos processados, inovadores e com alto controle de qualidade para os pernambucanos. A jornada da marca começa com a montagem da primeira fábrica de produtos embutidos pelas mãos do sócio-fundador e início da produção de salsicha tipo “Maria Rosa”, que com seu aroma marcante logo conquistou o paladar dos clientes que frequentavam as feiras livres da Região Metropolitana do Recife.

Na mesma época, iniciou-se também a produção de salsichão e salsichas, petiscos saborosos e populares nas festas e campeonatos de futebol. A ideia era que os produtos estivessem sempre presentes nos melhores momentos da vida das pessoas e, por isso, Marco Porto estava em constante busca por novos sabores que agradassem o paladar dos seus clientes. 
Os primeiros anos do negócio foram decisivos para o aprimoramento de sua identidade gastronômica, pautada na oferta de alimentos que representassem a cultura e os hábitos alimentares do povo nordestino. Com o sucesso dos produtos e o crescimento da marca, surgiu a necessidade de realizar uma mudança radical nos hábitos de produção da empresa.

A padronização e horizontalização dos processos exigiu que Marco Porto fundasse a Fipel - Frigorífico Industrial Pernambucano, em abril de 1997.

DNA regional

Desde o seu primeiro lançamento, a empresa é desbravadora, já que começou sua jornada ofertando produtos com uma matéria-prima diferente da tradicional carne suína. O salsichão e a salsicha de carne bovina foram, por muitos anos, os carros-chefes do crescimento da marca, que apostou no DNA regional e na identidade pernambucana para se diferenciar no mercado.  
A visibilidade dessa inovação foi potencializada através dos investimentos em ações de marketing nas rádios de tradição esportiva e religiosa, unindo, portanto, duas audiências fiéis para conhecer os produtos. A partir daí, não demorou muito para que a Tony se tornasse referência de alegria e alimento indispensável tanto para as reuniões em família como para as festas populares no estado.


Em constante crescimento e ampliação do seu portfólio, em 1999 a empresa lança a mortadela de carne bovina sem cubos de toucinho e a mortadela de frango, que viriam a se tornar duas das principais proteínas alternativas do mercado. Logo em seguida, em 2000, a Tony cria a sua família de linguiças resfriadas: linguiça tipo calabresa, linguiça de carne bovina e linguiça de frango, sendo os dois últimos produtos um tipo incomum nas prateleiras dos supermercados. 
Os 10 anos de fundação da Fipel e 15 anos da marca Tony marcaram a inauguração da nova fábrica de alimentos processados da empresa, localizada na cidade de Igarassu, a cerca de 30 km do Recife. Além de ampliar a produção, a estrutura também permitiu a conquista do Selo de Inspeção Federal (SIF), controlado pelo Ministério da Agricultura. A certificação comunica ao consumidor final o compromisso que a indústria tem com a qualidade dos produtos de origem animal e com as legislações nacionais e internacionais em vigor.

Resiliência para superar crises

O ano de 2010 e o cenário da macroeconômica do Brasil marcou um período difícil para a empresa, impulsionando a necessidade de investimento e adequação da fábrica para uma nova fase de melhoria e expansão. Foi neste contexto que Gilson Saraiva chegou ao negócio em 2011 e se tornou sócio em 2012, levando consigo seu extenso conhecimento em vendas e logística.
Os sócios entenderam que a fábrica ainda não havia atingido seu maior potencial produtivo e parte da baixa eficiência era motivada pela deficiência da força de vendas e entregas. A resposta foi a modernização da frota, permitindo o atendimento a uma região mais ampla, além da qualificação da equipe comercial e parceria com grandes redes de supermercados.

 
Os investimentos também chegaram ao mix de produtos, a exemplo da adoção do processo de defumação natural que exigiu a importação de um equipamento alemão e permitiu a defumação natural das linguiças cozidas Tony, deixando-as mais saborosas e com aroma incomparável. A maior visibilidade que a marca ganhou nas prateleiras e a criação de embalagens menores também impulsionaram as vendas, com a conquista de novos nichos de consumidores.

Pessoas como centro do negócio

Os anos seguintes marcaram outros voos para a indústria, como o lançamento do lanche de frango e a inauguração da produção de hambúrguer em escala industrial, primeira em todo o Norte e Nordeste. O investimento permitiu que a capacidade mensal de fabricação de novos tipos de produtos dobrasse, além de gerar mais empregos para a região onde está inserida
O novo ciclo de expansão permitiu que a Fipel ampliasse também sua rede de clientes, abrangendo atacados, distribuidores, varejo e food service. Em seu mix atual estão mais de 30 variações de produtos consolidados no mercado em seis categorias: linguiças, salsichas, salsichões, mortadelas, lanches e hamburgueres.
Com 500 funcionários e uma abrangência de atendimento que alcança todos os estados do Nordeste, a Fipel trabalha para se consolidar como a principal fornecedora de alimentos da região, a partir da aplicação de modelos de gestão que potencializam o crescimento humano e o “ser criativo”.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Produtos Tony (@produtos.tony)


Cientes de que estão inseridos em um cenário em que os avanços acontecem de forma intensa, todos que fazem a Fipel entendem que investir na inovação e na qualificação de pessoas, promovendo uma cultura organizacional voltada para o bem-estar dos seus clientes, sejam eles internos ou externos, é fator indispensável para que se mantenham no caminho certo da história.

Este conteúdo, disponibilizado publicamente em parceria com a Folha de Pernambuco, foi desenvolvido com exclusividade pela equipe da Editora Inspiração para o livro Inspiração Pernambuco, com breve lançamento para 2022.

Veja também

Ex-rei das criptomoedas pode pegar até 110 anos de prisão nesta 5ª por cometer "fraude da década"
mundo

Ex-rei das criptomoedas pode pegar até 110 anos de prisão nesta 5ª por cometer "fraude da década"

Colômbia expulsa diplomatas da Embaixada da Argentina após Milei chamar Petro de "assassino"
mundo

Colômbia expulsa diplomatas da Embaixada da Argentina após Milei chamar Petro de "assassino"

Newsletter