Dia do Vestibulando: orientações especiais para vestibulandos iniciantes em 2024

Sergio Ghiu, professor e autor do Sistema pH orienta estudantes com dicas valiosas

No dia 24 de maio é celebrado o Dia do Vestibulando, data que reconhece o empenho e a dedicação daqueles que estão prestes a iniciar uma das etapas mais desafiadoras de suas vidas - Freepik

No dia 24 de maio é celebrado o Dia do Vestibulando, data que reconhece o empenho e a dedicação daqueles que estão prestes a iniciar uma das etapas mais desafiadoras de suas vidas acadêmicas. Pensando, especialmente, nos estudantes que nunca tiveram a experiência de passar pelo vestibular, Sergio Ghiu, autor do Sistema de Ensino pH, traz dicas importantes para ajudar na preparação. Confira:

5 dicas para quem vai prestar vestibular pela primeira vez

Sergio revelou alguns conselhos para os vestibulandos que podem estar mais ansiosos e desnorteados nos estudos, por estarem prestando vestibular pela primeira vez:

1 - Organize um cronograma de estudos

Ter um plano de estudos bem estruturado, que considere maior tempo e dedicação as matérias que o estudante possui mais dificuldade, é essencial para se preparar para os exames;

2 - Realize simulados e pratique com provas antigas

Assim, você consegue gerenciar melhor o tempo durante o exame e se familiarizar com o modelo da prova. “Recomendo fazer pelo menos as últimas 5 provas”, diz o autor do Sistema pH;

3 - Priorize as disciplinas que tem o maior peso no vestibular que você irá prestar;

Estude o edital do exame e visite as edições anteriores para saber o que estudar, sem desperdiçar o seu tempo;

4 - Cuide da sua saúde mental e física

Uma das dicas mais importantes: mantenha uma rotina saudável com uma alimentação equilibrado, atividades físicas e sono de qualidade e nunca hesite em buscar ajuda de professores ou grupos de estudos caso esteja com dificuldades.

5- Use técnicas para diminuir a ansiedade e o estresse

No momento do vestibular, sabemos que a ansiedade e o estresse sempre estão presentes. Para ajudar a amenizar esses sentimentos, recomendamos algumas ações, como: organização e preparação antecipada; práticas de respiração e meditação; estabelecimento de metas realistas e alcançáveis; e compartilhar seus sentimentos com amigos, família ou profissionais que podem aliviar o peso emocional.

Dicas para quem vai prestar o Enem 2024

Considerando que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a principal porta de entrada dos brasileiros para a educação superior, Sergio Ghiu reuniu algumas dicas específicas sobre o exame:

No Enem é exigida compreensão interdisciplinar. Lembre-se de relacionar conteúdos de diferentes áreas para melhorar suas respostas;

Pratique muito a leitura e a interpretação. As questões do Enem são baseadas em situações-problema do cotidiano;

Lembre-se que o Enem é um vestibular baseado em habilidades e competências;

Treine muito questões de múltipla escolha e redações dissertativas argumentativas.

Para o especialista do pH, o estudante não deve se esquecer que a jornada de preparação para o vestibular também representa um período de crescimento pessoal. “Nesse tempo, aproveite para descobrir seus interesses e paixões e lembre-se de que o resultado não define seu valor ou seu futuro. Há muitos caminhos para o sucesso acadêmico e profissional”, finaliza Ghiu.

Veja também

Com alta do preço global, cacau vira 'ouro' no Equador e atrai crime organizado
NEGÓCIOS

Com alta do preço global, cacau vira 'ouro' no Equador e atrai crime organizado

Paul McCartney no Brasil: ingressos de pré-venda estão esgotados; veja como adquirir a venda geral
ESGOTADOS

Paul McCartney no Brasil: ingressos de pré-venda estão esgotados; veja como adquirir a venda geral

Newsletter