5 benefícios do Pensamento Computacional para aprender matemática

A disciplina de Pensamento Computacional deve ser tratada na sala de aula como uma disciplina curricular, assim como a Matemática. - Freepik

Para muitos, aprender matemática pode parecer tão difícil quanto decifrar um novo idioma, mas, quando abordada de forma criativa, sua compreensão pode ser muito mais simples. Essa matéria não se limita a números e equações, mas permeia todos os campos do conhecimento e está presente em nosso dia a dia. Neste contexto, compreender suas funções é essencial. De acordo com Victor Haony, assessor pedagógico da Mind Makers, solução educacional que trabalha disciplinas inovadoras, ao integrar disciplinas inovadoras com as tradicionais, é possível encontrar a chave para desvendar seus mistérios e torná-la acessível no processo educacional.

Com a atual mudança dos currículos escolares, instauradas em 2024 pela Política Nacional de Educação Digital (PNED), as escolas devem inserir a educação digital em seus ambientes, bem como o estímulo ao letramento digital e aprendizagem de competências como tecnologia assistiva e Pensamento Computacional - habilidade para resolver problemas e desafios de forma eficiente, assim como um computador faria. Por isso, conceitos computacionais podem ser os aliados perfeitos no auxílio da compreensão de conteúdos complexos.

Para os alunos, é importante detectar a função cotidiana dos conteúdos aprendidos, entendendo como e quando aplicá-los. Haony destaca que o Pensamento Computacional é essencial em atividades cotidianas, como na solução de problemas e no apoio da aprendizagem de Matemática. “A intersecção entre o Pensamento Computacional e demais matérias pode auxiliar em dilemas escolares, como a resolução de equações matemáticas, por meio da lógica ou a geolocalização de posições referenciadas pela rosa dos ventos. É importante lembrar que o mundo fora da escola possui contextos plurais, em que todas as ciências abordadas na educação básica serão vivenciadas sem a disciplinaridade escolar, tendo como função prepará-los também para lidar com problemas rotineiros”, exemplifica Haony.

Pensamento Computacional e a Matemática: uma união transformadora

Uma pesquisa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense), de 2021, avaliou a aplicação de princípios do Pensamento Computacional no ensino de funções matemáticas, no Ensino Médio. De acordo com os dados, a aprendizagem com a aplicação desses métodos é significativa, uma vez que os alunos conseguiram resolver problemas de maior complexidade. Para Haony, outros conceitos básicos da matéria também conversam diretamente com o que é trabalhado no Pensamento Computacional:

“Existem conceitos matemáticos que trabalhamos o tempo todo quando lidamos com a disciplina de Pensamento Computacional, como raciocínio lógico e sequências. Isso é um ganho para o aluno por desenvolver práticas que, além de atrativas, viabilizam a fixação por serem contextualizadas”, explica o assessor pedagógico. Pensando nisso, o especialista elencou 5 competências desenvolvidas na aprendizagem do Pensamento Computacional que podem auxiliar no entendimento da Matemática:

1. Raciocínio Lógico: Na disciplina, é estimulada a prática de estruturar de modo organizado o caminho para solucionar um problema de programação. Isso pode ser aplicável, também, na solução e interpretação de questões complexas de matemática.

2. Compreensão de sequências: Muito presente na linguagem computacional, as sequências permitem que os estudantes desenvolvam o "passo a passo" para a solução de um problema, seja ele técnico ou matemático.

3. Reconhecimento de padrões: Na computação, é estratégico verificar se há comandos repetidos e compreender se é possível suprimir um código, ou ainda realizar uma fatoração em matemática. Dessa forma, os alunos criam maior familiaridade com esse processo, podendo aplicá-lo no desenrolar de uma prova ou vestibular.

4. Noções do plano cartesiano: Na prática da disciplina do Pensamento Computacional, são desenvolvidas habilidades de análise em planos cartesianos - objeto matemático formado por uma malha quadriculada - uma vez que utilizando os tapetes pedagógicos são apresentadas referências posicionais que dependem de noções cartesianas. Assim, os estudantes aprendem a verificar noções de coordenadas cartesianas como referências para o movimento.

5. Depuração: É importante criar a prática de sempre verificar se o processo programado desenvolvido apresenta o caminho para a solução. Na Matemática, isso pode ser aplicado na resolução de cálculos, tirando a prova real para comparar os resultados.

Como inserir o Pensamento Computacional no currículo tradicional?

A disciplina de Pensamento Computacional deve ser tratada na sala de aula como uma disciplina curricular, assim como a Matemática. Desse modo, deve conter em suas aulas um procedimento específico de execução, que pode ser utilizado em conjunto com as disciplinas curriculares convencionais para viabilizar um ensino contextualizado. Frente a isso, Victor Haony dá a ideia da adoção de aulas conjuntas, para que os alunos possam aplicar os conceitos em atividades cotidianas.

“Em uma aula de plano cartesiano, por exemplo, é possível fazer essa ligação entre a Matemática e o Pensamento Computacional. Enquanto a primeira ensina noções de coordenadas cartesianas nos eixos (x e y), o Pensamento Computacional, com o auxílio de um tapete xadrez, utiliza posições referenciadas em linhas e colunas que correspondem exatamente a coordenadas cartesianas. Em uma aula conjunta, os estudantes têm a oportunidade de literalmente enxergar esse plano, facilitando a sua compreensão”, contextualiza o assessor pedagógico da Mind Makers.

Mind Makers - Nascida em Belo Horizonte, a Mind Makers é uma solução educacional do grupo SOMOS Educação, que busca elevar a qualidade do ensino por meio de disciplinas inovadoras, criadas a partir de uma metodologia exclusiva. Unindo técnicas do ensino híbrido, aprendizagem ativa, socioemocional e sociointeracionista, é pioneira no Pensamento Computacional e Empreendedorismo Criativo no Brasil, disciplinas curriculares que buscam incentivar seus mais de 95 mil alunos a colocarem a mão na massa e darem vida às suas ideias, protagonizando seu processo de estudos. Atualmente, a Mind Makers é a única empresa brasileira a ter seus ambientes de programação acatados para a campanha mundialmente promovida Hora do Código, da ONG Code.org.

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