Redação do Enem: possíveis temas e 5 dicas para se preparar desde já

Estude de forma assertiva e desvende os segredos para conseguir uma redação nota mil

O planejamento prévio do texto, dividindo-o em introdução, desenvolvimento e conclusão, é uma estratégia eficaz para otimizar o tempo e garantir a coesão do texto final. - Imagem de wayhomestudio no Freepik

Na preparação para provas como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), um dos maiores desafios para os vestibulandos é a redação, que carrega consigo um peso significativo na pontuação final. Para ajudar os estudantes a se organizarem de forma eficaz e abordarem as problemáticas propostas com confiança, Thiago Braga, autor do Sistema de Ensino pH, trouxe insights valiosos sobre os possíveis temas e dicas de estudos. Confira:

Quais temas podem cair na redação do Enem?

Os temas das redações do Enem têm uma forte tendência em abordar problemas relevantes da sociedade brasileira. Nos últimos anos, questões como direitos das mulheres, racismo, preconceito religioso e manipulação de dados foram recorrentes. Para 2024, uma tendência identificada é a possibilidade de um tema ambiental, dada a ausência de abordagens sobre o assunto desde 2008.

Com isso em mente, o autor do Sistema de Ensino pH lista três possíveis temas inéditos:

1- Desafios do saneamento básico no Brasil

Milhões de brasileiros ainda vivem sem acesso à água potável, esgoto sanitário e coleta de resíduos sólidos – algo básico para a saúde pública. A redação poderia abordar os desafios enfrentados na universalização do saneamento básico, como a falta de infraestrutura, a má gestão dos recursos hídricos e as desigualdades regionais. Diante desse tema, os estudantes devem propor soluções para garantir o acesso ao saneamento, promovendo a conscientização sobre o uso responsável dos recursos naturais e o combate à poluição.

2- Impacto da crise climática nas populações vulneráveis

O ENEM também pode explorar como eventos climáticos extremos, assim como secas, enchentes e ondas de calor afetam comunidades de baixa renda, povos indígenas e moradores de áreas periféricas. Os estudantes poderiam discutir medidas de adaptação e mitigação, políticas de resiliência e a importância da justiça climática.

3- Crise no sistema carcerário brasileiro

A questão do sistema carcerário no Brasil é de extrema relevância social e política. O ENEM poderia propor uma reflexão sobre as condições precárias das prisões, a superlotação, a falta de ressocialização dos detentos e a presença de facções criminosas. Os estudantes podem abordar soluções para melhorar as condições dentro das prisões, promover a reintegração dos presos à sociedade e reduzir a reincidência criminal.

5 dicas para se preparar para a redação do Enem

Mais importante do que prever os temas é estar preparado para o formato do Enem. Acompanhe 5 dicas para tirar uma nota alta na redação:

1- Invista tempo em aumentar seu repertório

“Neste momento do ano, a missão dos estudantes é buscar repertório. Ler, ficar atentos às grandes discussões do ano, conseguir relacionar essas grandes discussões aos temas que estão sendo disponibilizados nas escolas e acompanhar parte do noticiário – seja por rede social ou nas páginas dos grandes portais, o importante é buscar informação de qualidade”, afirma Braga. O especialista destaca, ainda, que a apresentação de referências externas vale ponto na redação do Enem.

2- Faça uma redação por semana até o Enem

A prática regular de redação é fundamental. O autor do Sistema pH recomenda a produção de um texto por semana, com foco na correção detalhada, com feedbacks de alguém que conheça os critérios do Enem, e no aprimoramento constante.

3- Pratique utilizando um cronômetro

Para lidar com o tempo limitado da prova, é crucial praticar com cronômetros e aprender a organizar as ideias de forma estruturada. “O estudante deve se forçar a fazer a redação em 1 hora e 30 minutos, no máximo. Então, se ele não conseguir na primeira semana, em algum momento vai conseguir, a prática vai começar a fazer efeito e a produção textual será mais fluida, as ideias começam a surgir mais naturalmente, se adequando ao tempo”, diz Braga.

4- Realize sempre um planejamento do texto

O planejamento prévio do texto, dividindo-o em introdução, desenvolvimento e conclusão, é uma estratégia eficaz para otimizar o tempo e garantir a coesão do texto final. Anote os pontos que vai abordar em cada parte, incluindo os elementos do seu repertório que serão utilizados na argumentação. “Não existe um aluno que tira nota 1000 sem ter feito um planejamento”, enfatiza o autor do Sistema pH.

5- Entenda os critérios de avaliação do Enem

No Enem, os avaliadores consideram cinco competências: norma culta, estrutura do texto, argumentação e projeto de texto, coesão textual e proposta de intervenção. Cada uma dessas vale 200 pontos, totalizando a nota máxima 1000. É essencial que os estudantes se atentem a cada uma dessas divisões para garantir uma boa pontuação na redação.

 


 

Veja também

SELF IT ACADEMIAS HOLDING S.A. - EDITAL

SELF IT ACADEMIAS HOLDING S.A. - EDITAL

SELF IT ACADEMIAS HOLDING S.A. - BALANÇO

SELF IT ACADEMIAS HOLDING S.A. - BALANÇO

Newsletter