Férias dos filhos: momento de estresse ou de prazer?

Psicólogo dá dicas sobre o que fazer

divulgação

Período de férias chegou e faz com que muitos pais fiquem apreensivos pensando no que podem fazer com as crianças durante esse tempo. Muitos não dispõem de casa de parentes, avós ou colônia de férias para auxiliar nos cuidados com os pequenos. O psicólogo e Analista do Comportamento Rodrigo Nery preparou algumas para passar esse período em casa com as crianças. 

“Ter filhos é uma experiência única para desenvolver o chamado ‘’amor incondicional’’ de que tanto falam mães, pais e até os profissionais de Psicologia. Mas mesmo sendo uma dádiva para a maioria das pessoas, filhos também exigem o aprendizado de gestão do tempo. Principalmente no mês de julho quando a maioria dos meninos e meninas se encontram em férias ou recesso escolar. Ter os filhos dentro de casa o tempo todo, principalmente quando os pais não conseguem tirar férias no mesmo período, se torna um exercício de administração e planejamento familiar dos mais exigentes” explicou Rodrigo Nery.

O ideal realmente seria que os pais tirassem férias junto com seus filhos, sendo esse o mundo ideal, mas nem sempre isso é possível.  “Depois que você vira pai e mãe, a proximidade das férias escolares não gera alegria, mas pânico. É normal pensar: o que eu vou fazer durante dois meses com meu filho em casa? Vale ressaltar que você não está sozinho, todos passam por isso, e no final, com certo planejamento, tudo vai dar certo’’, enfatizou Nery que é especialista em terapia cognitiva infantil. 

Ele acrescenta que ‘’seria bacana que a família tivesse sim um momento só seu, onde a família tira férias e convive em um programa que foi escolhido pela própria família.’’

Mas como resolver a questão que mais aflige os pais, que é : de que forma conciliar o trabalho e dar atenção às crianças nas férias escolares? ‘’É dando atenção quando possível. Os pais podem chegar à noite e assistir uma série, podem jogar um jogo de tabuleiro, podem dedicar a atenção para as crianças e as alternativas para conciliar pais que trabalham e dar atenção é fazer atividades como  colônia de férias e recreação’’.
É bom lembrar que as crianças, precisam gastar energia e sendo assim os responsáveis podem se revezar entre atividades  recreativas ,dentro de casa ou na rua, em ambientes ao ar livre. Mas é bom levar em conta as características das crianças.

‘’As atividades recreativas ou esportivas que são mais recomendadas vão variar de acordo com a idade da criança e até o perfil da criança. Algumas gostam mais de brinquedos de montar, mesmo que seja em um ambiente mais coletivo. Algumas precisam de mais gasto energético de atividade físicas’’, diz o psicólogo.

* Use a internet para pesquisas interessantes
* Aproveite os espaços públicos de lazer 
* Cozinhe com seu filho
* Construa brinquedos com ele
* Desligue-se e ligue-se no seu filho

Veja também

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOAQUIM DO MONTE - EDITAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOAQUIM DO MONTE - EDITAL

LAFEPE - EDITAL

LAFEPE - EDITAL

Newsletter