Jodarc: das linhas, tesouras e tecidos nasceu uma grande empresa

Pesquisa e empenho colocaram a Jodarc entre as empresas referência no ramo de roupas profissionais

Fábrica no distrito industrial de Caruaru - Divulgação Jodarc

Foi em 1989, em uma garagem alugada na cidade de Caruaru, no Agreste pernambucano, onde teve início a história da Jodarc, empresa líder no mercado nordestino de roupas profissionais. Inicialmente focada na confecção de moda casual feminina e moda íntima, o negócio surgiu a partir da sociedade entre a caruaruense Joana D’arc Cintra Farias Zeferino e seu sobrinho, Djalma Cintra.

Antes de iniciar esta empreitada, Joana já havia trabalhado em um supermercado e, após essa experiência, ajudou sua irmã e seu cunhado em uma confecção. Foi então que ela passou a entender mais sobre o mundo dos tecidos e das linhas e ganhou experiência para trilhar, mais tarde, sua própria trajetória no segmento. Com coragem e sem se deixar abater pelos desafios iniciais, Joana comprou as máquinas necessárias e, junto com uma única costureira, deu início ao negócio. 

Toda a dinâmica de compra dos tecidos, corte dos moldes e venda dos produtos era realizada pessoalmente por Joana. Com o sucesso das peças e aumento da demanda, a pequena empresa foi crescendo de forma orgânica, agregando novas costureiras e conquistando clientes cada vez mais fiéis, até que a produção tomou outro rumo. 

Expansão nos primeiros cinco anos

Com o olhar empreendedor aguçado, Joana D’arc, durante uma visita ao supermercado, percebeu que havia ali uma oportunidade de negócio, já que todos os funcionários de estabelecimentos comerciais usavam fardamentos personalizados. Decidiu perguntar se eles estavam precisando de fornecedor para confecção dos uniformes e conquistou seu primeiro cliente neste segmento, alçando a Jodarc a um novo patamar. 

No ano de 1994, a empresa iniciou a construção de uma sede, para expandir a sua atuação e passar a ter a sua própria instalação, desvinculando-se da garagem onde deu seus primeiros passos. Com o novo espaço, a quantidade de funcionários aumentou. Eram cerca de 15 pessoas trabalhando em um ambiente mais estruturado e com clientes maiores

Foi neste período que Luiz Zeferino, marido de Joana, entrou no negócio para ajudar na estruturação da empresa que estava em franco crescimento, ancorada pela qualidade dos serviços prestados e excelência do produto que chegava ao cliente. Em 1996, outra expansão foi necessária e a Jodarc ampliou suas instalações, adaptando-se à necessidade de produção. 

Da garagem para a fábrica

Os anos de experiência, muita pesquisa e empenho colocaram a Jodarc entre as empresas que são referência quando o assunto é confecção de roupas profissionais. Atendendo aos padrões mais exigentes em diversos segmentos, a fábrica produz para escolas, escritórios, hospitais, construção civil, supermercados, além de indústrias alimentícias, automotivas, entre outras. 

Desde 2015, a Jodarc está operando em uma nova, maior e mais moderna fábrica no distrito industrial de Caruaru, sua cidade natal. Fez também novos investimentos em maquinário, tecnologia e capacitação da mão de obra, conseguindo melhorar continuamente a qualidade de seus produtos e ultrapassando os limites do estado

Prova disso foi a sondagem que a empresa recebeu da Fiat quando a multinacional ainda estava se instalando em Pernambuco. A Jodarc passou a fornecer uniformes não só para as fábricas da Jeep Fiat Chrysler de Goiana (PE) e de Betim (MG), mas também para seus fornecedores. Essa expertise chamou a atenção de outras gigantes que entraram no portfólio de clientes atendidos pela empresa caruaruense. Atualmente, a Jodarc conta com uma capacidade de produção de 120 mil peças por mês e um quadro de 200 funcionários.

