GRUPO DISLUB EQUADOR - Energia para o desenvolvimento, com pioneirismo e inovação

Sexto maior distribuidor de derivados de petróleo do Brasil

Doca Lins, Humberto Carrilho, Cláudia Carrilho e Sérgio Lins, diretoria do Grupo Dislub Equador. - - foto: divulgação


O Grupo Dislub Equador atua na área de combustíveis líquidos, sólidos e gasosos no Norte e Nordeste desde 1997, quando foi fundado pelos empresários Humberto e Cláudia Carrilho. Ao longo de toda a sua trajetória, tem focado em criar soluções inovadoras na geração de energia para o país, unindo tecnologia e sustentabilidade.
Em 2000, Humberto e Cláudia Carrilho se associaram a Sergio e Doca Lins, aliando a tradição da Dislub na distribuição de lubrificantes à expertise dos novos sócios na área de postos de combustíveis. A partir de então, o grupo vem se firmando como um dos protagonistas na distribuição e armazenagem de combustíveis em território nacional e uma das referências nacionais nesse segmento.
Formado pela Dislub Energia, Equador Energia, Terminais Fluviais do Brasil (TFB) e Administradores de Bens de Infraestrutura (ABI), o conglomerado pernambucano hoje atua nos segmentos de importação, armazenamento e distribuição de combustíveis. Está presente em 18 estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, somando 24 filiais e 10 terminais próprios com capacidade estática para armazenar mais de 200 milhões de litros.
Por meio das duas distribuidoras — Dislub Energia e Equador Energia —, o grupo atende mais de 3 mil clientes e mais de 450 postos, onde também são encontrados os lubrificantes da Mobil, produtos líderes do mercado e viabilizados por meio de parceria nacional com a marca. Desses 450 postos, 157 estão localizados na região Nordeste. Somente em Pernambuco são 85 pontos de venda, distribuídos do litoral ao sertão do estado.
Esses números não param de crescer, pois o grupo está permanentemente prospectando novos negócios e planeja expandir a bandeira Dislub para mais postos, juntamente com a franquia de loja de conveniência Convém. A ideia é investir a curto, médio e longo prazos para crescer de forma saudável, sustentável e efetiva nos mercados em que atua.
Um dos carros-chefes desse novo modelo de negócio é o posto conceito, que se apresenta como um centro de serviços completo. Na unidade que fica na praia de Porto de Galinhas, litoral sul de Pernambuco, os consumidores encontram combustíveis, lubrificantes e outros itens, além de um centro de treinamento de funcionários e loja de conveniência com itens de mercearia, lanches, bebidas e adega refrigerada. São mais de 200 metros quadrados de área de vendas com atendimento ágil e diferenciado para proporcionar as melhores experiências aos clientes.
 
Pioneirismo em sustentabilidade

Posto Equador, na cidade de Manaus-AM. Modelo de posto  Flagship com arquitetura premiada internacionalmente. - foto:divulgação
Para a Dislub, o respeito ao planeta e ao meio ambiente sempre esteve em primeiro lugar. A empresa, pioneira em sustentabilidade, produziu o primeiro combustível ecoaditivado do país, o DuraMais+. Nas versões gasolina, etanol e diesel, ele aumenta o rendimento do veículo em até 10% e é capaz de reduzir a emissão de poluentes em até 50%. Além disso, proporciona mais economia para o motorista, que consegue rodar mais gastando menos.
Por trás do DuraMais+, existe uma tecnologia inovadora e sustentável, a nanotecnologia GreenPlus. Trata-se de um catalisador que reduz o índice de poluentes presentes nos combustíveis fósseis e reorganiza suas moléculas. Esse catalisador agiliza o processo de combustão, dando origem a um combustível mais limpo e eficaz, tecnologia desenvolvida ao longo de 25 anos de pesquisas na Califórnia, nos Estados Unidos da América.
A sustentabilidade também está fortemente presente na cultura organizacional do grupo. Valores como a responsabilidade com o futuro do planeta são disseminados entre seus mais de 400 colaboradores por meio de processos que visam gerar o menor impacto possível no meio ambiente.
 
