Evipar: compromisso inabalável com o desenvolvimento de Pernambuco

Um grupo que se consolidou como referência em saúde e diversificou seus negócios

fundador Eustácio Vieira ao lado dos filhos Eustácio Filho, Marcelo, Juliana e Fernanda - - foto: divulgação

A essência da Evipar (Eustácio Vieira Investimentos & Participações) está fortemente ligada à história de empreendedorismo, pioneirismo e coragem do médico e empresário Eustácio Vieira, da sua esposa Ângela e de seus filhos, Eustácio Filho, Juliana, Fernanda e Marcelo. Ao longo de décadas, o grupo se consolidou como referência em saúde e diversificou seus negócios, atuando no segmento imobiliário, no agronegócio e, mais recentemente, com investimentos em energias renováveis. 

Atlantis Aquacultura


A Evipar carrega não só o nome, mas também a missão de perpetuar o legado iniciado ainda nos anos 1960 por um paraibano que sempre esteve à frente de seu tempo. Nascido no município de Uiraúna, no alto sertão da Paraíba, Eustácio Vieira aportou no Recife para estudar medicina, formação que concluiu em 1965. Neste mesmo ano, junto aos irmãos Sávio Vieira e José Aécio, também médicos, fundou a Casa de Saúde Santa Helena, pioneira no Nordeste no segmento de medicina de grupo. Mais tarde, em 1979, inaugurou o moderno Hospital Santa Joana, marcando uma nova era na medicina pernambucana e colocando o estado em posição de referência não só na região, mas no Brasil como um todo. 
O espírito empreendedor ficaria ainda mais evidente com a posterior inauguração do Hospital Memorial São José e a criação de empresas em diversos segmentos da saúde, como os modernos serviços do Santa Joana Diagnóstico e Memorial Diagnósticos. Todas essas iniciativas foram essenciais para a expansão do polo médico-hospitalar de Pernambuco e para sua consolidação como um dos maiores e mais importantes do país.

Um novo capítulo de empreendedorismo e união familiar
Para marcar a evolução dessa trajetória de credibilidade e solidez empresarial e com o propósito de seguir contribuindo para o desenvolvimento da economia pernambucana, em 2014, junto aos seus filhos, Dr. Eustácio oficializou o início de um novo capítulo de sua história de empreendedorismo. Nascia, então, a Evipar.
A partir da estrutura de governança familiar, a holding, com sede no Recife, projeta uma visão de longo prazo para os seus negócios e investimentos. Comprometidos com o desenvolvimento de Pernambuco nas mais diversas esferas, a segunda geração também atua investindo em novos segmentos. Saúde, negócios imobiliários, agronegócio e energia renovável compõem o portfólio de negócios do grupo.
Entre as empresas que integram o portfólio de saúde da Evipar, está a Endogastro, centro de diagnóstico e medicina terapêutica especializado no sistema digestivo, referência nacional na sua área de atuação.
A Evipar Empreendimentos se posicionou como parceira estratégica para investimentos imobiliários de longo prazo. Com notória expertise na área médico-hospitalar, o grupo foi pioneiro no modelo built to suit neste segmento no Nordeste. Recentemente, tem sido um sócio-investidor estratégico para empresas do setor que chegaram ao estado nos últimos anos, atuando na expansão e construção de instituições de excelência em saúde, dentre elas o Complexo Hospitalar Santa Joana Recife, o Hospital Memorial São José, o Complexo Hospitalar Memorial Star — hospital pioneiro no segmento premium no Norte-Nordeste, o Hapvida Saúde, entre outros.

Complexo hospitalar Santa Joana Recife
Ainda no segmento imobiliário, a Evipar tem investimentos inclusive no exterior, com obras em andamento e parcerias na Europa e nos Estados Unidos. No Recife, o grupo tem aumentado seu land bank em áreas estratégicas da cidade, além de possuir um variado portfólio de imóveis de perfis diversos, assegurando liquidez e perenidade aos seus negócios.
Procurando diversificar seus investimentos, o grupo atua também no agronegócio, sendo sócio-fundador de uma das maiores unidades de produção de camarão em cativeiro do Brasil. A unidade, localizada em uma ilha na cidade de Goiana, na divisa dos estados de Pernambuco e Paraíba, conta com aproximadamente 2 mil hectares, sendo 600 hectares de área produtiva, com capacidade para distribuição no mercado nacional e internacional, respeitando o meio ambiente e todo o ecossistema local.
O Family Office do grupo trabalha de forma independente para ampliar seu portfólio de investimentos. Todos os projetos seguem os conceitos mais modernos de bem-estar, hospitalidade e sustentabilidade, com inovações tecnológicas aplicadas à engenharia, gentilezas urbanas e arquitetura vanguardista.
Tudo isso é possível graças ao suporte de um time multidisciplinar experiente e com visão estratégica, comandado pela segunda geração da família empresária, além de vínculos e parcerias com empresas de excelência, que compartilham dos valores e respeitam a governança e a tradição da Evipar.
Assim, o grupo Evipar permanece atento às oportunidades para aplicar a sua experiência em setores diversos da economia, visando gerar oportunidades de negócios que tenham como principal propósito a promoção de saúde, bem-estar e qualidade de vida da população, além de contribuir permanentemente para o desenvolvimento do nosso estado e região.

Um retorno às origens e uma mensagem para o futuro
Com muitos planos para o futuro, aqueles que fazem a Evipar não deixam de lado a valorização das raízes que sustentam sua história. Prova disso foi a concepção do Instituto Francisco Eustácio Fernandes Vieira e a construção do Espaço Histórico, Cultural e Religioso Família Fernandes Vieira, localizado no Sítio Curupaiti, em Uiraúna/PB, berço de Dr. Eustácio e de oito gerações de seus ancestrais. 
Desejo do médico e empresário, que alimentou o sonho de erguer uma ponte entre seu passado, presente e futuro, o espaço conta com um memorial da família Fernandes Vieira com capela, praça, quadra para esportes, equipamentos de lazer e serviços disponíveis para a população do pequeno município e de suas redondezas. 
Um dos empreendimentos mais importantes da vida do sertanejo que construiu um legado singular, de empatia e beneficência, inspirando o cuidado com a saúde e o bem-estar das pessoas. É, acima de tudo, uma mensagem viva para as próximas gerações, comprometidas e orgulhosas da missão de dar continuidade a uma trajetória marcada pelo pioneirismo, pela credibilidade e pela solidez. 
 

As informações contidas neste artigo não refletem a opinião do Jornal Folha de Pernambuco e são de inteira responsabilidade de seus criadores.

 

Veja também

Entenda como será a dinâmica desta semana no "BBB 24"
BBB 24

Entenda como será a dinâmica desta semana no "BBB 24"

Prova do Líder destá quinta-feira (22) é de resistência e em dupla; confira os primeiros eliminados
BBB 24

Prova do Líder destá quinta-feira (22) é de resistência e em dupla; confira os primeiros eliminados