Jala University seleciona estudantes brasileiros para programa bolsas de estudos em tecnologia

Contratação é garantida para os concluintes

Fundada em 2021, na Califórnia, Estados Unidos, a Jala University é uma universidade latino-americana - Divulgação

A universidade latino-americana Jala University, com sede nos Estados Unidos e braço da empresa boliviana de mais de 20 anos de atuação no mercado de tecnologia Jalasoft, chega ao Brasil para promover a formação gratuita de jovens que tenham interesse em atuar na área de tecnologia, garantindo a inserção desses estudantes no mercado de trabalho.

Com 60 vagas disponíveis para alunos de todo o país, a universidade está com seleção aberta para a primeira turma do curso de Engenharia de Software totalmente EAD, com início em 2023. Entre outros benefícios, os jovens selecionados receberão não apenas um diploma após a conclusão do curso, como também terão contratação garantida como engenheiros de software.

Voltado para estudantes com idades entre 17 e 24 anos - ou menores de 17 anos, mas que estejam cursando o último ano do Ensino Médio - o curso de Engenharia de Software da Jala University contará com extensa grade curricular e aulas ministradas por professores brasileiros e norte-americanos, seguindo os mais altos padrões de qualidade das instituições de ensino internacionais. Embora o curso seja totalmente virtual, a sede da universidade no Brasil foi instalada em Pernambuco, mais precisamente no Bairro do Recife, na área central da capital.

A escolha da locação para o início da atuação da Jala University no país não foi por acaso, já que o Recife é berço de grande parte dos profissionais de tecnologia atuantes no Brasil e no exterior, além de sediar inúmeras empresas de destaque na área. Segundo Stephan Filippo, diretor de operações da Jala University, a tradição do estado na área tecnológica mostra o quanto o setor é promissor.

"Estamos cada vez mais inseridos no ambiente virtual e a tendência é que esse mercado só cresça nas próximas décadas. Mas também existe uma demanda reprimida por profissionais bem capacitados. Por exemplo, de acordo com a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), a previsão é que, até 2025, o mercado de TI demande quase 800 mil profissionais da área. Então, o nosso objetivo é encontrar pessoas que verdadeiramente queiram aprender e desenvolver carreiras de sucesso como engenheiros de software", completa.

Curso garante contratação para os concluintes | Divulgação

Para garantir o máximo de aproveitamento do curso, além de receberem uma bolsa de estudo integral, os estudantes selecionados ainda ganharão um notebook de última geração para a realização da formação, que terá duração de quatro anos. E mais do que as disciplinas voltadas para a área da Engenharia de Software, os alunos também terão aulas de inglês, permitindo o certificado de proficiência até o nível C2 (pleno domínio da língua), e um estágio garantido na área da indústria.

Após a formação, todos os egressos sairão com o diploma emitido pela Jala University, com peso internacional, e um contrato de trabalho de quatro anos para integrar a equipe de engenheiros de software da Jalasoft, de empresas de pesquisa e desenvolvimento ou de outros parceiros, com remuneração em dólar e seguindo as leis contratuais dos EUA. "Como o trabalho será remoto, o profissional contratado poderá trabalhar de qualquer lugar no mundo e será incentivado a desenvolver sua carreira em empresas da área da tecnologia”, afirma Stephan Filippo.

Para se candidatar à vaga é necessário que o aluno realize o pré-cadastro no site da Fundación del Saber, empresa que promove a formação de profissionais qualificados, através da introdução de talentos em universidades com ensino teórico-prático utilizado na indústria de software, e responsável pela captação de fundos para a viabilização das bolsas de estudos. Após este momento, haverá uma conversa informativa, teste de habilidades e atitudes e um curso de admissão de quatro semanas, em turmas pequenas, do qual sairão os selecionados para a próxima fase. Fernando Schimelfenig, recrutador da Fundación del Saber, explica como se dará o processo seletivo.

"Após a finalização do curso de admissão, um profissional da psicologia entrevistará os candidatos selecionados para saber os motivos que os levaram até o curso. Queremos jovens que realmente estejam buscando isso, que estejam dispostos a mudar de vida através do estudo. Vamos tentar entender, nessa entrevista, se eles se encaixam no perfil que procuramos", diz.

Finalizando o período de entrevistas e havendo a aprovação, os selecionados assinarão a carta de aceitação. O início das aulas acontece em janeiro de 2023. A previsão é que, a cada semestre, 60 novas oportunidades sejam abertas. Os interessados podem realizar a pré-inscrição por meio do link https://bit.ly/3dz2Ueq.

Sobre a Jala University

Fundada em 2021, na Califórnia, Estados Unidos, a Jala University é uma universidade latino-americana que nasce com o propósito de impulsionar a indústria de software na América Latina e contribuir para o desenvolvimento da propriedade intelectual por meio da formação e capacitação de jovens na área de tecnologia. Com operações na Bolívia e iniciando as primeiras turmas no Brasil e no México em 2023, a previsão é que novas unidades da universidade sejam abertas na Colômbia, no Paraguai e na Argentina no próximo ano. A sede da Jala University Brasil fica na Rua do Bom Jesus, nº 125, no Bairro do Recife. Mais informações sobre a instituição no site http://jala.university e processo seletivo podem ser obtidas por meio do telefone (81) 99612-5252.

Veja também

Lady Ghika: quem é a mulher de major-general que substituiu Kate Middleton em evento real
MUNDO

Lady Ghika: quem é a mulher de major-general que substituiu Kate Middleton em evento real

Alexa, Siri, Lu, Bia: por que assistentes virtuais são geralmente associadas ao gênero feminino?
TECNOLOGIA

Alexa, Siri, Lu, Bia: por que assistentes virtuais são geralmente associadas ao gênero feminino?