Singular Saúde: experiência no cuidado com o pernambucano

Guilherme Viana e o sócio-fundador Marcelo Fonseca - Divulgação Singular Laboratório

A Singular, empresa pernambucana que há mais de 15 anos presta serviços na área de saúde como em policlínicas de diagnósticos, laboratório de análises clínicas, cessão de mão de obra para segurança do trabalho e qualidade de vida, já nasceu com um propósito notável: ser o maior grupo de medicina ocupacional do estado. Foi com essa visão audaciosa e forte senso de oportunidade que, em 2006, quatro profissionais experientes e já reconhecidos em suas áreas juntaram as suas potencialidades para oferecer um dos mais completos serviços clínicos e diagnósticos do mercado.

A ideia partiu de Marcelo Fonseca, que já atuava no segmento de indústria de gases medicinais, mas tinha a vontade latente de abrir o próprio negócio. A oportunidade surgiu com a demanda de um contrato de terceirização de mão de obra de profissionais da saúde para atender os empregados de uma grande fábrica de bebidas instalada em Pernambuco. Três outros sócios se juntaram à empreitada, dando início à Singular. 


sócio-fundador Marcelo Fonseca

Em paralelo aos atendimentos dentro da fábrica, a empresa abriu sua primeira clínica localizada no bairro de Boa Viagem, no Recife, ofertando atendimentos e exames laboratoriais e de imagem para os colaboradores dos seus clientes. Em 2008, houve uma recomposição societária no grupo, marcando a chegada do empresário Guilherme Viana, com larga experiência no segmento de saúde, para dividir o comando da Singular com o sócio-fundador Marcelo Fonseca.


Guilherme Viana

Forte senso de oportunidade

A mudança foi impulsionada pelo aquecimento do mercado com a construção do Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros, mais conhecido como Porto de Suape, e instalação de grandes indústrias nos municípios pernambucanos de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho. A ideia dos sócios era abrir uma nova unidade da Singular para atender ao grande volume de demandas em saúde ocupacional que seria gerado na região.

A expansão resultou na inauguração, no Cabo de Santo Agostinho, de uma policlínica com 23 salas, divididas entre consultórios e salas de procedimento. A partir de então, o crescimento da Singular se deu de forma orgânica, chegando a mais de 380 atendimentos diários, em oito horas de trabalho apenas nesta unidade

Diante dos bons resultados, ancorados principalmente na qualidade e compromisso com os serviços prestados, os sócios perceberam a necessidade de abrir um laboratório no Cabo de Santo Agostinho para atender as requisições que a própria Singular gerava. Logo, o espaço passou a atender não só a empresa, como também outros hospitais e postos de saúde instalados na região.

Visão para superar desafios

A meta inicial de se tornar o maior grupo de medicina ocupacional de Pernambuco estava encaminhada, mas em meio ao boom de Suape, outras empresas de fora também enxergaram a mesma oportunidade e se instalaram na região. O desafio da Singular foi se destacar diante desses players estrangeiros, entregando um serviço de qualidade e valorizando a mão de obra local. 

Ao mesmo tempo, era urgente pensar no futuro, pois chegaria o tempo em que a grande demanda gerada pela construção das indústrias no entorno do porto iria diminuir. Assim, a Singular foi em busca de se consolidar entre as empresas que iriam de fato permanecer no estado, largar na frente e passar a atendê-las, contando com a força das suas raízes regionais para se destacar. 

Foram anos de crescimento até 2016, quando os sócios, mais uma vez, atentaram para uma nova oportunidade no mercado: a lacuna que havia em alguns hospitais do estado para serviços laboratoriais. Com a experiência e qualidade adquirida em análises clínicas a partir do laboratório instalado no Cabo, os sócios resolveram fazer um novo investimento e montar um C.T.O (Centro Técnico Operacional).

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Laboratório Singular (@laboratorio_singular)

Com o espaço, montado com o que havia de mais moderno em equipamentos para análises clínicas, a Singular passou a atuar fortemente dentro de hospitais e postos privados, hospitais públicos, bancos de sangue, clínicas renais, dentre outros, alcançando um novo patamar.

Um novo conceito em saúde

Prestando serviços que compreendem desde os requisitos mínimos exigidos pelo Ministério da Saúde e conselhos de saúde fiscalizadores até ações voltadas à promoção da qualidade de vida e bem-estar dos funcionários de suas empresas clientes, a Singular conta atualmente com mais de 30 postos de atendimentos em hospitais, clínicas e postos eletivos.

O Centro Técnico Operacional, chamado também de “usina”, onde são processados todos os exames realizados na rede, funciona 24h por dia, 365 dias no ano, no bairro do Derby, área central do Recife. Este super funcionamento permite a agilidade necessária na entrega dos resultados e suporte aos diagnósticos de pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva e Emergências. Além disso, uma unidade da Singular instalada em Suape também integra o grupo.

A empresa conta com um quadro de mais de 300 funcionários, atendendo uma média de 1.500 pacientes todos os dias. São mais de 15 mil exames realizados nas áreas de hematologia, bioquímica, hormônios, imunologia, parasitologia, uroanálise, microbiologia e genética, realizados por diversas metodologias. Todos com a garantia de excelência emitida pela auditoria externa do PNCQ (Programa Nacional de Controle de Qualidade) e SBAC (Sociedade Brasileira de Análises Clínicas).

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Laboratório Singular (@laboratorio_singular)

Em constante atualização para oferecer a mais alta tecnologia para todos os seus pacientes, o parque tecnológico da Singular passa por renovações a cada dois anos. A rede possui os mais modernos equipamentos de hematologia encontrados no estado, com capacidade para gerar 47 parâmetros diferentes na análise sanguínea, proporcionando mais assertividade nos resultados. 

O compromisso da Singular com os seus conterrâneos vai muito além dos seus muros. A responsabilidade socioambiental é uma das marcas do grupo, que conta com uma política rígida de segurança com seus resíduos biológicos e químicos, para que não contaminem o meio ambiente ou causem danos à saúde pública. Através das parcerias com empresas sérias que fazem a coleta e transporte, todo o material é descartado e incinerado de forma adequada, para quem não represente riscos para a população.

A preocupação com os pernambucanos mais vulneráveis também está presente no dia a dia da Singular, que oferece diariamente exames gratuitos para pessoas de baixa renda, encaminhadas por hospitais públicos e instituições parceiras. Além disso, cientes de que o bem-estar do corpo e da mente depende também do acesso a uma alimentação digna, a empresa participa constantemente de ações para doação de comida para quem mais precisa.

E é com esse forte senso de responsabilidade para com aqueles que fazem o seu estado natal e ciente do seu papel inestimável para a manutenção da saúde pública local que a Singular olha para o futuro, firme em sua missão de se consolidar como o maior laboratório do estado, tendo como diferencial o seu DNA totalmente pernambucano.

Este conteúdo, disponibilizado publicamente em parceria com a Folha de Pernambuco, foi desenvolvido com exclusividade pela equipe da Editora Inspiração para o livro Inspiração Pernambuco, com breve lançamento para 2022.

Veja também

Jeff Bezos desbanca Elon Musk como o maior bilionário do mundo
TECNOLOGIA

Jeff Bezos desbanca Elon Musk como o maior bilionário do mundo

TJPE disponibiliza 50 vagas para casamento coletivo no Recife; saiba como participar
Recife

TJPE disponibiliza 50 vagas para casamento coletivo no Recife; saiba como participar