Entre o "ócio criativo" de Masi e minha intuitiva "Teoria da Energia Estéril"

Domenico de Masi é um sociólogo e professor italiano que se tornou famoso com a introdução do conceito do "ócio criativo" nas suas análises. De fato, para Masi, numa sociedade moderna que se pauta por mais liberdade, longevidade e tantas possibilidades, os rumos poderão se traduzir em conquistas que vão além do trabalho, puro e simples. O ócio, desde que  exercido de modo criativo, pode ser capaz de agregar valor, de sorte que a transformação gerada pelo desafio desse ofício revela o alcance da plenitude humana numa vida em sociedade.

 

Como toda teoria ou enunciado científico, há a legitimidade de quem se pronuncie como concordantes ou não. O fato é que Masi tem lá seus inúmeros admiradores e a ideia do "ócio criativo" merece não só o seu devido respeito acadêmico como a sua validade empírica. Neste particular, reforço ainda mais essa tese, justo por razões atualíssimas. Afinal, diante da promoção escrachada de tantos adeptos dos "instintos primitivos", que fazem da política e da economia ambientes propícios a uma intentona autoritária, parece-me racional buscar no ócio os catalisadores de uma revisão desenvolvimentista tão necessária para nosso país.

 

Nessa perspectiva, de um modo totalmente despretensioso, faço aqui o ensaio dos primeiros passos de uma mera intuição, para a qual me arrisco ao chamá-la de "teoria da energia estéril". Sem arrodeios, trata-se do tempo desperdiçado com proposições desconexas, que ratificam um arco de rejeição que vai do rigor científico ao exercício empírico. 

 

Criou-se, então, o "legado do negado", traduzido pelo espirito assustador de um negacionismo renitente. Não obstante o espetáculo de horrores consagrado pela ignorância dessa ideologia, vista em cada pormenor de uma crise sanitária sem precedentes, percebe-se também que a economia e a política têm padecido do mesmíssimo mal. Ou seja, muita energia tem sido desperdiçada em torno de temas e propostas sem resultados previsíveis, estéreis. De fato, quando não estão superadas pela falta de tempo no uso, não trazem e nem representam qualquer compromisso revisionista, no sentido de olhar as possibilidades de um futuro construído para um crescimento sustentável, que envolva mais liberdade de iniciativa, respeito à democracia e justiça distributiva.

 

Exemplos são fartos, até mesmo do caldo que ainda se extrai dos desmandos do combate à pandemia, que têm lá suas essências ideológicas e políticas com rebatimentos graves sobre a economia. A mais recente está na "dupla personalidade" do senhor ministro da saúde, que no intuito de agradar o chefe e também a sociedade se contradiz a cada fala. Claro que muito pior que ele estão as atitudes que se originam da equipe econômica, no trato inadequado e desencontrado da sua alçada de trabalho, bem como, as verbiagens desatinadas de um comandante político que faz questão de se mostrar prisioneiro da agitação. Nesse cenário, a economia já emite sinais de que sua marcha lenta entrou em ambiente irreversível. Que o digam o nervosismo do mercado diante de cada ameaça à estabilidade institucional e a projeção de piora dos indicadores macroeconômicos para o curto e longo prazos.

 

Consagrada a voracidade de tanta energia estéril, o melhor por fazer é seguir mesmo os conselhos de Masi. Ou seja, a superação desse desperdício nos permite entender que o melhor agora é ignorar toda essa onda emburrecedora e daí mirar na criatividade e na boa perspectiva que o ócio pode ser capaz de proporcionar.

 

Quem sabe assim, no reconhecimento e na separação entre o que explica a teoria da energia estéril e o ócio criativo, haja esse exercício que prepare o país para revisar seu marco civilizatório e daí propor os pilares de um outro modelo de desenvolvimento.

Veja também

Portos em busca da multimodalidade 
Coluna Movimento Econômico

Portos em busca da multimodalidade 

Hamas anuncia balanço de 34.183 mortos na guerra de Gaza
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Hamas anuncia balanço de 34.183 mortos na guerra de Gaza

Newsletter