NX Boats: empreendedorismo que navega de vento em popa

Jonas e Elizabeth Moura - Foto Classe A Agency

A paixão de Jonas Moura por barcos, desde criança, o levou ainda jovem ao desejo de se tornar um grande empresário do mercado náutico brasileiro. Aos 16 anos, quando tirou a habilitação para navegar e ganhou de presente do pai a sua primeira embarcação, uma pequena jangada de 16 pés, este sonho começou a tomar forma. A partir de então, o jovem apaixonado pela navegação foi adicionando novos modelos à sua coleção, dando o primeiro passo para o que mais tarde se transformaria na NX Boats, um negócio de sucesso que navegaria de vento em popa.

O pontapé inicial da empreitada aconteceu em 2008, quando Jonas, que até então atuava como advogado tributarista em um renomado escritório do qual era sócio, resolveu importar algumas unidades – para ele e outros amigos - de um jet ski recém-lançado no exterior, já que, devido a sua profissão, tinha afinidade com o processo de tributação. Assim surgia, por acaso, uma nova fase em sua vida como empreendedor bem sucedido.

Na época, as importadoras de jet ski eram escassas no Nordeste, concentrando-se, em sua maioria, no Sudeste do país. Então, a importação para uso próprio gerou outras demandas de pessoas próximas de Jonas que também se interessaram pelo veículo aquático, reforçando a ideia de que seria possível se tornar um empresário do segmento que tanto amava.


Jonas Moura abordo do Nx 400 - Foto Classe A Agency-4377

Um ano depois, a empresa já era a maior importadora de jet ski do Brasil, vendendo, em média, 130 unidades por mês. Logo Jonas começou também a revender lanchas, representando marcas nacionais e importadas desses dois produtos de luxo. Mas a sua inquietação em oferecer o que havia de melhor no mercado para os seus clientes o levou a dar um outro grande passo. 

Foi durante um jantar com seus familiares que ele decidiu convidar a mãe, a empresária Elizabeth Moura, para entrar como sócia na criação de um estaleiro. O desafio foi aceito e mais uma etapa foi vencida. Unindo a paixão por barcos, a visão das oportunidades de negócios no segmento náutico e a família, nascia a NX Boats.

Inovação para se destacar  no mercado

A ideia era não ser apenas mais uma fábrica de barcos. Jonas e Elizabeth queriam produzir máquinas impactantes e que acompanhassem a evolução do mercado náutico mundial. Mas o início foi repleto de desafios. Em 2014, a indústria começou a operar do zero e os sócios ainda não tinham muita experiência na área de engenharia naval. 

A produção começou pequena, eram apenas 14 funcionários e o segmento ainda impunha barreiras para uma empresa genuinamente nordestina. No entanto, essas barreiras foram sendo derrubadas com muito estudo e parcerias de sucesso que culminaram com a finalização dos primeiros produtos com o selo NX Boats. A qualidade e inovação presentes nos barcos fizeram o estaleiro se destacar.

Sala Vip   Foto Classe A Agency 4316 (1)
Sala Vip - Foto Classe A Agency

Prova disse que é, ainda em seu segundo ano de existência, em 2016, a empresa participou do São Paulo Boat Show, maior feira náutica do país, competindo em pé de igualdade com outros grandes players do segmento. Este foi um marco histórico para Jonas e Elizabeth, que ainda preparavam novos e grandes saltos para o futuro. 

Referência nacional


Elizabeth e Jonas Moura (Área de Produção NxBoats) - Foto Classe A Agency

Com um ritmo de crescimento acelerado desde a sua fundação, a NX Boats possui hoje uma das maiores produções do Brasil e já ultrapassou a marca de mil barcos entregues ao mercado, número até então inédito entre os estaleiros brasileiros. São mais de 400 funcionários dedicados à fabricação de embarcações de 25 até 40 pés que seguem, desde a primeira peça, todas as  normas e certificações nacionais e internacionais, seguindo um elevado padrão de construção e de segurança. 


Piscina de Testes da NxBoats - Foto Classe A Agency

Com sede em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, a NX Boats possui uma área própria de 30 mil metros quadrados, sendo o único estaleiro do Nordeste e um dos poucos no Brasil a possuir uma piscina dentro das suas instalações para testar as máquinas com maior precisão.


Área de produção da NxBoats - Foto Classe A Agency

Na fábrica, os processos e setores são bem definidos e estruturados para otimizar a montagem das lanchas, que têm seus cascos moldados no próprio local e contém uma mistura de fibra de vidro, resina e Divinycell, uma espuma que substitui a madeira, garantindo mais leveza, sem perder em resistência.

O cuidado com o produto que chega ao consumidor final é, de fato, o principal motivo da excelente aceitação das embarcações NX Boats. Desde a primeira máquina finalizada, quatro pilares principais foram definidos e seguidos pela empresa, fato que a consolidou, em pouco tempo, a marca pernambucana no exigente mercado náutico brasileiro.

 
Nx 400 - Foto Nx Boats

São eles: design inovador – os barcos com o selo NX Boats chamam a atenção onde quer que estejam; acabamento premium e sofisticação; inovação, para surpreender sempre os clientes com algo diferente; e o principal que é a navegabilidade, pois não adianta nenhum dos outros pontos sem ter esse. O renomado engenheiro naval argentino Ricardo Rinaldi é quem assina todos os projetos da empresa desde a sua fundação.

Design que conquistou o mundo 

Além do sucesso em seu país de origem, onde conta com 17 revendas e presença em 18 estados, o estaleiro pernambucano cruzou fronteiras e oceanos, exportando para mais de dez países. Os barcos NX Boats já navegam pelas águas dos Estados Unidos, Turquia, Itália, Espanha, Suíça, Alemanha, Paraguai, Chile, entre outros. A exportação representa 25% do faturamento da empresa. 

No Brasil, o maior mercado de vendas da NX Boats está concentrado nas regiões Sul e Sudeste, liderado pelos estados de São Paulo e Paraná. E o Nordeste corresponde a 20% das vendas, com Pernambuco concentrando 8% desse percentual. Mas Jonas e Elizabeth Moura ainda vislumbram um enorme mercado para conquistar.

A ampliação da presença no Brasil e no exterior está nos planos da NX Boats para o futuro, além do aumento da linha de produção com lançamento de novos modelos e entrada no mercado de embarcações de maior porte, como os da categoria Yachts, atingindo um público ainda mais sofisticado. 

São planos ousados, mas muito bem estabelecidos por uma equipe comprometida em colocar uma empresa jovem e genuinamente pernambucana no topo de um dos mercados mais luxuosos do mundo, oferecendo para os brasileiros embarcações exclusivas, com qualidade, conforto, esportividade e DNA verde e amarelo.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by NX BOATS (@nxboats)

 

 

Este conteúdo, disponibilizado publicamente em parceria com a Folha de Pernambuco, foi desenvolvido com exclusividade pela equipe da Editora Inspiração para o livro Inspiração Pernambuco, com breve lançamento para 2022.

Veja também

Tio de Kate Middleton é confirmado para Big Brother britânico
reino unido

Tio de Kate Middleton é confirmado para Big Brother britânico

Mostra fotográfica no Cisam aborda o parto humanizado
DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Mostra fotográfica no Cisam aborda o parto humanizado