Ibura ganhará nova escola municipal

Prefeito João Campos esteve no bairro da Zona Sul da cidade, onde também visitou duas escolas

A educação, uma das maiores prioridades da atual gestão da Prefeitura do Recife, ganhará reforço com a construção de uma nova unidade de ensino no Ibura, o terceiro maior bairro da capital pernambucana. O prefeito do Recife João Campos comunicou a novidade enquanto inaugurou a primeira etapa de ampliação da Creche Escola do Ibura e também anunciou a segunda etapa de ampliação da unidade, na manhã desta segunda-feira (16). Mais cedo, o gestor municipal esteve nas escolas municipais UR-5 e Vila Sésamo que receberam novas sedes atendem mais de 800 estudantes.

“Nós fizemos quatro agendas na educação hoje. A gente inaugurou dois novos prédios que receberam escolas que foram transferidas para unidades muito melhores. A gente inaugurou três salas de aula nesta creche, e autorizamos a construção de mais oito salas de aula nessa mesma creche. E haverá também um novo prédio para uma nova escola, com 10 salas de aula aqui também na UR-10. Então, em duas horas, a gente fez quatro grandes anúncios e entregas na nossa cidade, na educação, todos eles no Ibura”, explicou o prefeito na Creche Escola do Ibura. 

Contando com cerca de 230 estudantes matriculados, distribuídos entre berçário e grupos I ao V, a Creche Escola do Ibura, que já passou por obras de ampliação e ganhou três novas salas de aula e um banheiro, será expandida novamente. A segunda etapa ampliará a unidade de ensino em 462 metros quadrados e contará com oito novas salas de aula, uma sala multiuso e três banheiros. No total, a Creche Escola do Ibura terá dois berçários, 16 salas de aula e uma sala multiuso.

A profissional de serviços gerais Mércia Ribeiro, 41 anos, tem seis filhos e todos eles  passaram pela Creche Escola do Ibura. “Nesse ano, eu só tenho uma menina de 5 anos aqui, mas meus filhos todos passaram por essa creche, foram criados aqui, o mais velho já tem 22 anos. Eu estou achando que aqui vai melhorar muito com mais uma ampliação. Agradeço demais”, comentou ela na ocasião.

Próximo à creche, em um terreno com mais de 1.200 metros quadrados, a Prefeitura do Recife vai construir uma nova unidade de ensino, a Escola Municipal do Ibura de Baixo, ocupando uma área de 1.190 metros quadrados de área construída. O projeto está dividido em três pisos – térreo, primeiro e segundo andar, contando com área administrativa (secretaria, arquivo, diretoria, depósito de material didático, banheiros e sala dos professores), área de serviços (cozinha, despensa, depósito de material de limpeza, banheiros, refeitório e casas de gás e lixo), oito salas de aula, bateria de banheiros, biblioteca, sala de recursos e laboratório. Na área externa da unidade estão previstos uma horta orgânica, mini campo, área de paisagismo e espaço para coleta seletiva de lixo.

Prevista para 2023, a Escola Municipal do Ibura de Baixo terá capacidade para atender 310 estudantes, contemplando turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais e do Acelera. “A educação é uma agenda permanente do nosso prefeito João Campos. É com muita alegria que estamos no bairro do Ibura anunciando a expansão de uma Creche Escola, que é uma etapa de ensino em que estamos trabalhando fortemente na expansão de vagas, e a construção de uma nova escola. Sem dúvidas, um momento importante para a educação do Recife”, disse o secretário Fred Amancio.

ESCOLA MUNICIPAL UR-5 – Acolhendo cerca de 200 estudantes do 1º ao 5º do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Educação de Jovens e Adultos, a unidade de ensino recebeu obras de ampliação e hoje conta com cinco salas de aula, sala multiuso, área para recreio interno, banheiros, cozinha, refeitório, sala administrativa e depósito. Distribuído em dois pavimentos, o prédio da escola conta com 313 metros quadrados de área construída. 

ESCOLA MUNICIPAL VILA SÉSAMO – Dividido em quatro pavimentos, a estrutura da Escola Municipal Vila Sésamo conta com secretaria, diretoria, depósito de material didático, sala dos professores, sala de recursos funcionais, copa, depósito, banheiros, depósito de material de limpeza, despensa, cozinha, pátios externo e interno com refeitório, laboratório, salão para eventos e 11 salas de aula. Juntos, os quatro pavimentos ocupam uma área de mais de 1.400 metros quadrados. Atualmente, a unidade atende cerca de 620 estudantes, distribuídos em turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, Travessia e Educação de Jovens e Adultos.

Veja também

COMPANHIA EXCELSIOR DE SEGUROS - EDITAL

COMPANHIA EXCELSIOR DE SEGUROS - EDITAL

EDITAIS E BALANÇOS

EDITAIS E BALANÇOS