8 de agosto: Dia Nacional de Combate ao Colesterol

Existem dois tipos de colesterol

Colesterol alto pode contribuir para o surgimento de doenças cardiovasculares - Canva

Olá, internautas que acompanham a coluna Saúde e Bem-Estar 

Hoje é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, data criada pelo Ministério da Saúde para a conscientização e prevenção de doenças cardiovasculares, primeira causa de mortalidade no Brasil. 
O colesterol não é totalmente ruim. Também contribui para o funcionamento do organismo. O colesterol é uma gordura que faz parte da estrutura das células do cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestinos e coração. 
O colesterol auxilia na formação de hormônios e até ácidos biliares, que ajudam na digestão das gorduras da alimentação. Entretanto, se faz necessário o equilíbrio da substância no organismo. 

Há dois tipos principais de colesterol: o HDL, considerado “colesterol bom”, e o LDL, denominado de “colesterol ruim”. 

Quando em desequilíbrio no organismo, o colesterol torna-se fator de risco vascular, e aumenta a incidência de derrame, de morte súbita e doença coronariana. 
Alimentação saudável e a prática de atividades físicas podem ajudar no controle. Mas, em alguns casos poderá ser preciso tomar medicação com orientação do médico. 

Alimentos que aumentam o colesterol LDL (ruim)

Carnes fritas, carnes à milanesa, batata frita, embutidos, chocolate, bebidas achocolatadas, biscoitos recheados, leite integral, leite condensado, queijos amarelos, creme de leite, sorvete, pudim, doces de maneira geral. Esses alimentos devem ser evitados no dia a dia, uma vez que são ricos em gorduras saturadas, aumentando o risco de doenças cardiovasculares. Assim, é importante que os níveis de LDL sejam mantidos abaixo de 130 mg/dL. 

Alimentos que aumentam o colesterol HDL (bom)

Abacate, azeite de oliva, amendoim, amêndoas, castanha, linhaça, semente de girassol, gergelim, salmão, atum, sardinha, etc. Esses alimentos são ricos em gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas, atuando como cardioprotetores e favorecendo o aumento do colesterol HDL. O consumo desses alimentos dentro de uma alimentação equilibrada e rica em fibras, juntamente com a prática de atividade física de forma regular, além de promover a melhora dos níveis de colesterol, também ajudam na perda de peso.

Seja a sua melhor versão!
Rafael Coelho

Pílulas

O perigo do cálculo renal não tratado

Cálculo renal

Cirurgia a laser é a mais indicada atualmente - Foto: Canva

Muitas pessoas têm cálculo renal e nem sabem, já que não apresentam sintomas. Mas quando ocorre um deslocamento das pedras pelo fluxo urinário, o paciente pode relatar dor intensa. Dimas Antunes, urologista e especialista em litíase renal, explica que infecção urinária recorrente, dores finas na região lombar e alterações na urina, por exemplo, são sinais importantes que merecem investigação. 

"Cálculos não tratados podem desencadear complicações, contribuindo, inclusive, para perda da função renal", diz.

Sobre o tratamento, o médico esclarece que as cirurgias a laser são as mais indicadas atualmente. Contudo, é preciso levar em consideração a localização, tamanho, idade do paciente e demais fatores.
 
Mesmo com tratamentos modernos, Dimas reforça que a prevenção é a melhor maneira de evitar o desconforto. 

"É importante investir em uma dieta equilibrada, atividade física regular e quantidade adequada de água. Ideal ingerir o suficiente para urinar 30 ml por quilo de peso", recomenda


Dimas Antunes

Dimas Antunes é urologista - Foto: Divulgação

Veja também

Começa em Brasília a Campus Party, maior evento de tecnologia do país
MUNDO GAMER

Começa em Brasília a Campus Party, maior evento de tecnologia do país

Conheça as joias da coroa inglesa avaliadas em R$ 6,8 milhões que chegam ao Brasil em 2024
VEÍCULOS

Conheça as joias da coroa inglesa avaliadas em R$ 6,8 milhões que chegam ao Brasil em 2024

Newsletter