Moura Dubeux: excelência na construção de sonhos

Aluísio, Marcos e Gustavo Dubeux - Divulgação Moura Dubeux

Uma das maiores empresas do mercado de incorporação e construção civil do Nordeste brasileiro, a Moura Dubeux consolidou, ao longo de quase quatro décadas, uma marca forte, pautada pela solidez, excelência no atendimento e alto padrão em todas as suas entregas. Especializada em imóveis de luxo nos segmentos empresariais e de primeira e segunda residência para média e alta renda, a construtora, genuinamente pernambucana, nasceu do desejo de três irmãos de morar em um apartamento dos sonhos.

Em 1983, Aluísio, Gustavo e Marcos José Moura Dubeux eram jovens engenheiros com experiência na área, mas que atuavam em carreiras distintas. Unidos pelo objetivo em comum de desenvolver, para eles mesmos, moradias seguras e de qualidade, compraram um terreno na Zona Norte do Recife e se lançaram em um projeto arrojado e, até então, inédito: a construção de um edifício residencial de alto luxo sob regime de condomínio fechado e obra a preço de custo.

Com a adesão de um grupo de amigos, o empreendimento começou a ser construído. Desde a instalação da pedra fundamental, o objetivo dos irmãos Moura Dubeux era proporcionar uma experiência única para todos os proprietários, com o bom gosto e atenção aos detalhes que buscavam para si mesmos. A transparência nos processos também era uma preocupação dos engenheiros, que compareciam em cada reunião de condomínio para prestar contas e ouvir dos futuros moradores suas dúvidas e anseios.

O ano de 1990 marca a entrega do edifício, batizado de Morada Apipucos, o primeiro e já bem sucedido empreendimento com o selo Moura Dubeux. Com um apartamento por andar, 18 pavimentos e 530m² de área útil por unidade, o prédio contava com recursos bastante inovadores para a época, a exemplo do gerador de energia integral e área de lazer completa, e já mostrava o alto valor agregado que seria exibido futuramente pela construtora em sua trajetória de trabalho.
 
Padrão Moura Dubeux


Morada Apipucos, o primeiro e já bem sucedido empreendimento com o selo Moura Dubeux

Com o ânimo elevado e a confiança necessária para impulsionar o negócio, os irmãos Aluísio, Gustavo e Marcos José logo partiram para o desenvolvimento de novos projetos, lançados ainda no início da década de 1990. Os primeiros empreendimentos localizados na orla de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, repetiram o mesmo sucesso do Morada Apipucos, graças à qualidade já atestada e ao excelente custo-benefício.


Beach Class Eco Life
 
Os anos seguintes foram de consolidação no mercado de obras de luxo e estudo para diversificação do portfólio, visando diferentes tamanhos e formatos. Em 1999, a construtora inicia sua atuação no segmento de segunda residência, com o lançamento da linha Beach Class - hotéis e flats com serviços agregados, unidades menores e ticket mais baixo, voltados para estrangeiros e consumidores de perfil mais jovem com médio ou alto padrão. 

Foi com esse braço que o grupo conseguiu atingir um público mais amplo, mas sem deixar de lado o “padrão Moura Dubeux”, com a já reconhecida elegância e cuidado com os detalhes. Seguindo a rota da expansão, em 2006 a construtora criou a VIVEX, marca voltada para o desenvolvimento de imóveis de médio padrão.

Excelência que ultrapassa fronteiras


Mansão Bahiano de Tênis

Com a solidez adquirida localmente, em 2007 a Moura Dubeux deu início ao seu plano de expansão para o Nordeste. Buscando novas oportunidades, a empresa começou a atuar estrategicamente em estados próximos a Pernambuco - Rio Grande do Norte e Ceará ao norte, Alagoas e Bahia ao sul. Mais tarde, chegaria também na Paraíba e em Sergipe, consolidando um quadro formado por mais de três mil funcionários. Em todas as praças, a entrega é sempre a mesma: um produto diferenciado, de altíssimo nível e que transforma para melhor o entorno de onde está inserido, levando infraestrutura, segurança e qualidade de vida. 
 
Em quase quatro décadas de existência, a construtora já desenvolveu mais de 220 projetos, construiu mais de 3,5 milhões de m² e entregou mais de 20 mil unidades. São milhares de pessoas que conseguiram realizar o sonho de ter um Moura Dubeux para chamar de seu. Tal identificação com a marca, edificada não só através dos diferenciais que já estão solidificados na mente dos consumidores, mas também pelas boas práticas de gestão e exímio planejamento executado, principalmente, nos processos internos, já renderam para a empresa o destaque em diversos prêmios e certificações.


