Raymundo da Fonte: presença garantida no dia a dia dos lares brasileiros

Conheça um pouco da história de Raymundo Luiz Cavalcanti da Fonte, um homem à frente de seu tempo

Raymundo Luiz Cavalcanti da Fonte, um homem à frente de seu tempo

As Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte nasceram de um sonho: levar para os lares dos brasileiros produtos de qualidade que contribuam para uma vida melhor.  Por trás dessa ideia estava a mente visionária e empreendedora do pernambucano Raymundo Luiz Cavalcanti da Fonte, um homem à frente de seu tempo.

Em 1946, após cursar direito na Faculdade de Direito do Recife e passar um período da juventude no Seminário de Olinda, Doutor Raymundo, como era chamado pelos amigos e colaboradores, iniciou a sua empreitada no segmento de produtos de limpeza. Ele passou a produzir o inseticida em espiral Sentinela, na unidade instalada no município de Olinda (PE). Em seguida, lançou, no Rio de Janeiro (RJ), o inseticida em espiral Alerta, tornando-se, na época, o maior fabricante do segmento no Brasil.

Sempre atento às mudanças do cenário econômico e hábitos de consumo da população, na década de 60 deu um importante passo, lançando a água sanitária Brilux, que viria a se tornar uma das marcas mais lembradas e queridas pelos consumidores. Nos anos 70, inovou ao produzir e lançar no mercado a primeira água sanitária em garrafa de plástico do Nordeste, mais prática e segura - até então, o produto era comercializado em embalagens de vidro. 

Nos anos seguintes, as Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte ingressaram no segmento de condimentos, e o vinagre Minhoto se tornou líder do mercado. Já nas décadas de 80 e 90, colocou nas prateleiras uma vasta e moderna variedade de produtos de limpeza, como a água sanitária Brilux Multi, o multiuso, o limpa-vidros, o amaciante e o passa roupas da marca Sonho, atendendo aos desejos e anseios do consumidor.

Sempre em busca de novos mercados

Com a virada do milênio, a Raymundo da Fonte estava pronta para disputar o mercado com grandes multinacionais. Investindo em tecnologia de ponta, entrou no segmento de higiene pessoal com a criação da marca Even, complementando um portfólio de produtos reconhecido pela qualidade, eficiência e ótimo custo-benefício, que faz parte do dia a dia dos brasileiros há mais de 75 anos.

E foi assim que Dr. Raymundo transformou as Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte em referência na fabricação de produtos de limpeza, de higiene pessoal e de condimentos, consolidando a intenção de chegar a cada vez mais lares brasileiros. Prova disso é que o grupo está presente nas regiões Nordeste, Norte e Sudeste, com unidades fabris instaladas em Paulista (PE), Belém (PA) e Salvador (BA) e, mais recentemente, em Horizonte (CE) e Itajubá (MG), empregando mais de 2.300 pessoas.

Atualmente, seu portfólio é composto por mais de 300 itens, incluindo marcas líderes de mercado no Nordeste, como Brilux, Sonho, Even e Minhoto, nas categorias de limpeza, higiene pessoal e condimentos.

Um líder amado e respeitado

O crescimento da empresa ao longo dos anos só foi possível graças ao olhar arrojado e visionário do seu fundador, falecido em 2020. Líder nato, Raymundo da Fonte sempre mostrou a força do trabalho perseverante como forma de se manter em constante evolução. Ele sempre foi muito determinado, capaz de transformar desafios em soluções criativas, mesmo quando tinha poucos recursos. 

Dr. Raymundo começava diariamente o expediente com os filhos reunidos em sua sala, quando falavam sobre os desafios que tinham pela frente. Ele tinha por hábito anotar as pendências e cobrar dos responsáveis até que estivessem resolvidas. Para ele, não existia no dicionário a palavra “esquecer”. 

Certamente, o respeito e o cuidado do fundador com as relações construídas ao longo da sua história com colaboradores, consumidores, clientes e fornecedores é o seu maior legado. Sempre havia a preocupação, por parte dele, de fazer negócios nos quais ambos os lados fossem beneficiados, reforçando os vínculos e gerando uma satisfação mútua. Não era raro escutar Dr. Raymundo falar que:

“negócio é bom quando é positivo para as partes envolvidas”.

Tecnologia e comprometimento com o meio ambiente e com as pessoas

A Raymundo da Fonte segue com seu compromisso de sempre oferecer o melhor para o consumidor, investindo continuamente em pesquisa e inovação. O grupo utiliza no seu parque industrial a mais avançada tecnologia nacional e de outros países, como França, Alemanha, Japão, Suécia e Itália, garantindo o alto padrão de qualidade na produção dos mais de 300 itens do seu portfólio.

As Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte estão sempre em busca de parcerias com projetos inovadores, visando à contribuição para preservação dos recursos naturais, do meio ambiente e valorização dos seus colaboradores e da comunidade. Uma das iniciativas é o acordo de compensação ambiental realizado através da parceria com o programa “Eu Reciclo”, garantindo que, no mínimo, 22% de todas as embalagens produzidas pela companhia serão recicladas.

Além disso, parte da água sanitária produzida já é envasada em material PET 100% reciclável, respeitando a preocupação ambiental do grupo, que também conta com Estações de Tratamento de Efluentes (ETE) em suas fábricas para reutilização e/ou tratamento dos resíduos líquidos, de forma que sejam inseridos novamente no meio ambiente sem causar danos.

Voltando seu olhar também para as pessoas e com o objetivo de facilitar e promover o acesso à informação e ao conhecimento, a Raymundo da Fonte, em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI), disponibiliza um espaço gratuito para os seus funcionários, familiares e comunidades locais. A Indústria do Conhecimento (IDC), como é conhecida, disponibiliza um acervo rico e diversificado, composto por obras das mais diversas áreas culturais. 

Outra iniciativa de impacto é a Academia RF, criada em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), para promover a capacitação e desenvolvimento de pessoas. O projeto disponibiliza, inclusive, plataforma digital para acesso aos conteúdos, materiais e treinamentos de forma remota. Mais de 800 colaboradores já foram capacitados em cursos técnicos e a meta é contemplar, também, os seus familiares e a comunidade.

Importante mencionar, ainda, o Núcleo de Inclusão Digital (NID), projeto desenvolvido pelo Movimento Pró-Criança em parceria com a Raymundo da Fonte, que já formou, desde 2015, mais de 2.300 crianças e adolescentes recifenses com aulas gratuitas de informática. Em 2018, o NID foi reconhecido como a melhor iniciativa de impacto social do Nordeste e a terceira do país pela Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil.

Essas e outras ações reforçam que as Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte, mais do que o nome do seu fundador, trazem em seu DNA o legado de generosidade, determinação e sabedoria daquele que colaborou fortemente para a transformação e desenvolvimento não só de Pernambuco, mas de todo o Nordeste.

E, respeitando o legado e a memória do fundador, a Raymundo da Fonte não perde de vista o que deseja para o futuro: fazer com que a empresa e as pessoas sigam evoluindo, aproveitando o melhor do passado e assumindo a responsabilidade para com o futuro, mantendo-se sempre abertos ao aprendizado contínuo e na busca por resultados cada vez maiores.

Veja também

Publicidade Legal - 20 de Janeiro de 2022 - Editais e balanços

Publicidade Legal - 20 de Janeiro de 2022 - Editais e balanços

Bolsonaro não garante reajuste para policiais, mas diz que aumento para outros servidores só em 2023ORÇAMENTO

Bolsonaro não garante reajuste para policiais, mas diz que aumento para outros servidores só em 2023