Por meio da FIEPE, Pernambuco é a porta de entrada para os negócios internacionais

Divulgação FIEPE

Pernambuco tem quase 15 mil indústrias em seu território e, dessas, apenas 146 fazem exportação direta para o mercado internacional. Sabendo da importância de ter um produto local no exterior e de ampliar essa presença em terras estrangeiras, o Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) é responsável por fazer essa ponte entre os continentes beneficiando os produtos pernambucanos. 

São inúmeras ações, entre elas estão a realização da promoção de negócios em eventos no Brasil e no exterior, por meio de missões empresariais; encontros de negócios; participação em feiras internacionais e recepção de delegações/comitivas estrangeiras.

Mas não é só de exportação que vive o mercado interno. Por isso, o CIN está focado em atender todas as empresas que tenham intenção de se internacionalizar, seja por meio da própria exportação, da importação de máquinas e matérias-primas ou da atração de investimentos, especialmente para as indústrias associadas à FIEPE

Portanto, a empresa que deseja aumentar sua capilaridade no mercado externo pode – e deve – adquirir serviços de inteligência comercial, fazer emissão de certificados de origem digital e realizar capacitações na sua equipe. A estratégia do CIN de oferecer um leque de serviços vem dando certo. É tanto que a balança comercial do Estado vem dando reflexos desse bom desempenho. 

Dados do Ministério da Economia, compilados pela FIEPE, apontam um crescimento de 52% nas importações pernambucanas em 2021, na comparação com 2020, enquanto que as exportações se elevaram 34% no mesmo período. Com intuito de ampliar ainda mais essa participação, o Centro atua também em rede, junto a outros Centros vinculados à Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Além disso, ele está sempre em sintonia com as políticas do Plano Nacional de Cultura Exportadora e tem apoiado diversos parceiros, como SEBRAE, SENAC e ApexBrasil. Para este ano, projeta-se ações na Fruit Amazon Business Meeting Brazil Edition, que será em Belém, no Pará; na missão empresarial Summer Fancy Food, que será em Nova Iorque, nos EUA; e no Festival Internacional do Cacau e Chocolate, em Ilhéus, na Bahia.

 

 

Este conteúdo, disponibilizado publicamente em parceria com a Folha de Pernambuco, foi desenvolvido com exclusividade pela equipe da Editora Inspiração para o livro Inspiração Pernambuco, com breve lançamento para 2022.

Veja também

Macron chega ao Planalto para último dia de agenda no Brasil
brasil

Macron chega ao Planalto para último dia de agenda no Brasil

Amazon planeja US$ 150 bi em investimentos para se preparar para explosão de demanda por IA
TECNOLOGIA

Amazon planeja US$ 150 bi em investimentos para se preparar para explosão de demanda por IA

Newsletter