Piscina Mansão Bahiano de Tênis

Por tudo o que construiu e pelo que ainda vem realizando, a Moura Dubeux foi eleita, em 2021, a 15ª melhor incorporadora do Ranking da Engenharia Brasileira, sendo a única nordestina nas 50 primeiras posições.
 
Abertura de capital inaugura nova fase


Lançamento da oferta pública inicial de ações (IPO) na B3 S.A. (B3SA3)

Ao longo de toda a sua trajetória, a Moura Dubeux sempre trabalhou com um forte plano de investimentos visando expandir cada vez mais a sua participação no mercado, ancorando suas operações em três pilares principais: construções por meio de engenharia eficiente e com controle, busca pelo melhor produto e vendas através de equipes próprias e plataformas digitais. Além disso, executou um plano de qualificação de mão de obra e de melhoramento de processos, criando um programa de atração de executivos e valorização das pratas da casa, para que a empresa pudesse ter um quadro motivado e profissionalizado. 

Tudo isso elevou a Moura Dubeux a um novo patamar, consolidado em 2020 com a sua oferta pública inicial de ações (IPO) na B3 S.A. (B3SA3), líder global do setor de bolsas de valores, e o início da negociação de suas ações no segmento Novo Mercado com o ticker MDNE3. Com o IPO, a companhia tornou-se a primeira incorporadora com atuação regional a ter ações negociadas na B3.

A abertura de capital, além de mostrar a força dos segmentos de incorporação e construção civil no mercado, validou nacional e internacionalmente as boas práticas realizadas em toda a estrutura da Moura Dubeux, certificando o compromisso com o mais alto nível de governança e de responsabilidade com o seu capital, com a transparência perante investidores e clientes e, principalmente, com a saúde do negócio.

Excelência na gestão ambiental

Para que fosse possível chegar até onde chegou, a Moura Dubeux sempre teve a sustentabilidade como um dos seus principais pilares de controle e cuidado. Prova disso é que a construtora foi a primeira em Pernambuco a receber o certificado internacional de qualidade ISO 9.001 em construção e desenvolvimento imobiliário. Também foi pioneira no estado no recebimento do atestado AQUA-HQE™, uma certificação internacional da construção de alta qualidade ambiental. Além disso, possui um sistema de gestão integrada com os certificados internacionais de saúde e segurança (OHSAS 18.001) e meio ambiente (ISO 14.001).

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Moura Dubeux (@mouradubeux_oficial)

Procedimento internos para gestão de resíduos, visando minimizar o impacto gerado pelas suas atividades no ecossistema, além de favorecer a organização e a limpeza da obra e controlar o desperdício; adoção de mecanismos de controle dos indicadores de consumo de água e energia nas construções; e controle da procedência e certificação da madeira que utiliza, por meio do Documento de Origem Florestal, estão entre as diversas ações realizadas pela Moura Dubeux, que segue em constante processo de aprimoramento de seus mecanismos de sustentabilidade para que possa atingir um patamar de excelência na gestão ambiental.

E é firme em seu compromisso de se tornar cada vez mais nordestina, honrando as raízes que a fizeram forte, que a Moura Dubeux foca no futuro, planejando a sua consolidação na região e fortalecimento da marca Brasil afora, alicerçados pela alta experiência, sólida reputação e visão empreendedora de três irmãos que sempre tiveram como propósito de vida a construção de sonhos.

 

Este conteúdo, disponibilizado publicamente em parceria com a Folha de Pernambuco, foi desenvolvido com exclusividade pela equipe da Editora Inspiração para o livro Inspiração Pernambuco, com breve lançamento para 2022.

Veja também

Arrecadação sobe 6,6% em janeiro, bate recorde e ajuda governo a evitar bloqueios no Orçamento
Receita Federal

Arrecadação sobe 6,6% em janeiro, bate recorde e ajuda governo a evitar bloqueios no Orçamento

Saúde pública: UPAE em Carpina agora oferece atendimentos em ginecologia e exames de endoscopia
SAÚDE

Saúde pública: UPAE em Carpina agora oferece atendimentos em ginecologia e exames de endoscopia