RioMar Recife: Localização estratégica para maior praticidade nas compras e no lazer

O RioMar Recife destaca-se pela grandiosidade de sua estrutura - Divulgação Rio Mar Recife

O RioMar está localizado estrategicamente entre as zonas norte e sul da cidade do Recife. Inaugurado em outubro de 2012, possui mais de 400 operações e destaca-se pelo robusto mix de lojas e complexo de lazer. Com design inovador e sustentável, é um equipamento que tem conceito de cidade, apresenta um fluxo médio de 1,8 milhão de visitantes/mês e há 7.500 pessoas que nele trabalham – comunidades de clientes, lojistas e funcionários que consomem produtos, serviços e conteúdo de sua marca.

O RioMar chama atenção pelo seu projeto inovador, arrojado e com design sustentável, integrando-se ao ambiente em que está inserido. Tudo para proporcionar ao público a oportunidade de desfrutar de um equipamento completo, de alta qualidade e de uma prazerosa e diferenciada experiência de consumo.

shopping rio mar sustentavel design
O RioMar chama atenção pelo seu projeto inovador, arrojado e com design sustentável

Para todos os estilos
Muito mais do que beleza e conforto, o RioMar destaca-se pela grandiosidade de sua estrutura. O Shopping conta com 103 mil m² de área de lojas em um total de 295 mil m² de área construída. O estacionamento possui 6.200 vagas, sendo 70% cobertas e duas unidades do Valet Parking.

A arquitetura é sofisticada e possui corredores amplos, de fácil circulação e com iluminação natural do dia. O mall tem um mix bem democrático, contando com mais de 400 operações, incluindo grandes marcas nacionais e internacionais, dos mais diversos segmentos, como: moda e acessórios, beleza e bem-estar, decoração e utilidade para o lar, tecnologia, gastronomia, serviços dentre outros.

mall pessoal varanda
O mall tem um mix bem democrático com mais de 400 operações nacionais e internacionais

A parte de gastronomia merece uma atenção especial. São mais de 70 operações de alimentação, envolvendo fast foods, cafeterias e diversos restaurantes, com destaque para o Espaço Gourmet e o Boulevard de Restaurantes. O primeiro grupo de restaurantes está distribuído entre os pisos térreo e L1 e, pela posição estratégica, próximo à entrada central, permitem operar em horário distinto ao do centro comercial. O segundo espaço foi batizado de Boulevard de Restaurantes, localizado no L3, onde estão unidades com serviço de atendimento diferenciado e onde é possível almoçar ou jantar sem estar em meio ao costumeiro movimento de uma praça de alimentação de shopping.

Destaca-se também pelo mix de operações em serviço: são mais de 40 operações, envolvendo clínicas de saúde, clínicas de estética, academia, serviços de reparos, serviços de beleza e estética, serviços de utilidade pública, a exemplo do Expresso Cidadão, dentre outras importantes operações.

Alicerçados pela hospitalidade, presente desde sua inauguração, o RioMar promove eventos autorais, para todos os perfis e estilos de público. Possui calendário próprio de ações, sem sazonalidades, não restrito às datas de varejo. Posiciona-se com Centro de Entretenimento, Convivência e Conteúdo, além de Centro de Compras, tendo a experiência do cliente como principal conexão com sua marca. Além desses serviços o mall se destaca por ser um ambiente Pet Friendly, ou seja, amigo dos animais de estimação, onde eles são bem-vindos e tratados com o respeito que merecem.

O RioMar como Centro de Entretenimento destaca-se pelo oferecimento completo de lazer, contendo:12 salas de cinema, incluindo duas Prime, sala com tecnologia XD e duas salas com tecnologia DBOX, o Teatro RioMar com capacidade para 700 lugares, parque de diversões eletrônicas e boliche, além das centenas de eventos realizados ao longo do ano pelo empreendimento.

No Instituto JCPM de Compromisso Social, anexo ao RioMar, jovens do entorno do empreendimento são qualificados e capacitados para o mercado de trabalho. Só no mall mais de três mil alunos do Instituto foram contratados dentro do programa de empregabilidade. 

Pioneirismo em vendas por plataforma online
Para ampliar a experiência do cliente, o RioMar Recife lançou em 2019, de forma visionária, sua plataforma digital de vendas, RioMar Online, que, na época, foi pioneira na Região Nordeste. As entregas são feitas até uma distância determinada de 10km a 30km do mall, com entrega expressa em até duas horas.

Conveniência no recebimento do produto pelo RioMar Online em diversas modalidades: delivery (onde o cliente estiver), Drive Thru e Locker, esses dois últimos localizados no estacionamento térreo coberto do RioMar. Há também opções de coleta dentro do shopping, como usando as opções "Retire Aqui", na entrada principal, ou "Retire na loja" (local onde a compra foi feita online).