Tecnologia e presença familiar 

O surgimento da empresa em um período onde ainda não havia as ferramentas tecnológicas e acesso à internet como se tem hoje foi um dos principais desafios enfrentados pela Jodarc. Mas a busca constante por aprimoramento sempre esteve em seu DNA. Joana é presença constante em feiras e exposições do segmento para se atualizar sobre as novas tendências e maquinários disponíveis para o mercado de confecções.

Um dos grandes investimentos feitos para a melhoria dos processos internos foi em 1996, com a implantação do software Audaces, um sistema que realiza todos os encaixes dos moldes de tecido de maneira automática. Com a ferramenta, foi possível garantir mais agilidade na entrega dos pedidos e na qualidade da modelagem do produto, além de gerar um melhor aproveitamento de matéria-prima.

Outro grande diferencial da Jodarc é ser uma empresa de formação familiar. A segunda geração literalmente nasceu e cresceu entre as máquinas, tecidos e linhas. Diego, filho mais velho de Joana e Luiz Zeferino, foi o primeiro a vivenciar a rotina da confecção. Formado em Administração, é responsável pela diretoria financeira do negócio. Já Rafaella, filha mais nova do casal, formou-se em Design e ocupa o cargo de diretora industrial.

A entrada dos dois na empreitada foi natural, já que a identificação vinha do berço, mas ambos galgaram individualmente seus espaços na Jodarc, passando por todos os setores e aprendendo todos os detalhes do negócio até chegarem à ocupação atual.

Com a visão mais jovem dos dois irmãos, alinhada aos valores já estabelecidos desde a sua fundação, a fábrica segue em constante modernização, colocando o Nordeste no mapa das grandes confecções brasileiras.
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Jodarc (@jodarc.uniformes)

Compromisso socioambiental

A preocupação com a sustentabilidade e a valorização das pessoas, dentro e fora dos seus muros, são dois compromissos inquestionáveis da Jodarc.  A fábrica conta com um espaço de tratamento de água, onde todo efluente é reutilizado internamente, como em descargas e na manutenção dos jardins. Além disso, a Jodarc preza pelo descarte correto e reciclagem do lixo, e as sobras de tecidos são doados para pequenos produtores de buchas, almofadas, entre outros produtos artesanais.

O compromisso da empresa de contribuir de forma positiva para a sociedade também se traduz nas ações sociais que realiza, a exemplo das festas natalinas solidárias promovidas há mais de 25 anos por Joana. A cada fim de ano, crianças em situação de vulnerabilidade moradoras da região onde a fábrica está instalada são recebidas para um dia especial e agraciadas com a distribuição de roupas, brinquedos, lanches e apresentações culturais. A fundadora e anfitriã se orgulha de já ter recebido dentro da Jodarc gerações de famílias, compartilhando com elas um pouco do espírito e da magia do Natal.

Esforço, garra, comprometimento e ética levaram a Jodarc a receber o selo de qualidade com a classificação Ouro da Associação Brasileira do Varejo Têxtil (Abvtex). O reconhecimento demonstra o quanto a empresa preza pelo cumprimento de aspectos relacionados à responsabilidade social, relações trabalhistas e sustentabilidade dos negócios, abrangendo questões como combate ao trabalho análogo à escravidão e ao trabalho infantil.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Jodarc (@jodarc.uniformes)

E é firme em seus valores e com o orgulho latente em ter chegado tão longe que todos que fazem a Jodarc planejam o futuro, com o objetivo principal de continuar crescendo com responsabilidade, expandindo e consolidando o reconhecimento nacional conquistado às custas de muito suor, trabalho e cuidado com o próximo.



Este conteúdo, disponibilizado publicamente em parceria com a Folha de Pernambuco, foi desenvolvido com exclusividade pela equipe da Editora Inspiração para o livro Inspiração Pernambuco, com breve lançamento para 2022.

Veja também

Ave Sangria celebra Paulo Rafael em show no Teatro do Parque
Música

Ave Sangria celebra Paulo Rafael em show no Teatro do Parque

Brasil registra 16.194 novos casos de Covid-19 e 35 mortes em 24 horas
Pandemia

Brasil registra 16.194 novos casos de Covid-19 e 35 mortes em 24 horas