Educação em Tempo Integral: Garanhuns conquista a 2ª posição em Pernambuco

Cinco escolas integrais beneficiam mais de dois mil estudantes no município

Secretária Wilza Vitorino reforça o impacto de uma educação integral para a formação dos estudantes - Arquivo Pessoal

Garanhuns conquista posição de destaque ao se tornar a segunda cidade em Pernambuco com o maior número de alunos do ensino fundamental em regime de tempo integral, conforme revela o recente levantamento do Centro de Liderança Pública (CLP). O município figura na 151ª posição nacional, de acordo com o prestigiado Ranking de Competitividade dos Municípios.

“A implantação das Escolas Integrais em Tempo Integral na Rede Municipal era uma das metas previstas em nosso Plano de Gestão, lembramos que até 2020 não existia nenhuma intenção para que as metas do PME (Plano Municipal de Educação) voltadas para a educação Integral fossem cumpridas. Em 3 anos de gestão e 2 anos de implantação, já conseguimos atender a mais de 2000 estudantes em 5 escolas através do Programa Inova Educação”, destacou o Prefeito do Município de Garanhuns, Sivaldo Albino.

Iniciada em 2022 na gestão do prefeito Sivaldo Albino (PSB), a modalidade de educação em tempo integral em Garanhuns já abraça cinco escolas integrais. Inspirado no modelo inovador da Escola da Escolha, do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), o método não apenas busca a excelência acadêmica, mas também visa à formação integral dos alunos, enriquecendo seus valores e ideais.

A secretária de Educação destaca que o tempo integral vai além da ampliação do tempo de permanência na escola, proporcionando ampliação de repertório e desenvolvimento do estudante em sua integralidade. “Nosso modelo, em parceria com o  Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) visa um ideal formativo que desenvolva estudantes autônomos, solidários e competentes, para isso o estudante tem oportunidade de vivenciar um currículo diversificado com os componentes previstos na BNCC e outros que potencializam e apoiam seu desenvolvimento em todas suas dimensões. Na  Escola Fundamental Inova em Tempo Integral (EFITI) a educação é baseada em princípios educativos, tais como: Educação Interdimensional, Pedagogia da Presença, os Quatro Pilares da Educação, e principalmente o Protagonismo, nosso carro chefe” explicou Wilza Vitorino.

No cenário estadual, Caruaru lidera com 10% dos alunos da educação fundamental em tempo integral, seguida por Garanhuns, que alcança uma expressiva marca de 9%. O Ranking do CLP também destaca municípios como Serra Talhada, Igarassu, Olinda, Camaragibe, Petrolina, Cabo de Santo Agostinho, Abreu e Lima e Recife.

O Centro de Liderança Pública (CLP) reforça sua contribuição significativa ao fornecer dados essenciais para gestores públicos, oferecendo uma ferramenta reconhecida nacionalmente para diagnosticar problemas e orientar a tomada de decisões. O Ranking de Competitividade tem sido adotado por mais de 20 estados e diversos municípios, consolidando-se como uma referência valiosa para impulsionar melhorias na educação.

Veja também

Entenda como será a dinâmica desta semana no "BBB 24"
BBB 24

Entenda como será a dinâmica desta semana no "BBB 24"

Prova do Líder destá quinta-feira (22) é de resistência e em dupla; confira os primeiros eliminados
BBB 24

Prova do Líder destá quinta-feira (22) é de resistência e em dupla; confira os primeiros eliminados