Obra descreve a essência da filosofia de Sócrates

Livro reúne os fundamentos do pensamento socrático

Monumentos da Grécia Antiga - Freepik

Sócrates, filósofo considerado um dos fundadores da filosofia ocidental, não deixou nenhuma obra escrita registrada em seu nome. Sabe-se que naquela época havia dificuldade em guardar materiais e acredita-se que ele preferia passar o vasto conhecimento de forma oral. Assim, confiou aquilo que sabia aos seus discípulos. Coube a eles, então, transmitirem por escrito o legado do ateniense. 

Um dos pupilos do filósofo grego foi Xenofonte,  amigo desde a adolescência. Em Ditos e Feitos Memoráveis de Sócrates, que ganha nova edição pelo Grupo Editorial Edipro com tradução e notas de Edson Bini, o historiador apresenta a essência do pensamento socrático em uma obra que oferece um retrato biográfico da figura que moldou o pensamento ético e moral.

Com uma abordagem prática e centrada na moralidade cotidiana, Xenofonte discute a busca incessante pela verdade. Ele descreve a personalidade complexa de Sócrates, captura o cerne dos ensinamentos do filósofo e explora questões de virtude, justiça e a verdadeira natureza da sabedoria. 

O autor também explicita sua versão das ideias do filósofo sobre felicidade, amizade, forma de alimentação, bens materiais, riqueza e outros temas. Dividida em quatro volumes, a obra comenta, ainda, o julgamento de Sócrates (acusado e condenado por “corromper a juventude”) e traz análises dos discursos proferidos pelo professor. 

Seguindo uma linha semelhante de raciocínio, Sócrates mostraria quão inaproveitável é uma reputação de riqueza, de coragem ou de força quando é imerecida. [...] “Aquele que te convence a emprestar-lhe dinheiro ou bens, e então [não os devolve,] conservando-os para si, é certamente um velhaco, mas o maior de todos os velhacos é aquele que induziu seu Estado a crer que ele está apto a dirigi-lo.” (Ditos e Feitos Memoráveis de Sócrates, p.56)

Em uma jornada pela mente de um dos maiores pensadores da história, o autor elogia a personalidade de Sócrates tanto na vida pública (cidadão exemplar e homem religioso devoto) quanto no que se refere ao indivíduo (esposo protetor e pai zeloso). Xenofonte destaca que o mestre nunca abria mão do princípios e sempre deixava esses valores implícitos em discursos e ações, raramente de forma direta. Ideal para leitores que desejam compreender a influência do filósofo atemporal, este livro é um testemunho espontâneo de um dos personagens emblemáticos da história. 

Ficha Técnica
Título: Ditos e Feitos Memoráveis de Sócrates
Autor: Xenofonte
Editora: Edipro
Número de páginas: 192
ISBN: 978-6556601601
Preço: R$ 69,00
Onde encontrar: Amazon

Sobre o autor: Xenofonte de Atenas (c. 430-354 a.C.) foi historiador, militar e filósofo. Admirador ardoroso de Sócrates, era conhecido por seu espírito aventureiro, e aos 29 anos deixou Atenas para lutar contra o rei da Pérsia. Apesar de ter escrito sobre Sócrates, a maior parte das obras de Xenofonte são pragmáticas e historiográficas, baseadas em suas experiências militares e observações de pessoas influentes que conheceu. Acima de tudo, Xenofonte foi um polígrafo, palavra de origem grega que designa, nesse caso, o escritor de vários tipos de obras.

Sobre a editora: O Grupo Editorial Edipro tem como propósito, desde 1977, publicar obras que ajudem na evolução do leitor. Edipro é formação, inspiração e entretenimento. Ao longo dos anos, são mais de 500 títulos publicados nas principais áreas do saber e novos selos foram criados, como Caminho Suave e Mantra.

Instagram: @editoraedipro

Veja também

Lula assina projeto de lei para criação de nova estatal, a 'Embraer do espaço'
Economia

Lula assina projeto de lei para criação de nova estatal, a 'Embraer do espaço'

Ex-presidente Evo Morales é investigado na Bolívia por estupro de menor
Evo Morales

Ex-presidente Evo Morales é investigado na Bolívia por estupro de menor

Newsletter