Responsabilidade social e apoio ao esporte
Na área da responsabilidade social, o grupo é parceiro do projeto Orquestra Criança Cidadã, do Recife, que visa resgatar crianças, adolescentes e jovens adultos em situação de vulnerabilidade, promovendo inclusão e transformação social por meio da música clássica.
No mundo esportivo, o Grupo Dislub Equador apoia, em Pernambuco, dois times de futebol, o Sport e o Santa Cruz, além do piloto pernambucano Sergio Ramalho, um dos nomes nacionais que se destacam no automobilismo. Na região Norte, o apoio acontece ao time Amazonas Futebol Clube.
Também existe o patrocínio aos esportes náuticos, como o Circuito Brasileiro de Wakeboard; o Amazônia Wakeboarding, em Manaus; e a Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha (Refeno), a maior regata oceânica da América Latina.
 
Qualidade nos processos
Para garantir a qualidade nos processos de distribuição e entrega dos combustíveis, o grupo realiza treinamentos constantes com seus colaboradores e investe em programas de qualificação, segurança, relacionamento e adequação às normas e à legislação do setor.
Não por acaso, o Grupo Dislub Equador figura nos rankings da Great Place to Work (GPTW) consecutivamente desde 2012 como uma das melhores organizações para se trabalhar no país. Em 2022, ficou entre as 25 melhores em Pernambuco e foi destaque na categoria média empresa, com as melhores práticas. Na região Norte, tem sido destaque na mesma categoria desde 2016.
Ainda em 2020, o grupo recebeu os títulos de Melhor Distribuidora da América Latina e Distribuidora Mais Sustentável da América Latina, concedidos pelo World Finance Oil and Gas Awards, que destaca companhias e organizações mais bem preparadas para prosperar ao atingir os mais altos padrões de excelência.
Em 2021, o SindTRR concedeu ao grupo o primeiro lugar no Norte e o segundo lugar no Centro-Oeste entre as melhores distribuidoras regionais do Brasil. Essas premiações resultam da compreensão de que cuidar do desenvolvimento profissional das lideranças e de suas equipes é o melhor investimento, pois são elas que impulsionam o crescimento do grupo.

Posto Dislub Porto de Galinhas  Muro Alto-PE. - foto: divulgação
 
Excelência também em armazenamento
A distribuição de combustíveis, principalmente por meio de postos, talvez seja a face mais visível da atuação do Grupo Dislub Equador. No entanto, o grupo também atua fortemente no segmento de armazenamento, por meio das empresas Terminais Fluviais do Brasil (TFB) e Administradores de Bens de Infraestrutura (ABI).
A TFB é um empreendimento com área total de 107 mil metros quadrados localizado no município de Itacoatiara, a 265 quilômetros de Manaus (AM), com capacidade para armazenar 104 milhões de litros de combustíveis. Inaugurada em 2013, a empresa representa um marco para a economia e logística da região, uma vez que, por sua localização estratégica, as embarcações podem trafegar com carga completa em qualquer época do ano, mesmo nos períodos de seca no leito do Rio Amazonas.
A partir desse terminal, a TFB contribui com o abastecimento dos estados do Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Pará e Mato Grosso. Os benefícios, porém, vão além da economicidade na logística de combustível. O empreendimento é responsável por centenas de empregos diretos e indiretos, impulsiona a formação de mão de obra qualificada e gera renda para o município de Itacoatiara, que se tornou mais próspero e produtivo.
O TFB é o maior terminal fluvial privado do país e o único terminal privado no mundo certificado com as normas ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001 e NBR 16001. Essas certificações atestam a melhoria contínua nos processos, o compromisso com um espaço de trabalho seguro e saudável, a proteção do meio ambiente, o atendimento à legislação e às normas regulamentadoras, além do comprometimento com a promoção do desenvolvimento sustentável.
De rede de distribuição de lubrificantes a um dos principais grupos empresariais do setor de energia, a trajetória do Grupo Dislub Equador é um verdadeiro exemplo de como empreender com sucesso. Um grupo focado na excelência em prestação de serviços e na satisfação de seus funcionários e clientes, que cuida das pessoas e se preocupa com o futuro do planeta.

 

As informações contidas neste artigo não refletem a opinião do Jornal Folha de Pernambuco e são de inteira responsabilidade de seus criadores.

Veja também

Em reunião com ministros do G20, economista sugere 2% de imposto anual para riqueza de bilionários
ENCONTRO

Em reunião com ministros do G20, economista sugere 2% de imposto anual para riqueza de bilionários

Henri Castelli e Talitha Morete estão no elenco do ''Dança dos Famosos'' 2024
Dança dos Famosos

Henri Castelli e Talitha Morete estão no elenco do ''Dança dos Famosos'' 2024