Pernambuco seleciona seus representantes para concurso nacional de redação
Promovido em todo o Brasil com o intuito de fomentar a produção da redação nota 1000 no Exame Nacional do Ensino Médio e trabalhar pela Integração Ensino Superior com Ensino Médio,
o Escreve aí é um desafio realizado e administrado pela pelos centros universitários, UniFavip (Caruaru - PE), UniFBV (Recife – PE), Faci (Belém – PA), UniFacid (Teresina – PI), UniMetrocamp (Campinas – SP). Os representantes pernambucanos serão: Emilly Celeste (1º ano, Escola Técnica Cícero Dias), Edênio Gomes Catunda (2º ano, Escola Americano Batista) e Gabriel da Silva Trindade (3º ano, Escola Técnica Cícero Dias e a final acontecerá no dia 14 deste mês, em formato online.
Para a gestora da Cícero Dias, Aldineide de Queiroz, o projeto vem a somar na formação dos alunos. “Considero muito relevante, uma vez que o concurso instiga uma competição saudável na busca de um resultado 1000 para o formato da redação ENEM, o que fortalece a cultura da leitura e escrita como mecanismos essenciais para o atingimento desta meta. Agradeço a oportunidade e parceria compartilhados a nossa escola”, reforça Aldineide.
Para a aluna classificada com a melhor redação do 1° ano, Emilly Celeste (que tal citarmos a idade dela), ficou animada desde que soube do início do projeto. “Foi uma oportunidade de me desfaiar, adoro escrever e amo fazer redação. É um sentimento incrível de realização por ter passado para a final nacional e representar Pernambuco. Aproveito para agradecer aos meus amigos, professores e família. Tenho certeza de que essa é a primeira de muitas conquistas da minha vida”, destacou a estudante.
“Ao longo dos anos, vimos a preocupação das escolas em aprimorar a técnica de escrita de seus alunos, e o ENEM veio para fomentar ainda mais a necessidade de uma boa escrita, utilizando a redação como maior nota. Hoje, entretanto, os desafios estão cada vez maiores, a linguagem dos jovens está baseada em gírias e abreviações, muito em função de aplicativos de mensagens rápidas e games”, ressaltou a reitoria do Centro Universitário UniFBV, Erika Machado. “Esses jovens são a representatividade da dedicação, empenho e esforço em prol de um objetivo e nós da UniFBV desejamos felicidades e sucesso a todos”, conclui a reitora.



