A Inflação na Economia Mundial em 2020 - 2021

O fenômeno global da inflação pós-pandemia no mundo

Canva

A alta da inflação foi a tônica no mundo em 2020 e 2021. É mais uma das consequências nefastas da pandemia. 

Com foco no G-20, grupo de 19 nações mais a União Europeia, analisamos as consequências objetivas da pandemia na economia mundial, no quesito inflação. 

Os efeitos foram universais, porém, afetaram com maior ou menor intensidade os países em função das características de cada economia. Por exemplo, das 10 maiores taxas de inflação em 2021, 07 são de países emergentes e só 03 de países do G7.

Por outro lado, 05 das 07 economias do G7 tiveram taxa de inflação que há mais de 20 anos não conheciam. Os EUA experimentaram em 2021 a maior taxa de inflação desde 1982.

Está alta generalizada da inflação não teve, obviamente, origem numa pressão de demanda, visto que os seguidos períodos de lockdown, restrição na circulação de pessoas e redução da atividade produtiva provocou queda na atividade economia ao redor do mundo e impactou negativamente no consumo.

A origem está, principalmente, dentre outros fatores, na quebra das cadeias produtivas e de logística que ocasionaram um descompasso entre demanda e oferta, provocando aumento de preço em fretes, produtos e serviços de forma generalizada em todo o planeta.

Abaixo o raio X da inflação

Obs. Dados apurados base janeiro de 2022, passível de ajustes dependendo da forma de consolidação adotada pelos países.
Obs. 2. Os dados da União Europeia envolvem os 28 países integrantes do bloco.
Obs. 3. A média aritmética abrange as taxas dos 19 países do G20 e a taxa da União Europeia

Por fim, podemos destacar, fora do escopo da nossa análise, o caso extremo da Venezuela que se constituiu na maior inflação do mundo com 686,4% em 2021.
Ao fim e ao cabo, o mundo além de sofrer do ponto de vista humanitário, também sofreu no aspecto econômico por causa desta pandemia. A boa notícia é que as economias, de modo geral, estão se recuperando, e, 2022 tende a ser um ano de consolidação desta recuperação.

 

Forte abraço a todos e fiquem com Deus! 

 

 

Veja também

Senado dos EUA dá prazo para TikTok cortar laços com controladora chinesa para evitar ser banido
TECNOLOGIA

Senado dos EUA dá prazo para TikTok cortar laços com controladora chinesa para evitar ser banido

Beatles: violão tocado por John Lennon em "Help!" e perdido há 50 anos vai a leilão
MÚSICA

Beatles: violão tocado por John Lennon em "Help!" e perdido há 50 anos vai a leilão

Newsletter