CEAMI da Vitória de Santo Antão: uma vitória de Pernambuco

Centro Especializado de Atendimento Multidisciplinar InfantoJuvenil é referência estadual

CEAMI (Centro Especializado de Atendimento Multidisciplinar Infantojuvenil) - Arquivo Pessoal

Visitei o CEAMI (Centro Especializado de Atendimento Multidisciplinar Infantojuvenil), equipamento público municipal que fica situado na cidade da Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata de Pernambuco. O Centro, inaugurado em julho de 2023, atende a mais de 500 crianças e jovens, que após laudo, podem receber atendimentos de psicólogos, educadores, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e médicos, tudo em um único local.

Ao conhecer o equipamento por dentro, vi um local muito bem cuidado, fruto da parceria do poder público com as famílias, com ginásio de psicomotricidade, sala de amamentação, consultórios e até uma horta. Padrão de qualidade que não deixa dever nem a melhor clínica particular da região.

Horta serve para atividades sensoriais de desenvolvimento de rotina | Arquivo Pessoal

Os atendimentos multidisciplinares são uma necessidade crescente para pessoas com deficiência ou neuroatípicas. Conversando com gestores públicos de diversas cidades, sentimos e observamos como o desafio da inclusão vem preocupando, assim, alternativas precisam ser tomadas com urgência, vide a garantia de direitos desta população.

Portanto, soluções como esta do CEAMI devem ser relatadas, estudadas e avaliadas do ponto de vista de política pública, pois diante de uma avaliação positiva dos usuários e viabilidade econômica, podem e devem ser replicadas para outros municípios.

Parabéns a gestão da Vitória de Santo Antão pelo compromisso com a entrega de serviços tão essenciais. Que este seja um sopro de esperança para uma demanda tão latente e que possamos replicar esta experiência tão logo seja possível.

Ginásio de fisioterapia conta com diversos equipamentos e atende todas as idades | Arquivo Pessoal

Veja também

"Vamos bater o prego e virar a ponta", afirma o ministro da Defesa sobre Escola de Sargentos
Folha Política

"Vamos bater o prego e virar a ponta", afirma o ministro da Defesa sobre Escola de Sargentos

SELF IT ACADEMIAS HOLDING S.A. - EDITAL

SELF IT ACADEMIAS HOLDING S.A. - EDITAL

Newsletter