Logo Folha de Pernambuco

Reta final do Enem: Confira dicas para se sair bem na prova

Freepik

Com a proximidade das datas de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, marcado para os dias 3 e 10 de novembro, os estudantes estão em contagem regressiva para um dos momentos mais importantes de suas trajetórias acadêmicas. Com dez horas e meia de duração no total, o Enem representa o principal caminho para o ingresso nas principais faculdades públicas e privadas do país, além de possibilidades em instituições de ensino superior estrangeiras. 

Segundo Madson Molina, coordenador do Curso Anglo, recomenda que, nesta reta final, o candidato dê atenção especial aos conteúdos que não possui domínio, mas que tenham um histórico de incidências na prova. “Fazendo uma analogia com uma corrida de 400 metros, o momento da reta final é exatamente quando os atletas precisam se destacar e alavancar resultados. Da mesma forma, os estudantes precisam usar esse momento para conseguir estudar de maneira qualificada. Essa percepção de que falta pouco tempo é importante para que eles possam dar o seu máximo”, exemplifica.  

De acordo com ele, um bom exercício mental para o estudante é imaginar que está em uma ponte e, ao olhar para trás, vislumbrar que a maior parte do trajeto já foi percorrida. “Falta pouco para concluir essa travessia e é justamente quando é necessário reforçar os estudos, o que, sem dúvidas, vai impactar no resultado das notas obtidas no Enem”, comenta o coordenador do Curso Anglo.  

Cronograma de estudos eficiente  

Para que o estudante mantenha a motivação alta nos dias que antecedem a prova, o especialista recomenda que seja criada uma rotina a ser seguida à risca. Neste sentido, ter um cronograma de estudos é um ponto preponderante para conseguir utilizar os últimos dias de preparação de forma eficiente.  

A primeira análise a ser feita, antes do criar esse planejamento, é sobre quais dias da semana o vestibulando se propõe a estudar. Depois, o indicado é checar quais são os períodos destinados ao estudo (manhã, tarde, noite). Posteriormente, como serão “fatiados” esses períodos, indicando o tempo exato de estudo para cada disciplina.  

Recomendações para o dia da prova.

Para o primeiro dia do Enem, com provas de Redação, Linguagens e Ciências Humanas, a dica é que o candidato comece a prova verificando o tema da redação e os textos de apoio, sem iniciar a escrita. “Assim, ao longo do exame, ele poderá ter insights e anotar suas ideias. Também poderá deixar para estruturar o conteúdo e passar a limpo, apenas quando faltar uma hora para o final da prova. Essa é uma dica importante porque, em vez de fazer a redação em apenas uma hora, ele terá cinco horas e meia para pensar e concluir a redação”, afirma Molina. 

Para o segundo dia, que traz as provas de Matemática e Ciências da Natureza, uma orientação relevante é identificar as questões por seu nível de dificuldade (fáceis, médias e difíceis), colocando códigos do lado de cada uma (F, M e D). Segundo Molina, vale a pena priorizar as resoluções mais tranquilas, pois o Enem as valoriza no algoritmo de correção TRI (Teoria de Resposta ao Item).  

Além disso, conforme destaca o especialista, para manter o foco durante a prova, é importante ter feito simulados com antecedência, acessando versões do exame de anos anteriores.  

Veja também

Filho de Fernanda Torres, Joaquim Waddington é afilhado de Gil e tem perfil discreto nas redes
FAMOSOS

Filho de Fernanda Torres, Joaquim Waddington é afilhado de Gil e tem perfil discreto nas redes

Apple é acusada de silenciar funcionários, espionar dispositivos pessoais e violar direitos
EUA

Apple é acusada de silenciar funcionários, espionar dispositivos pessoais e violar direitos

Newsletter