A importância da atuação de equipes multidisciplinares junto a pacientes com Covid-19

Fátima Sampaio é diretora Assistencial e Atendimento do Hospital Santa Joana Recife - Divulgação

A pandemia da Covid-19 vem sendo bastante desafiadora para a saúde. Desde o ano passado, os profissionais da área vêm desempenhando forte protagonismo no tratamento de pacientes infectados pelo vírus. No combate a pandemia, o trabalho em conjunto de profissionais de diferentes áreas da saúde tem se mostrado primordial para a recuperação completa do paciente. Estamos falando de um time formado por diferentes tipos de profissionais, de especialidades distintas, que possuem habilidades técnicas diversas, perfis comportamentais variados, vivências e experiências distintas, que se unem na assistência ao paciente. 

“As equipes estão o tempo inteiro interfaceadas na assistência ao paciente com Covid-19 ou não, entretanto, essa relevância se torna ainda mais visível quando falamos de uma doença avassaladora e que necessita de todo time alinhado para um melhor resultado”, comenta a Diretora de Práticas Assistenciais e Atendimento do Hospital Santa Joana Recife, Fátima Sampaio. Se tratando de pacientes com o novo coronavírus, os grupos são compostos por médicos, profissionais de enfermagem, fisioterapia, nutrição, além de fonoaudiólogos e psicólogos. 

A integração entre essas equipes é realizada através de várias etapas. “Na nossa rotina diária temos a visita multidisciplinar, huddle e plano terapêutico multiprofissional. A primeira é uma visitação no leito de cada paciente, principalmente os que estão nas UTIs, na qual todos falam sobre as condutas e evolução do quadro do enfermo. Os profissionais opinam e avaliam o tratamento proposto”, explica Fátima Sampaio. A segunda se trata de uma reunião que ocorre duas vezes ao dia, onde as equipes falam sobre os pacientes, seus quadros e sinais de alertas. Já a terceira é para dialogar sobre qual conduta deve ser aplicada ao tratamento e qual o prazo para observar a melhora do paciente. 

“O principal objetivo desse tipo de atendimento multidisciplinar é que todos conheçam as necessidades do paciente e possam estar afinados nas condutas a serem tomadas em cada especificidade de área, visando o melhor resultado do quadro clínico”, conclui a profissional.

Além de médicos e enfermeiros, cada profissional tem sua importância no decorrer do tratamento de um paciente com Covid-19. O fisioterapeuta, entre outras coisas, é um dos encarregados pelo manejo do respirador, que aumenta a chance de sobrevida dos que tem insuficiência respiratória, além de prestar assistência para aperfeiçoar a mecânica pulmonar.

Em tempos de Covid-19, uma alimentação saudável e balanceada é essencial. Por isso, o nutricionista também faz parte desse time, ajudando na nutrição do corpo e fortalecimento do sistema imunológico de cada paciente. O fonoaudiólogo, além de outras funções, faz exercícios para coordenar a respiração dos pacientes com a deglutição, com o objetivo de evitar que os alimentos entrem nos pulmões. O psicólogo fica responsável em propor um suporte emocional para o paciente que se encontra isolado, familiares e também para os profissionais que estão no combate da pandemia. 

Todos atuando em conjunto, faz com que aumente as chances dos pacientes apresentarem uma evolução mais rápida e significativa do seu quadro. 

Maria de Fátima Sampaio da Cunha, Diretora Assistencial e Atendimento do Hospital Santa Joana Recife. Enfermeira de Formação pela Faculdade de Enfermagem Nossa senhora das Graças – Universidade de Pernambuco (UPE). MBA em Gestão Hospitalar pela Universidade de Valença/Espanha, em convênio com a Faculdade de Ciências de Administração de Pernambuco (FCAP). Atua no Hospital Santa Joana Recife há mais de 20 anos. Foi enfermeira chefe de UTI, Gerente de Enfermagem e hoje atua como Diretora Assistencial da Equipe Multidisciplinar e Área de Atendimento.

Veja também

Se Congresso aprovar voto impresso, Guedes vai ter que arranjar verba para implantar, diz Bolsonaro
Brasil

Se Congresso aprovar voto impresso, Guedes vai ter que arranjar verba para implantar, diz Bolsonaro

Senadores republicanos barram votação de lei que garante acesso ao voto nos EUA
EUA

Senadores republicanos barram votação de lei que garante acesso ao voto nos EUA