Quarentena rendeu quilos extras para os pets. E isso não é bom

Alimentação deve ser balenceada de acordo com o porte do animal, pois o sobrepeso pode prejudicar a saúde e até diminuir a expectativa de vida - Foto: Alexas Fotos/Pixabay

Com o isolamento social mais rígido por conta da pandemia da Covid-19, muitas pessoas andam se queixando que ganharam uns quilinhos, fruto de mais tempo em casa, níveis elevados de ansiedade e estresse e redução nas atividades físicas. Mas isso não é exclusividade dos humanos. O convívio mais intenso com os tutores e as restrições no ir e vir também causaram mudanças na rotina dos pets. E muitos, assim como seus donos, estão registrando dígitos mais elevados na balança. 

“Os animais começaram a ter mais contato com a hora da alimentação dos tutores e, como estão participando daquele momento, é mais fácil pedirem. Quando não tem quarentena, muitas pessoas fazem refeições e lanches fora. Agora, os pets estão tendo mais tempo para barganhar. A tendência é que o proprietário acabe dando, até porque muitos animais passaram a passear menos, então o tutor faz um tipo de compensação”, explicou a médica veterinária Aline Brasilino. 

É importante, no entanto, estar atento aos limites, pois, assim como nos humanos, o sobrepeso afeta a qualidade de vida e a longevidade dos cães e gatos. Eles podem desenvolver alterações cardíacas e respiratórias, além de problemas renais, hepáticos, diabetes, entre outros. 

Isso sem falar nos prejuízos ortopédicos, uma vez que o peso acima do adequado para a estrutura pode causar danos à coluna e às articulações. Animais idosos sofrem ainda mais. Muitos já enfrentam artrite e artrose, e o sobrepeso torna mais difícil a locomoção. "Fora que a gordura é um processo inflamatório, então afeta na qualidade de vida como um todo”, alertou Aline Brasilino. 

Segundo ela, os gatos, embora mais sonolentos, ainda têm uma rotina ativa por conta própria, o instinto de explorar o ambiente, enquanto os cães geralmente precisam de estímulos para se mexer. Além disso, apesar de existirem felinos bons de boca, a tendência é que eles sejam mais seletivos do que os caninos, que, por “paparem tudo", acabam tendo mais facilidade de engordar. 

Bono, o beagle da engenheira civil Brenda Layme, é um desses pets que não recusa um lanchinho. Frutas, petiscos, biscoitos, ração... Com ele não tem tempo ruim. Bono está com 11 meses e, durante esse período, poucas vezes foi à rua. Primeiro, cumpriu o protocolo inicial de vacinação, aguardando três meses até ser liberado para passear em ambientes externos. Pouco tempo após ganhar a “alforria”, veio a pandemia e mais uma restrição. 

Bono, de 11 meses, passou a lanchar mais com a presença dos tutores em casa. 

Para entreter Bono, Brenda apostou em brincadeiras, lições de adestramento e brinquedos interativos. E tudo isso está diretamente ligado à oferta de petiscos como recompensa. Fora que ela e o marido passaram a trabalhar em home office e ganharam a companhia ilustre do pet a cada lanche. 

“Ele está quase perdendo a cinturinha. Tudo ele quer. Estava comendo frutas umas cinco vezes ao dia, fora as refeições dele e os biscoitos sempre que faz as necessidades no tapetinho. A veterinária alertou e agora estamos controlando”, disse a tutora. Bono está próximo dos 18kg, cerca de cinco quilos a mais do que o indicado para o porte dele, segundo a veterinária que o acompanha, Manuela Passos. 

Bono, Beagle de 11 mesesPerda da "cintura" é um dos sinais de que o pet está acima do peso ideal 

“Bono não vem passeando, por conta do isolamento, e tem ficado muito tempo com os tutores, exigindo mais atenção, o que resulta em comida em excesso. Acaba não havendo um balanceamento energético correto. E Beagle é uma raça que tem tendência a engordar”, explicou a especialista. Além dos beagles, Labrador, Pug, Dachshund, Basset, Buldogue Inglês e Golden Retriever foram outras raças citadas por ela nesse grupo mais propenso a ganhar peso. 

Assim como Bono, fastio também passa longe de Flock, o gato siamês do tosador Gilson José dos Santos. E, com a família em casa durante a quarentena, o felino entrou para o grupo dos obesos. “Ele só come ração. Se você colocar outra coisa, ele não come. Mas pede a ração o tempo todo. Você coloca, ele come. Daqui a pouco, vem se esfregando pedindo mais”, comentou o tutor. 

FlockFlock só come ração, porém pede para abastecerem o pratinho a toda hora 

Flock tem três anos e, mesmo sendo conhecido na rua onde mora, em Piedade, no Jaboatão dos Guararapes, por caminhar bastante durante o dia, o gasto não tem sido suficiente para queimar a quantidade de calorias que vem sendo ingerida. “Ele sempre foi gordinho, mas ganhou bem mais peso nos últimos meses”, revelou Gilson.   

O caminho inverso, de emagrecimento, requer paciência e disciplina. Para quem notou o pet mais rechonchudo, o ideal é procurar o médico veterinário que o acompanha para que seja elaborada uma dieta específica para o porte dele, seja com ração ou alimentação natural, respeitando as porções e intervalos estipulados. Além disso, o profissional poderá indicar opções menos calóricas para os lanches, como frutas e vegetais adequados para o pet, e atividades que irão ajudar a queimar os quilinhos extras. 

Veja também

Samsung libera os recursos de IA para novos dispositivos da linha Galaxy nesta sexta (29)
TECNOLOGIA

Samsung libera os recursos de IA para novos dispositivos da linha Galaxy nesta sexta (29)

Diablo IV é disponibilizado para Game Pass; confira os valores da assinatura
GAMES

Diablo IV é disponibilizado para Game Pass; confira os valores da assinatura

Newsletter