São João: dicas para amenizar o desconforto dos pets com os fogos

Por conta da pandemia de Covid-19, algumas cidades determinaram a proibição de fogueiras e fogos de artificio no período junino. Mas há sempre quem ignore as ordens gerais, além de a maioria dos municípios não terem aplicado restrições.

Por isso, o mais indicado aos tutores de pets nesses períodos é recorrer à velha máxima do “é melhor prevenir do que remediar”.

Como não serão realizados grandes eventos, a tendência é que os festejos sejam substituídos por reuniões em casa, levando o barulho ainda mais para perto do ambiente dos animais domésticos. 

E para ter uma ideia do quanto esse barulho é incômodo, basta lembrar que os animais têm uma audição até quatro vezes mais sensível que a dos humanos. 

Fora que não fica somente na esfera do desconforto. As explosões e os efeitos luminosos dos fogos de artifício podem funcionar como gatilhos para crises de ansiedade e estresse. Alguns cães e gatos podem se sentir angustiados ou ameaçados. 

GatoAnimais têm audição até quatro vezes mais sensível que a dos humanos. Foto: Pixabay

As reações são diversas, indo desde miados e latidos mais intensos - tipo de reclamação mesmo -, passando pela tentativa de encontrar um local para se esconder, onde se sintam mais protegidos; até perfurações no tímpano, tremores, convulsões e parada respiratória. 

Esse risco existe porque o estresse eleva os batimentos cardíacos. O perigo é maior para os pets com alguma cardiopatia e os idosos, mas isso não significa ausência de risco para os demais. 

Entre os sinais de que o pet está assustado, podemos destacar: 

- Tremores 

- Ansiedade

- Taquicardia 

- Convulsões

- Salivação excessiva 

É fundamental conhecer bem o seu animal de estimação, pois será mais fácil perceber mudanças no comportamento dele. Alguns cuidados simples podem ajudar a minimizar o desconforto e, principalmente, os riscos associados aos estampidos dos fogos.

Confira algumas dicas: 

Portões fechados 
Da mesma forma que uns animais não se abalam com o barulho de fogos, outros têm reações imprevisíveis. Alguns, em instinto de defesa, correm de forma desesperada na tentativa de sair daquele local de estresse. 

Daí a importância de não deixar acesso livre à rua. São inúmeros os relatos de animais que fugiram após barulho de fogos e se perderam. Dependendo da área, correm risco ainda de atropelamento. 

Ambiente tranquilo e seguro

cãoPets tendem a procurar lugar para se esconder. Foto: Pixabay 

Quando estão com medo, os animais muitas vezes preferem pequenas áreas fechadas. Uma opção, portanto, é preparar um lugarzinho seguro dentro de casa para o pet se esconder, com a caminha ou almofada que ele gostar de deitar, comida e água.

Se possível, mantenha as janelas e cortinas do ambiente fechadas, pois cria barreiras contra os ruídos e diminui o contato visual com os efeitos de luz. 

Outras estratégias para minimizar o barulho podem ser colocar músicas calmas em som ambiente ou ligar a televisão em uma programação tranquila.

O uso de ventiladores também ajuda a diminuir o foco dos fogos, além de refrescar o pet. Outra dica é diminuir a iluminação do ambiente, com luzes menos intensas. 

Leia também:

Há dois meses, família faz buscas por cadela que fugiu após alvorada de fogos
 
Usar identificação pode salvar a vida do pet
 
Cães e gatos braquicefálicos exigem cuidados diferenciados

Veja outras notícias no Folha Pet


Fique calmo
Tente manter um comportamento tranquilo, com ações habituais, de forma que o ambiente fique o mais próximo possível de como é costumeiramente, e um tom de voz sereno. 

Ficar junto do pet e transmitir tranquilidade e confiança ajuda a acalmar ele. Manifestar susto ou reclamações excessivas com a situação de barulho podem contribuir para o estressá-lo. 

Entretenimento 

Gato com brinquedoFoto: Pixabay

Se o pet tiver brinquedos favoritos ou gostar de caçar petiscos escondidos, vale a pena investir em um entretenimento que prenda a atenção dele e o faça desfocar da expectativa por novos estampidos. 

Faixinha 
Uma técnica já conhecida é enrolar uma faixa ou lenço na região torácica do animal. O acessório deve passar pelo peito e dorso, formando um oito, e ser finalizado com um nó na região traseira. A pressão imposta por essa “amarração” influencia no sistema nervoso e gera uma sensação de segurança. 

Arte: Hugo Carvalho

Proteção para os ouvidos 
Nos animais que apresentam desconforto mais acentuado com o barulho, uma opção é colocar um chumaço de algodão nos ouvidos, semelhante ao utilizado durante os banhos. Caso você nunca tenha colocado, é bom pedir orientações antes a um médico veterinário, para evitar acidentes. 

Medicação 
Se você já tentou vários recursos, mas nunca conseguiu acalmar o pet durante momentos de foguetório, o ideal é conversar com o médico veterinário que o acompanha para elaborar a melhor estratégia para esses momentos, podendo recorrer até a medicações com efeito calmante. 

Quanto vale a diversão?

CachorroFoto: Pixabay

A queima de fogos não afeta somente os animais domésticos. É comum muitas famílias procurarem cidades do interior durante o período junino.

Em locais mais afastados dos centros urbanos, estão os animais silvestres, que também sofrem com o impacto dos fogos de artifício. Algumas aves chegam a abandonar ninhos e filhotes para fugir do barulho. 

Os fogos também geram desconforto para bebês, sobretudo os recém-nascidos, pessoas idosas, pessoas com autismo, enfermos e aqueles com algum tipo de trauma. Então, antes de soltar fogos, pense nas vidas ao seu redor e desenvolva a empatia. 

Veja também

A importância do descanso na vida moderna
OPINIÃO

A importância do descanso na vida moderna

Atuação contra Juazeirense faz Sport chegar com "solidez" na final diante do Náutico, diz Soso
Sport

Atuação contra Juazeirense faz Sport chegar com "solidez" na final diante do Náutico, diz Soso

Newsletter