A-A+

O tricolor Paulo Freire não ia gostar nadinha de ver o Santa Cruz na Série D

A paixão pelo Santinha era tanta que o patrono da educação no Brasil tinha até um título de sócio do clube coral - Foto: Instituto Paulo Freire

Neste domingo (19.09), se estivesse vivo, o recifense Paulo Freire, um dos maiores pensadores da história da pedagogia mundial e patrono da educação no Brasil, estaria completando 100 anos de idade. Até hoje, ele é o brasileiro mais homenageado da história, com pelo menos 35 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades da Europa e América, além do prêmio da UNESCO de Educação para a Paz, em 1986. Mas o que pouca gente sabe é que o pai da proposta de educação conhecida por Método Paulo Freire era também um apaixonado por futebol e torcia pelo Santinha. A paixão era tanta que até sócio ele era do clube coral.

Mas se realmente estivesse vivo hoje, com certeza, não estaria gostando de muita coisa. Em relação ao Brasil atual, por exemplo, ficaria revoltado com a falta de educação de qualidade, com a ameaça à democracia e com os demais desmandos desse governo opressor. Já no futebol, a tristeza entraria em campo por conta dos desmandos no Tricolor, que acabaram jogando o Santinha de volta ao inferno da Série D.

Também conhecido por seus trabalhos na área de Comunicação, Paulo Freire não iria suportar conviver com tantos ruídos de comunicação dentro do Arruda, onde ninguém se entende há bastante tempo. Seria até um paradoxo ver o mestre convivendo com isso. Mas torço que os tricolores se reeduquem o quanto antes e voltem a dialogar, com profissionalismo e responsabilidade, como um modo democrático de pensar e agir. Só assim será possível ressurgir das cinzas. Viva Paulo Freire!      

Veja também

Ninguém acerta a Mega-Sena e prêmio acumula em R$ 40 milhões
Loterias

Ninguém acerta a Mega-Sena e prêmio acumula em R$ 40 milhões

Doria acusa Leite de estar reclamando e chorando sobre suspeita em prévias do PSDB
Prévias

Doria acusa Leite de estar reclamando e chorando sobre suspeita em prévias do PSDB