Maior espetáculo imersivo sobre Monet inicia turnê mundial pelo Rio de Janeiro

A exposição “Monet À Beira D’Água” projetará sobre o público 285 obras do pintor

Exposição Monet À Beira D’Água - Reinaldo Ponte/Divulgação

As pinceladas marcantes de Claude Monet (1840-1926) eram atraídas pela água sob todas as suas formas. O pintor francês amou todas elas e manteve uma relação de proximidade com a paisagem marítima: cresceu à beira-mar e admirou a imensidão azul. Em Le Havre, cidade para onde se mudou aos cinco anos de idade, viu navios de todas as partes do mundo atracar para abastecer de suprimentos e seguir viagem. Essa relação o fez criar obras deslumbrantes.

Grande parte delas aporta na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 19 de março e 12 de junho, em um espetáculo original e inédito de projeções que traduz o legado do ícone do impressionismo, numa parceria com o Museu de Arte do Rio. Monet À Beira D’Água é um misto de luz, arte, cor, música e formas, projetadas no chão e nas paredes, dando ao visitante a sensação de estar dentro das obras do pintor.

A pré-venda dos ingressos pode ser feita no site www.ingressorapido.com.br. A tenda de 15 metros de altura será instalada no Boulevard Olímpico, na região portuária do Rio, nos arredores do MAR, a partir de fevereiro. Na estrutura de mais de dois mil metros quadrados, será possível vivenciar 285 obras licenciadas do pintor e projetadas em painéis com sete metros de altura. Essa é considerada a maior exposição multimídia de Monet do mundo em duração.

As pinturas serão apresentadas em sequências de animações digitais 2D e 3D, formando oito narrativas audiovisuais, cada qual enfatizando um aspecto da obra do mestre impressionista, numa roupagem nova e contemporânea, cujo objetivo principal é um convite à viagem, à exploração de territórios, à caminhada e ao passeio. “O espetáculo apresenta uma viagem imaginária de Monet seguindo um roteiro à beira d ́água em busca de paisagens que mudam com a atmosfera, pintadas por ele nas margens de rios, mares e lagos. Tudo isso apoiado numa curadoria que oferece ao público a proposta de conhecer sua obra a partir da água”, explica o diretor executivo da exposição, Leo Rea Lé, um dos membros da startup brasileira MIRA (Museum of Immersive Roaming Arts – Museu Itinerante de Artes Imersivas), desenvolvedora do espetáculo.

“A água é o tema central da exposição”, como explica o curador Naum Simão. “A partir desse tema orientamos a escolha das obras e sua organização em oito subgrupos temáticos, que chamamos de narrativas: Uma Viagem de trem; Campos e Moinhos; O Mar e a Luz; Passeio pelo Lago; Arquitetura do Tempo; Horizonte Nevado; Paisagens “en vert” e Flores de Tinta. Foram 28 meses de produção, envolvendo ao todo a dedicação de mais de 60 profissionais”, explica.

Dentre as principais obras de Monet presentes na exposição, estão as séries da Estação Saint-Lazare (1877), da Catedral de Rouen (1893), do Lago das Ninfeias (1895-1926), do Palácio de Westminster (1904) e do Grand Canal de Veneza (1908).

TECNOLOGIA DE PONTA
Neste museu imersivo, ilustração e animação se misturam a projetores, computação gráfica, programação RV, design de som e softwares variados a fim de conceber um produto inovador.

A exposição utiliza tecnologia de ponta para criar uma experiência multissensorial em 360 graus. “Levaremos as pessoas para uma jornada através das margens do Rio Sena, do Jardim de Giverny e da Costa da Normandia. Sem esquecer suas viagens para Londres, Veneza , Amsterdam e Noruega. Para isso, utilizaremos projetores de 12 mil lumens, sistema de som tridimensional em alta definição, trilha sonora original, animações, efeitos visuais, sonoros e especiais”, detalha o diretor artístico, Renato Sass.

Monet À Beira D´Água no Rio de Janeiro é uma realização da Produtora Rua 34, apresentado pela B3, e tem como apoiadores o Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial de Cultura, Nova Transportadora do Sudeste - NTS, Bayer, Renner, BNP Paribas, Repom, Embaixada da França no Brasil e a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além da parceria com o Museu de Arte do Rio.

SERVIÇO:
Monet À Beira D’Água

Local: Boulevard Olímpico e Museu de Arte do Rio – Região Portuária
Data de abertura: 19 de março
Ingressos: pré-venda disponível no site
Informações: @monetabeiradagua

Veja também

Isabelle passa mal em festa, é atendida por médicos e imagens vazam no pay-per-view; veja o vídeo
BBB 24

Isabelle passa mal em festa, é atendida por médicos e imagens vazam no pay-per-view; veja o vídeo

Matrículas na educação infantil cresce 13% em dois anos: "Perto da meta", diz diretor do Inep
Censo Escolar

Matrículas na educação infantil cresce 13% em dois anos: "Perto da meta", diz diretor do Inep