Copergás

A Companhia Pernambucana de Gás é um verdadeiro patrimônio do estado.

Felipe Valença - Diretor Presidente da Copergás - Crédito_ Dante Moraes

Fundada em 1992, é responsável pela distribuição, canalização e odorização de gás e atende os mercados industrial, residencial, comercial, veicular e de cogeração de energia, além da Refinaria Abreu e Lima. 
Vinculada à Secretaria de Desenvolvimento de Pernambuco, a Copergás está presente em 29 municípios de Pernambuco, do litoral ao sertão. Sua abrangência se traduz no atendimento a mais de 134 indústrias, cerca de 78 mil residências, mais de mil unidades comerciais e 100 mil veículos, além de 110 postos de combustível. 

Economia e sustentabilidade
Empresa de economia mista com capital fechado, a Copergás tem como sócios o Estado de Pernambuco, a Commit Gás e a Mitsui Gás e Energia do Brasil. Entre suas missões está a expansão da interiorização do gás natural, que tem como vantagens ser fonte de energia limpa, proporcionar maior segurança, reduzir áreas de armazenamento e garantir maior eficiência, tarifa competitiva e redução de custos de produção.
O gás natural também é fundamental na transição energética para um menor impacto no meio ambiente, agenda mundial que norteia as ações da companhia. Guiada por esse objetivo, a Copergás concluiu, em 2016, o gasoduto Recife-Belo Jardim; expandiu as obras em Caruaru, em 2021-2022; e inaugurou os projetos de Rede Local em Petrolina, no Sertão do São Francisco, em outubro de 2021, e em Garanhuns, no Agreste Meridional, em abril de 2022, estes dois últimos atendidos por Gás Natural Liquefeito (GNL). 
Esse modelo de expansão é pioneiro no Brasil e executado em parceria com um supridor de GNL que transporta o gás natural na forma líquida a baixíssima temperatura em caminhões-tanques refrigerados para os municípios atendidos pela empresa. Lá, o GNL é regaseificado e transferido do supridor para a Copergás, que odoriza o gás — processo importante para a identificação de possíveis vazamentos — e o distribui para os clientes por meio de uma rede local de gasodutos. 
A estratégia de longo prazo da Copergás, para o período 2023-2028, prevê investimentos de R$ 600 milhões, com foco nos projetos de ampliação das redes de dutos de 1.107 para 1.851 quilômetros, chegando a 37 municípios. 
Para garantir que seja possível para indústrias, estabelecimentos comerciais e pessoas físicas adquirirem uma energia mais barata, limpa e segura, a Copergás também conta com uma das tarifas mais competitivas do Brasil. Isso se traduz em uma economia de mais de 30% em comparação ao gás de cozinha convencional e a combustíveis como gasolina e diesel. Ou seja, ganha o consumidor e ganha o meio ambiente.
Além do gás natural, a Copergás também estuda a implantação do biometano em sua rede, um combustível natural obtido de recursos orgânicos que produz energia com zero aumento de carbono na natureza. 

Copergás_ 31 anos de dedicação ao povo pernambucano

Compromisso com o social
O trabalho da Copergás também tem como foco o desenvolvimento social de Pernambuco. Para tanto, a companhia realiza ações de fortalecimento e desenvolve políticas de incentivo para atender quatro pontos: educação, meio ambiente, esporte e cultura. 
Dentro desse objetivo, a Copergás patrocina entidades sociais que têm como missão garantir o direito de crianças e adolescentes a uma educação completa e de qualidade. Assim, instituições como Acelere no Enem, Movimento Pró-Criança, Imip, Aria Social, entre outras, já foram beneficiadas pela empresa. 
Organizações voltadas ao empreendedorismo social, às artes e ao esporte também recebem contribuição da Copergás, seja por meio de patrocínio direto, seja pela Lei Rouanet ou pela Lei do Audiovisual. Alguns nomes que já receberam apoio e suporte da estatal foram o programa Ganhe o Mundo, a Fenearte, o Cine PE, os Barqueiros do Marco Zero, a Taça Brasil de Clubes de Futsal, o Janeiro de Grandes Espetáculos, o projeto Gerando Futebol e muitos outros. 
O compromisso com a solidariedade não para por aí, e para cumpri-lo a Copergás também realiza doações diretas, em uma iniciativa que muda para melhor a vida das pessoas beneficiadas. Entre os segmentos da sociedade que recebem esse apoio, estão o Fundos do Idoso, Fundos da Criança e do Adolescente, o Hospital do Câncer, o Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon) e o Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas/PCD). 
Também se enquadram nessa iniciativa as contribuições em momentos emergenciais, como de enfrentamento à pandemia da Covid-19 e de socorro às vítimas das fortes chuvas que atingiram Pernambuco nos últimos anos. 

Crescimento com responsabilidade
Neutralizar a emissão de gases de efeito estufa é uma necessidade cada dia mais urgente. Sabendo disso, a Copergás tem investido na doação de mudas para plantio de árvores, uma ação que contribui para o reflorestamento e a conservação de matas, impactando positivamente o solo, a água e a biodiversidade. Todo ano, 2 mil mudas de árvores nativas são doadas pela companhia ao Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta), no município de Glória do Goitá, na Zona da Mata Norte. 
Sempre em busca da excelência, a Copergás tem colhido frutos pelo seu trabalho excepcional. A companhia conquistou o nível máximo no Indicador de Adequação das Estatais de Pernambuco, que avalia a performance das empresas em relação às boas práticas de governança corporativa. A Copergás também coleciona outros títulos de reconhecimento, como os prêmios recebidos pela revista Exame e pelo anuário Época Negócios, entre outros. 
Sem deixar de lado questões como a busca de resultados por meio de uma boa prestação de serviços, racionalidade administrativa e responsabilidade socioambiental, o foco da companhia é atender um estado que precisa crescer crescendo junto com ele. Para um futuro próximo, a Copergás trabalha em um plano estratégico de investimento com o objetivo de capturar o potencial de expansão da empresa para novos mercados. 
Para tirar os projetos do papel, a Copergás tem atuado junto ao setor empresarial e a secretarias do governo, como a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Adepe), todos agentes com uma missão em comum: levar o estado rumo a um futuro mais próspero e com energia para todos.
 

Veja também

Anvisa vai priorizar análise de pedidos de registro de repelentes
saúde

Anvisa vai priorizar análise de pedidos de registro de repelentes

BBB 24: entenda a punição de Yasmin e Alane e o 'cartão vermelho' de Boninho
BBB 24

BBB 24: entenda a punição de Yasmin e Alane e o 'cartão vermelho' de Boninho