A-A+

Recife tem a melhor educação entre as capitais do Nordeste, segundo ranking de consultoria

O Connect Smart Cities é feito pela Urban Systems

A educação é um dos vetores do desenvolvimento urbano - https://br.freepik.com/fotos/escola

No desempenho geral do Connected Smart Cities de 2021, Recife caiu do 15º lugar de 2020 para 26º lugar. O trabalho é realizado anualmente desde 2014, pela consultoria especializada em desenvolvimento territorial Urban Systems.

Dos 10 segmentos avaliados no estudo (Mobilidade, Urbanismo, Meio Ambiente, Tecnologia e Inovação, Saúde, Educação, Empreendedorismo, Governança, Economia e Segurança), a capital pernambucana só melhorou seu desempenho em dois: Empreendedorismo e Educação. 

Em Empreendedorismo, avançou do 8º para o 5º lugar do Brasil, consolidando-se como a melhor do quesito na região.

Já a Educação recifense, em 2020, não figurava entre as 100 melhores cidades e, em 2021, saltou para 36º posição. Entre as capitais, ficou em 6º lugar, atrás apenas de Vitória/ES, Florianópolis/SC, Palmas/TO, Campo Grande/MS e Goiânia/GO. 

O resultado dos indicadores educacionais do Recife impediram uma queda maior do resultado geral do ranking e foram consequência direta dos avanços do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do ensino Fundamental. O índice é apurado a cada dois anos, e é composto pelas proficiências em Língua Portuguesa e Matemática, ponderadas pelo fluxo, traduzido de forma simplificada pela taxa de aprovação.

Desde 2017, Recife é a capital que mais cresce seu IDEB e, em 2019, não só bateu, como superou as metas propostas pelo MEC (Ministério da Educação) pela primeira vez desde começo da série histórica da avaliação.

Secretário de Educação do período, e hoje Presidente da Emprel, Bernardo D'Almeida ficou feliz com o resultado. "O resultado é fruto da prioridade que o Prefeito deu a educação e ao esforço da equipe de professores, que em cada escola e cada sala de aula sempre deram o máximo pela garantia de direitos de aprendizagem dos estudantes do Recife".

Opinião do Papo de Primeira

Apesar da queda no ranking geral, é salutar destacar o expressivo avanço da educação do Recife. Rankings podem ser bem utilizados, quando bem compreendidos e usados a favor da garantia de direitos. Competir pelo bem coletivo é um jogo onde todos ganham, cidadãos e gestores públicos.

Ainda é necessário avançar muito mais, mas a continuidade do que está sendo bem feito é um dos segredos para galgarmos resultados consistentes no futuro.

Veja também

Câmara aprova projeto que institui o Estatuto da Pessoa com Câncer
Câmara dos Deputados

Câmara aprova projeto que institui o Estatuto da Pessoa com Câncer

Bolsa tem leve queda com ajuste do mercado à alta da Selic
Ibovespa

Bolsa tem leve queda com ajuste do mercado à alta da Selic