Lombalgia, dor na coluna, é a segunda maior causa de consulta ao médico

Dr. André Flávio Pereira é Ortopedista do Hospital Santa Joana Recife - Inspiração Saúde

A Lombalgia, dor na Coluna, é a segunda causa de consulta ao médico, em todo o mundo. Estima-se que no Brasil, mais de 50 milhões de brasileiros sofrem com problemas de coluna. O sedentarismo, excesso de peso e má postura são as principais causas. Para alguns casos, quando há falha no tratamento conservador (fisioterapia e medicamentos), a cirurgia torna-se o tratamento indicado. Diante disso, um procedimento desenvolvido recentemente surgiu como um grande aliado para médicos e pacientes. É a cirurgia endoscópica da coluna, que faz uso do endoscópio para tornar o procedimento menos invasivo. A técnica avançada é disponibilizada no Centro de Cirurgia Minimamente Invasiva do Hospital Santa Joana Recife.

O equipamento funciona como uma porta de entrada. É um tubo colocado no meio da coluna por uma via interlaminar (entre as lâminas das vértebras) ou mais lateralmente à coluna, chamada técnica transforaminal (pelo forame neural). A cirurgia endoscópica da coluna procura abordar, por exemplo, o disco ou a hérnia de disco, através de um pequeno portal. Por dentro desse endoscópio, é possível utilizar uma câmera, que proporciona a visão do que está sendo feito, além de ter a possibilidade de inserir pinças iguais às que se usam em uma cirurgia convencional para retirar uma hérnia de disco.

Apesar das pinças serem menores, justamente por entrarem através de um portal endoscópico, como o médico tem a imagem auxiliando no momento da cirurgia, fica mais fácil retirar o pedaço de disco ou a hérnia que está comprimindo o nervo do paciente. Uma das vantagens é que fica possível fazer a mesma cirurgia, que precisaria de um corte de quatro ou seis centímetros em lesão de musculatura, de estrutura óssea e ligamentar da coluna, com um corte de menos de um centímetro e sem provocar essas lesões. Ou seja, a coluna não é desestabilizada.   

Grande parte das cirurgias na coluna são descompressivas, na qual o paciente relata dor ciática ou dificuldade para caminhar, quando se tem hérnias de disco ou estenose do canal vertebral. Nesses casos, a cirurgia endoscópica da coluna é uma excelente indicação. Além de ser menos invasiva, o tempo de internação do paciente no hospital é menor, o sangramento é reduzido, minimizando o risco de transfusões, além de uma recuperação, com retorno às suas atividades, bem mais rápida.

Dr. André Flávio Pereira é Ortopedista do Hospital Santa Joana Recife. Formado em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o médico fez residência em Ortopedia e Traumatologia entre 2000 e 2003. Dr. André Flávio tem especialização em cirurgia da coluna pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e é membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) desde 2003.

 

 

 

 

Veja também

'Pior campo do futebol brasileiro', diz Hélio sobre o gramado do Lacerdão
Náutico

'Pior campo do futebol brasileiro', diz Hélio sobre o gramado do Lacerdão

Comitiva brasileira é obrigada a usar máscara e seguir medidas contra a Covid em Israel
Coronavírus

Comitiva brasileira é obrigada a usar máscara e seguir medidas contra a Covid em Israel