No Ibura, a escola que nos faz acreditar em um futuro melhor

Escola Pública Lagoa Encantada, localizada no bairro do Ibura - Google Maps

Perlúcia Arantes tem doze anos que entrou na rede municipal de ensino do Recife e há 6 anos trabalha na Escola Municipal Lagoa Encantada, que atende estudantes dos Anos Iniciais do ensino fundamental no Ibura, bairro do Recife. Atuando como coordenadora pedagógica, a professora nos contou um pouco sobre os diferenciais da equipe no tocante ao esforço para ofertar uma educação de qualidade para os estudantes.

“Pode parecer clichê, mas se você que trabalha na educação e não acreditar que pode ajudar a mostrar que eles conseguem, nada adianta. Muitos estudantes chegam com a autoestima baixa, e nós da nossa escola trabalhamos esse emocional que é tão importante. Eles ficam confiantes! É muito emocionante ver nos olhos deles o brilho, sempre falo que eles podem ser o que quiserem... E eles acreditam! Depois do emocional, trabalhamos o conteúdo. Realizamos simulados quinzenais, que dois meses antes da Prova Brasil passar a ser semanais”, afirma Pérlúcia.

A professora Perlúcia Arantes e seus estudantes

Na última avaliação externa, a escola obteve nota no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 6,4, resultado acima da meta para o mesmo ano que era de 5,3, assim como a meta projetada para 2021, que era de 5,6. A cada 100 estudantes, 98 são aprovados. As médias de aprendizado nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática são acima das médias obtidas pela Rede Municipal do Recife e pelas demais escolas públicas de Pernambuco. “Isso é muito trabalho em conjunto, professora, estudantes, Coordenação e gestão”, complementa Pérlucia.

 

Todos os sábados, publicaremos histórias de sucesso na educação, sob a perspectiva de quem faz o serviço acontecer no chão da escola, na sala de aula.

Veja também

Cia aérea oferece teste PCR grátis nos voos entre Brasil e Europa
Pandemia

Cia aérea oferece teste PCR grátis nos voos entre Brasil e Europa

Eclipsado pela Covid, sarampo se alastra pelo Amapá e provoca duas mortes de bebês
Surto

Eclipsado pela Covid, sarampo se alastra pelo Amapá e provoca duas mortes de bebês