O universo omnicanal permite ao consumidor comprar pela internet para ganhar tempo e ir até o local fazer a retirada, gerando fluxo. São disponibilizadas novas ferramentas e soluções para que as lojas também possam vender online, como o Shopping Omni, plataforma proprietária do Grupo JCPM, que permite a gestão das lojas em vários canais digitais, e a Central de Entregas, que cuida de toda a operação logística da porta da loja até a casa do cliente. Uma experiência de compra mais fluida, integrada e completa.

Toda atenção à sustentabilidade
O compromisso socioambiental está presente na essência do projeto do RioMar Recife, que possui 40.000m² de área verde implantada com espécies da Mata Atlântica e uma gestão pautada pelas melhores práticas ambientais e operacionais. 

A estrutura possui um Sistema Integrado de Automação e Segurança para controle e supervisão dos sistemas de ar-condicionado, iluminação, combate a incêndio e segurança predial. Os níveis internos de CO2 são monitorados para que o ar seja renovado de acordo com o número de pessoas presentes no mall.


Localizado estrategicamente entre as zonas norte e sul da cidade do Recife

A produção e o consumo da refrigeração é feito são feitos sob três patamares de temperatura, de acordo com a necessidade, resultando em economia de energia elétrica na ordem de 19%. É feito, ainda, o armazenamento da energia frigorífica sob dois patamares de temperatura, evitando horários nos quais as tarifas aplicadas são mais altas. 

Uma outra iniciativa adotada e importante na redução do consumo de energia é o Piso Frio, uma tecnologia inédita em shoppings no Brasil. No contrapiso de todo o mall da Área de Conveniência do RioMar Recife, foram embutidos recursos tecnológicos, tais como vigas frias e piso radiante com tubos condutores de água de resfriamento. Ao invés de emanar o calor proveniente do contato dos pés como o solo, o chão cria uma sensação de frio confortável aos que circulam no local.

A arquitetura também permite ganhos. O teto de domos de vidro possui tratamento especial, permitindo controle dos raios infravermelho e ultravioleta, diminuindo o que diminui a irradiação de calor para dentro do ambiente. Esse tipo de tecnologia propicia, ainda, uma redução de custos de energia, em comparação a um sistema convencional, em até 70% nos horários entre 10h e 17h.

No RioMar Recife também é realizado o sistema de captação da água da chuva na cobertura do edifício e do sistema de climatização, por meio de armazenamento e filtração, sendo, em seguida, utilizada nos jardins, bacias sanitárias e torres de resfriamento. Nos banheiros, a descarga a vácuo possibilita a redução média de 80% no consumo de água, comparado com o sistema convencional, representando o que representa uma economia de mais de seis milhões de litros.

É claro que um Shopping com atitudes e tecnologias tão sustentáveis não iria deixar de dar atenção especial aos resíduos gerados pela operação. A triagem e prensagem dos recicláveis ocorrem na Central de Resíduos, localizada no piso térreo do centro de compras, cujo material reciclável é entregue de forma gratuita para cooperativas de catadores do Recife, beneficiando diretamente cerca de 28 famílias.

O conjunto de iniciativas modernas e mais conectadas com as demandas atuais, com consciência sobre o consumo de recursos naturais, demandaram investimentos 15% superiores a uma edificação do mesmo porte usando sistemas construtivos e operacionais mais tradicionais e sem os mesmos ganhos em relação ao consumo. Inaugurado em 2012, após dois anos de obras, o RioMar Recife está entre os maiores empreendimentos em área de loja do País e é reconhecidamente o primeiro shopping da América Latina a receber a Certificação de Construção Sustentável – AQUA (Alta Qualidade Ambiental) –, no processo de Construção Nova. Essa certificação, concedida pela Fundação Vanzolini e chancelada internacionalmente, atesta o compromisso do empreendimento com o meio ambiente, o conforto e a saúde dos trabalhadores e visitantes do local, comprovados por meio de auditorias independentes.

 

Este conteúdo, disponibilizado publicamente em parceria com a Folha de Pernambuco, foi desenvolvido com exclusividade pela equipe da Editora Inspiração para o livro Inspiração Pernambuco, com breve lançamento para 2022.

Veja também

Macron chega ao Planalto para último dia de agenda no Brasil
brasil

Macron chega ao Planalto para último dia de agenda no Brasil

Amazon planeja US$ 150 bi em investimentos para se preparar para explosão de demanda por IA
TECNOLOGIA

Amazon planeja US$ 150 bi em investimentos para se preparar para explosão de demanda por IA

Newsletter