ICONE: ousar para ser referência

Sem fronteiras, um ícone da oftalmologia

O ICONE - Instituto de Cirurgia Ocular do Nordeste

O ICONE - Instituto de Cirurgia Ocular do Nordeste é fruto da inquietude profissional do médico pernambucano Álvaro Dantas, que vislumbrou instalar no Recife um hospital modelo em oftalmologia, desenhado nos mínimos detalhes para oferecer o melhor em tecnologia, segurança e excelência no atendimento. 

De um lado, estava o prazer e satisfação na criação de um empreendimento conforme suas convicções e ideais profissionais; do outro, a responsabilidade e os riscos envolvidos em um projeto único e audacioso. No fim das contas, o tamanho do desafio foi diretamente proporcional à determinação, coragem, ousadia e dedicação de Álvaro Dantas, elementos que pautaram a materialização do ICONE.

Escolher o imóvel foi o primeiro grande passo. O Pontes Corporate Center, no coração de Boa Viagem, caiu como uma luva no projeto. Além de todo o requinte e amplo estacionamento com segurança, o local não podia ser melhor para o hospital se firmar como referência nacional, atraindo pacientes de outros estados e também do exterior, já que está anexo a um dos melhores hotéis do Recife e situado a poucos minutos do aeroporto, dos principais acessos rodoviários e das regiões mais centrais da capital. 

Depois de traçar exaustivamente o projeto técnico e arquitetônico do ICONE, sempre levando em conta o posicionamento do empreendimento a curto, médio e longo prazo, o hospital foi inaugurado em sistema de soft opening, no dia 4 de setembro de 2014, com o apoio de uma equipe de colaboradores engajada, que desde então coloca o bem-estar do paciente como prioridade. Em agosto de 2015, Dr. Álvaro virou, então, a chave do ICONE para seu pleno e exclusivo atendimento médico.

Diferencial tecnológico

É fato que há, em cada detalhe do Instituto de Cirurgia Ocular do Nordeste, um toque da mente efervescente do seu criador. Até mesmo a concepção da marca ICONE foi resultado de uma das várias inspirações de Álvaro Dantas. A ideia foi colocar na logomarca o significado de uma abreviação para o nome completo do hospital, mas também a essência da sua carreira:

ser, sem fronteiras, um ícone da oftalmologia.

Oferecendo atendimento clínico e cirúrgico para as doenças oculares mais impactantes, principalmente nas áreas de catarata, cirurgia refrativa, glaucoma, retina e ceratocone, a empresa traz em seu DNA uma busca constante por inovação, com contínuo investimento em tecnologias diferenciadas.

Prova disso é o ICONE ostentar o título de primeiro Zeiss Reference Center da América Latina. O conceito, criado pela Zeiss, um dos principais expoentes tecnológicos em oftalmologia do mundo, identifica hospitais de olhos instalados com a melhor tecnologia diagnóstica e cirúrgica, as melhores práticas de prevenções de infecções, além de alta qualidade de atendimento.

São muito os diferenciais tecnológicos do ICONE. O hospital pernambucano é referência e pioneiro na utilização da técnica cirúrgica minimamente invasiva SMILE para correção de grau a laser, na cirurgia de catarata a laser, no implante de lentes com Ora System e, recentemente, foi o primeiro hospital brasileiro a instalar o mais sofisticado microscópio do mundo: o Zeiss Artevo 800, com imagem em 3D e tomógrafo OCT acoplado. Tudo para que as cirurgias ocorram com alta precisão e segurança. 

Foco no atendimento humanizado

O ICONE foi projetado para oferecer um atendimento humanizado e cortês, valorizando a pontualidade, conforto e a segurança dos pacientes. Ali, uma consulta, exame ou cirurgia vira uma experiência única, tanto para o paciente, como para os acompanhantes. Exemplo disso são os Cines Cirúrgicos ICONE I e II, onde os familiares podem assistir todas as cirurgias em poltronas confortáveis com serviço de pipoca e refrigerante, como acontece nos melhores cinemas.

Outro ponto alto do ICONE é acessibilidade máxima. Pacientes com necessidades especiais podem se deslocar em todo o atendimento, em consultórios e salas de exames, usando uma única cadeira de rodas sofisticada.

A contínua busca por processos de gestão cada vez mais eficientes, garantindo o alto nível de seu atendimento, fez o hospital conquistar a acreditação direta para o nível II pela ONA - Organização Nacional de Acreditação, instituição não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil. Em curso, a instituição encontra-se no processo de acreditação máxima (nível III).

Prevenção de Infecções 

Segurança nunca é demais. Por isso, o Instituto de Cirurgia Ocular do Nordeste não mediu esforços e investimentos para ser um dos únicos hospitais do Brasil a incorporar o Sistema Operio na rotina cirúrgica. Essa inédita tecnologia sueca filtra praticamente 100% das impurezas do ar da sala de cirurgia, eliminando o risco de infecções, uma das mais temidas complicações da cirurgia ocular. 

Reconhecimento dentro e fora de Pernambuco

A expansão de sua influência para outros estados e países é uma conquista ao longo desses anos de atuação. O ICONE atrai pacientes não só de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, estados referências em medicina, como também do exterior. O hospital é, sem dúvida, uma das principais razões para o pernambucano não precisar buscar atendimento oftalmológico em outras localidades. Tudo isso sem deixar de lado um outro grande compromisso: o olhar para o outro, principalmente para quem mais precisa. 

O Instituto de Cirurgia Ocular do Nordeste mantém contínuas ações sociais, principalmente no atendimento clínico e cirúrgico gratuito a pacientes em situação de vulnerabilidade social encaminhados por instituições reconhecidas pela seriedade. Entre elas está a Fundação Terra, organização social sem fins lucrativos criada há mais de 30 anos por Padre Airton Freire, no município de Arcoverde, no sertão pernambucano, numa comunidade popularmente conhecida como Rua do Lixo, e a Amigos do Bem, fundada em 1993 pela empresária Alcione Albanesi e, atualmente, uma das maiores iniciativas sociais do país, atendendo mais de 75 mil pessoas no interior de Pernambuco, Alagoas e Ceará.

Gratidão pelos obstáculos superados 

O sentimento de todos que vêm fazendo a história do ICONE é de orgulho e gratidão por tudo que o hospital representa em Pernambuco e em outros estados. E é com a certeza de que todo o esforço tem valido à pena que essa trajetória empresarial de sucesso segue sendo escrita, inspirando tanta gente dentro e fora da medicina. 

Próximos passos

O ICONE está em fase de expansão. Em 2022 será inaugurada uma sofisticada unidade na Zona Norte do Recife, mais precisamente no bairro do Espinheiro, com consultórios, exames, SPA da Visão, estética e longevidade. Certamente, o ICONE não vai parar por aí. 

Este conteúdo, disponibilizado publicamente em parceria com a Folha de Pernambuco, foi desenvolvido com exclusividade pela equipe da Editora Inspiração para o livro Inspiração Pernambuco, com breve lançamento para 2022.


 

Veja também

Publicidade Legal - 19 de Janeiro de 2022 - Editais e balanços

Publicidade Legal - 19 de Janeiro de 2022 - Editais e balanços

Derramamento de óleo atribuído à erupção no Pacífico atinge áreas de proteção no PeruDanos ambientais

Derramamento de óleo atribuído à erupção no Pacífico atinge áreas de proteção no Peru