Cavalo entende melhor quando falam com ele como um bebê

Eles também são capazes de reconhecer expressões em um rosto humano - Pixabay

A ciência, cada vez mais, tem apresentado detalhes sobre o mundo animal. Nesta segunda-feira (22), foi a vez de um estudo apresentado na França indicar que é benéfico falar com um cavalo da mesma forma que se fala com um bebê. 

“Os cavalos ficam mais atentos e parecem entender melhor as nossas intenções” quando o tom usado é “mais alto” e com “entonações exageradas”, diz o estudo desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisa em Agricultura, Alimentação e Meio ambiente (Inrae) e o Instituto Equestre Francês (IFCE).

Leia também:

Entenda a importância do comedouro elevado para cães e gatos

Existe intervalo de tempo ideal para dar banho nos cães?
 
Excesso de fofura: 217 tartarugas marinhas nascem na Praia de Piedade
 
Leia outras notícias no Folha Pet


“Cavaleiros e criadores devem integrar esse método no relacionamento com os cavalos para facilitar a interação diária e melhorar o bem-estar dos animais”, indica o Inrae. O estudo completo foi publicado pela revista científica Animal Cognition.

Para avaliar melhor o impacto dessa linguagem, os etologistas desenvolveram duas séries de testes com vinte cavalos que ainda não haviam sido expostos à "conversa de bebê”.
 

CavaloFoto: Pixabay


No segundo teste, os cientistas estabeleceram que as instruções para a obtenção de alimento eram melhor seguidas pelos cavalos se fossem comunicadas a eles em tom infantil.

“Os cavalos respondem mais favoravelmente, ficam mais calmos, olham mais para o experimentador e respondem aos gestos”, destaca o Inrae.

Em um outro estudo, as equipes do Inrae já haviam mostrado que equinos são capazes de reconhecer expressões em um rosto humano e que, por isso, ficam mais nervosos diante de uma expressão de raiva e mais calmos diante de uma expressão de alegria.

Veja também

Construir vantagem é desafio do Náutico no Clássico dos Clássicos pela final do Estadual
Futebol

Construir vantagem é desafio do Náutico no Clássico dos Clássicos pela final do Estadual

Conservatório Pernambucano de Música celebra o Dia do Choro com programação gratuita
Dia Nacional do Choro

Conservatório Pernambucano de Música celebra o Dia do Choro com programação gratuita

Newsletter