A escola pública que dá exemplos no bairro de Santo Amaro

Escola Pública Sítio do Céu localizada no bairro de Santo Amaro, Recife. - Arquivo Pessoal

Santo Amaro é um bairro do Recife com altos índices de pobreza e violência. Apesar de um contexto social adverso, na última Prova Brasil, avaliação realizada pelo Ministério de Educação, a Escola Municipal Sítio do Céu atingiu o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 6,3, superando a meta esperada para 2021, que é de 5,1.

O índice é uma composição da proficiência em Língua Portuguesa e Matemática, ponderada com o fluxo, que representa de forma geral a taxa de aprovação. Na Sítio do Céu, segundo dados do Qedu, 47% dos estudantes atingiram o resultado adequado em Matemática, muito acima da média de Pernambuco (35%) e do Recife (37%). E mais, de cada 100 estudantes, 98 são aprovados.

Tal resultado é fruto de muito esforço da equipe docente. Viviane Freitas trabalha há 19 anos na rede municipal do Recife e há 8 anos como diretora da unidade. “Acredito na educação feita com amor e compromisso. Os resultados das avaliações externas são gratificantes e demonstram uma parte do trabalho realizado naquela Unidade Educacional, mas o todo só sabe quem está lá no dia a dia. A construção coletiva, empatia e dedicação não podem faltar. Temos altos e baixos, mas não podemos perder o foco que é construir para os nossos estudantes a escola que queremos para os nossos filhos”.

A diretora Viviane Freitas e estudantes da escola Sítio do Céu, em Santo Amaro, Recife.

São exemplos como estes que nos fazem acreditar em um futuro melhor. Com educação de qualidade, é possível transformar o bairro, a cidade e a região. Com educadores como Viviane Freitas e toda a equipe escolar da Escola Sítio do Céu sonhamos com um serviço público de qualidade que garanta direitos básicos para a vida de crianças e adolescentes.

Há grandes referências de experiências exitosas na educação, principalmente no Nordeste. A cidade de Sobral foi percursora de uma revolução em todo o Estado do Ceará. Teresina/PI é a capital com melhores índices nos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental. Mas além dos exemplos fora, já é possível nos espelharmos em escolas da nossa cidade.

O esforço é muito maior, pois o contexto é adverso. Evidências apontam que ele influencia muito os resultados. No entanto, é esse mesmo contexto que parece ser o combustível pelo compromisso em fazer a diferença.

Todos os sábados, publicaremos histórias de sucesso na educação, sob a perspectiva de quem faz o serviço acontecer no chão da escola, na sala de aula.

Veja também

Procon-PE impede festa com mais de 400 pessoas em Jaboatão dos Guararapes
Pandemia

Procon-PE impede festa com mais de 400 pessoas em Jaboatão

Chile conclui eleição histórica em busca de maior equidade com uma nova Constituição
AMÉRICA LATINA

Chile conclui eleição histórica em busca de uma nova Constituição