Vida: 58 tartarugas marinhas nascem no litoral sul de Pernambuco

Dos 81 ovos, 58 filhotes nasceram e 23 não eclodiram - Divulgação

Após a eclosão de mais de 200 ovos de tartarugas marinhas na semana passada, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolinta do Recife (RMR), o litoral de Pernambuco voltou a registrar o nascimento de novos animais.  

Desta vez, na Praia de Enseada dos Corais, no Cabo de Santo Agostinho, também na RMR. Os ovos foram colocados no dia 4 de fevereiro e tiveram um período de incubação de 49 dias, resultando no nascimento de 58 tartarugas-de-pente, nessa quarta-feira (24). Outros 23 ovos não eclodiram. 

Foto: Divulgação

O biólogo da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, Felipe Brayner, faz o monitoramento dos ninhos no litoral e estimulou o nascimento das tartarugas. 

"Nós cavamos e ajudamos as tartarugas a chegar ao mar e reduzimos a taxa de mortalidade, que pode chegar a 17%. Como foi um dia chuvoso, a areia fica fria, o que facilita o nascimento”, explicou. No litoral do Cabo, há outros seis ninhos sendo monitorados, cinco em Enseada dos Corais e um na Praia de Itapuama. 

Leia também:

Após aventura romântica, cão é retirado de lago por pescadores
 
Pelos embaixo das patinhas passam despercebidos, mas podem oferecer riscos
 
Cavalo entende melhor quando falam com ele como um bebê

Veja outras notícias no Folha Pet


Entre os meses de setembro e março, época mais quente, acontece o período de desova das tartarugas marinhas em toda a costa brasileira. A depender da espécie, as fêmeas podem fazer de duas até nove desovas cada. 

O período de incubação varia entre 45 e 60 dias, dependendo do calor do sol. Logo após a eclosão dos ovos, as filhotes caminham em direção ao mar, onde se alimentam de algas (principalmente sargaços) e matéria orgânica flutuante. 

Nos últimos anos, por causa do aumento da poluição nos oceanos, cresceram os casos de tartarugas que morreram após confundirem plástico com alimento.  

Para preservar a vidas dessas fofuras e de tantas outras espécies, é importante reduzir o lixo jogado nos canais, rios e oceanos. 

Veja também

Kirchner e Lula defendem renovação da política e reconstrução da unidade latino-americana
Política

Kirchner e Lula defendem renovação da política e reconstrução da unidade latino-americana

Fachin proíbe PF de qualquer ato de investigação a partir da delação de Sérgio Cabral

Fachin proíbe PF de qualquer ato de investigação a partir da delação de Sérgio Cabral