Após mensagens de Gleisi, Dilma, Haddad e Lula, Marília discursa como candidata

A parte final da live que marcou a Convenção do PT no Recife para oficializar o nome da deputada federal Marília Arraes (PT) na disputa pela Prefeitura da capital pernambucana reservou os depoimentos mais fortes do dia. A presidente nacional da legenda, Gleisi Hoffmann, a ex-presidente Dilma Rousseff, o ex-prefeito e ex-candidato à presidência pelo PT, Fernando Haddad e o ex-presidente Lula deixaram suas mensagens de apoio à petista no Recife.

"Marília, mulher jovem, aguerrida, destemida e lutadora. Vamos sentir sua falta aqui na Câmara, mas é por uma boa causa. Neta de Arraes e companheira de Lula, conte conosco. A direção nacional do PT está com você", afirmou a deputada federal Gleisi Hoffmann, presidente nacional da legenda. 

Em seguida, a ex-presidente Dilma Rousseff deixou sua mensagem de apoio. "Recife vai ter a primeira mulher prefeita de sua história", afirmou Dilma, que criticou Bolsonaro para falar da necessidade de eleger prefeitos do campo progressista. "O atual presidnete não se importa com a vida da população. Por isso, mais do que nunca, é preciso ter na prefeitura alguém que governe para todos. Governar para todos é não deixar ninguém para trás. Marilia é deputada federal e foi três vezes vereadora, o que torna ainda mais legitimo o seu projeto de ser prefeita da cidade", frisou Dilma "Marilia Arraes representa o empoeramento da mulher com sua capacidade de superar com coragem e firmeza os desafios e com sensibilidade de acolher quem mais precisa", finalizou a ex-presidente.

Candidato do PT nas últimas eleições presidenciais, Fernando Haddad mandou uma mensagem que aparentemente era padrão para todos os municípios, com um corte final incluindo o nome de Marília. "Quero lembrar a cada companheiro e cada companheira que nos largamos em vantagem pois temos um legado. Nessa campnha nós precisamos defender com unhas e dentes o legado do PT. A construção de um Brasil melhor começa pela construção de uma cidade melhor, mais desenvolvida e mais justa para todos e todas", dizia a primeira parte do texto. "Em Recife, tenho certeza d que Marília Arraes é a mais preparada para fazer as mudanças que o Brasil precisa", concluiu a mensagem de Haddad.

Por fim, o ex-presidente Lula deixou um recado bem pessoal para a petista. "Marília é o retrato da mulher ocupando seu espaço. Ela é 'boa de briga' e tem tudo para ganhar essa eleição. Foi Marília que escolheru o PT em um dos maomentos mais difíceis da nossa vida, quando o partido sofreu uma perseguição midiatica e judicial. Isso só mostra sua coragem", disse Lula. "Estou certo que Recife vai ter a primeiro mulher prefeita de sua hisória e o nome dela é Marilia Arraes", concluiu o ex-presidente.

Encerrando a live, Marília Arraes falou oficialmente como candidata. Agradeceu ao presidente estadual do PSOL, Severino Alves, pela articulação que garantiu a aliança entre os partidos, lembrou do apio da família e de outros apoiadores. Também comemorou o fato de ter enfim oficializado a candidatura depois de tantas reviravoltas e disputas internas no PT.

"É uma candidatura que desagradou muita gente poderosa que tinha um projeto de poder para os próximos 20, 30 anos e achava que podeia tirar a liberdade das pessoas de escolherem seus representnres. Mas eleição não se hanha de W.O, eleição se ganha na urna", alfinetou. 

Sobre a dificuldade de viabilizar sua candidatura internamente no PT, ela citou a sua resiliência. "A gente precisa saber como se portar dianrte das situações adversas que a vida nos impõe", disse. Marília lembrou que a data em que a convenção foi realizada tem um valor sentimental. "É um dia muito simbólico para mim. No dia de hoje está se completando 41 anos do comício de quando Arraes voltou do exílio", lembrou.
"Para mudar o que precisa de verdade é preciso muitas vezes bater de frente com quem é poderoso e com quem manda no poder econômico e politico e essa corage a gente já mostrou que tem", disse. Ela também colocou no discurso a falta de representatividade das mulheres nos espaços de poder. "Não é fácil a vida das mulheres e se torna mais difícil ainda porque tem poucas mulheres nos representando", apontou, prometendo investir nas creches para emancipar mulheres a fim de que elas ocupem esses espaços.

Por fim, ela lembrou do que foi entregue pelo PT nos 12 anos que gvernou a cidade, propondo uma "retomada do legado olhando para o futuro. Caminhando no mesmo caminho, mas numa caminhada diferente. Sem negociar nem as prioridades nem as esperanças das pessoas. E é com esse compromisso que eu me apresento para vocês hoje", disse.

"Nós vamos sim apresentar um projeto de cidade que vai incluir e cuidar de verdade das pessoas. Sei que estou prepararda para fazer o Recife sorrir e cuidar das pessoas de novo e para ser a primeira prefeita do Recife. Tenho certeza que estou preparada para fazer o possível, mas o impossível o povo vai nos ajudar a fazer", concluiu Marília.