Por meio da FIEPE, Pernambuco é a porta de entrada para os negócios internacionais

Divulgação FIEPE

Pernambuco tem quase 15 mil indústrias em seu território e, dessas, apenas 146 fazem exportação direta para o mercado internacional. Sabendo da importância de ter um produto local no exterior e de ampliar essa presença em terras estrangeiras, o Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) é responsável por fazer essa ponte entre os continentes beneficiando os produtos pernambucanos. 

São inúmeras ações, entre elas estão a realização da promoção de negócios em eventos no Brasil e no exterior, por meio de missões empresariais; encontros de negócios; participação em feiras internacionais e recepção de delegações/comitivas estrangeiras.

Mas não é só de exportação que vive o mercado interno. Por isso, o CIN está focado em atender todas as empresas que tenham intenção de se internacionalizar, seja por meio da própria exportação, da importação de máquinas e matérias-primas ou da atração de investimentos, especialmente para as indústrias associadas à FIEPE

Portanto, a empresa que deseja aumentar sua capilaridade no mercado externo pode – e deve – adquirir serviços de inteligência comercial, fazer emissão de certificados de origem digital e realizar capacitações na sua equipe. A estratégia do CIN de oferecer um leque de serviços vem dando certo. É tanto que a balança comercial do Estado vem dando reflexos desse bom desempenho. 

Dados do Ministério da Economia, compilados pela FIEPE, apontam um crescimento de 52% nas importações pernambucanas em 2021, na comparação com 2020, enquanto que as exportações se elevaram 34% no mesmo período. Com intuito de ampliar ainda mais essa participação, o Centro atua também em rede, junto a outros Centros vinculados à Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Além disso, ele está sempre em sintonia com as políticas do Plano Nacional de Cultura Exportadora e tem apoiado diversos parceiros, como SEBRAE, SENAC e ApexBrasil. Para este ano, projeta-se ações na Fruit Amazon Business Meeting Brazil Edition, que será em Belém, no Pará; na missão empresarial Summer Fancy Food, que será em Nova Iorque, nos EUA; e no Festival Internacional do Cacau e Chocolate, em Ilhéus, na Bahia.

 

 

Este conteúdo, disponibilizado publicamente em parceria com a Folha de Pernambuco, foi desenvolvido com exclusividade pela equipe da Editora Inspiração para o livro Inspiração Pernambuco, com breve lançamento para 2022.

Veja também

Claudinei lamenta "resultado inimaginável", e diz que Sport mostrou evolução contra Ituano
Sport

Claudinei lamenta "resultado inimaginável", e diz que Sport mostrou evolução contra Ituano

Rússia quer conectar usina de Zaporizhzhia à Crimeia, diz operador ucraniano
Guerra

Rússia quer conectar usina de Zaporizhzhia à Crimeia, diz operador ucraniano