Academias abertas: pessoas menos sedentárias

Academias - Pixabay

Olá, leitores e internautas que acompanham a coluna Saúde e Bem-Estar da Folha de Pernambuco

Após 121 dias das academias fechadas, Recife e Regiões da Mata Sul e Norte, voltaram a ter os espaços abertos para população. Após uma semana do retorno, as pessoas ainda estão se habituando ao novo ritmo, isso é natural. Academia é saúde e qualidade de vida. E seguindo os protocolos de biossegurança, tanto por parte de alunos, professores e demais funcionários, poderemos ter pessoas menos sedentárias e saudáveis.

Ganho de peso, perda de massa muscular e comprometimento da função cardiovascular e gastrointestinal são consequências do sedentarismo durante a quarentena. As pessoas começaram uma rotina de atividades físicas com a reabertura de parques e praias. Agora, com a reabertura das academias, é preciso cuidado com a saúde, é a passagem de 4 meses de sedentarismo, pois muitas pessoas estavam em casa sem fazer exercícios, para uma nova estrutura de atividades.

Destacamos que não adianta exagerar nos exercícios na academia pelo fato ter engordado mais na quarentena. A volta da rotina de atividades tem que ser gradual, respeitando os limites do corpo, de 30 a 40 minutos no primeiro mês de exercícios diários. É preciso manter uma constância e rotina. Se você estava totalmente zerado de atividades físicas, faça uma reavaliação física. No caso de pacientes com algum tipo de cardiopatia, o ideal é procurar um médico antes de recomeçar.

Neste momento de retorno, também realize um cardápio com todos os nutrientes para uma saúde mais completa. E lembre-se sempre: higienize as mãos, use máscaras e mantenha a distância mínima de 1,50m.

Busque a sua melhor versão!

Pílulas

Idosos - O neurocirurgião especialista em coluna Breno Macêdo chama atenção para os perigos de queda nos idosos nesta quarentena, já que a fraqueza muscular compromete o equilíbrio deixando-os mais vulneráveis. "Quando ocorre trauma na cabeça, o idoso pode não sentir nada no momento da pancada, porém sintomas como dor de cabeça ou dificuldade para andar podem surgir dias e até meses depois do episódio. Nesse caso, a suspeita é de uma condição chamada hematoma subdural crônico e pode ser necessária uma tomografia para descartar", explica.  

Academia – Na contramão da crise, o empresário Gabriel Azevedo, abriu, em soft open, academia em estilo de circuito funcional, a Bielus Training Club, em Candeias. 

 

Alexandre VenturaAlexandre Ventura

Visão – A lente intraocular do tipo fácica foi implantada recentemente pela primeira vez em Pernambuco pelos médicos Alexandre e Fernando Ventura. A novidade, da irlandesa Biotech, é indicada aos pacientes que não podem corrigir o grau com o laser da cirurgia refrativa, por possuir córnea fina ou irregular. "A cirurgia é realizada em pacientes sem catarata e mantém a cristalino intacta. O implante de lentes intraoculares é indicado quando a córnea não oferece condições para a cirurgia refrativa, a laser", explicou o oftalmologista Alexandre Ventura, diretor do Instituto de Olhos Fernando Ventura. 

 

Palavra do Especialista

Julho Amarelo: mês de conscientização do tumor ósseo 

Pablo de Andrade Lima“A gravidade dos tumores ósseos varia bastante de acordo com o tipo” - Pablo de Andrade Lima


De acordo com dados do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into), do Ministério da Saúde, o tumor ósseo representa 1%  das neoplasias malignas dos adultos no Brasil e 10% dos pacientes com câncer acabam apresentando metástase óssea. O Julho Amarelo foi escolhido para conscientizar a população sobre o câncer nos ossos e a importância do diagnóstico precoce para um tratamento mais eficaz. Os tumores podem ser benignos ou malignos. Na condição de benigno, normalmente não invade outros órgãos, bem como vasos e tecidos. Já no caso de maligno, a tendência é chegar a outros órgãos. O sintoma mais precoce é a dor, seguida de aumento do volume na parte afetada.  Esses sinais podem aparecer separadamente, principalmente no início da doença. A perda de peso, febre e fraturas espontâneas também podem ser sintomas mais tardios do câncer O tumor ósseo pode atingir qualquer osso do corpo, porém, são mais comuns em ossos longos, como dos braços, pernas, coluna e bacia. O tumor pode surgir diretamente no osso (primário) ou decorrer de câncer em outro órgão que são as metástases (secundário). Cânceres oriundos de vários órgãos podem enviar metástases para o esqueleto, mas elas são mais comuns nos da mama, do pulmão, da próstata, da tireóide, dos rins e do trato gastrointestinal. A gravidade dos tumores ósseos varia bastante de acordo com o tipo, podendo não causar quaisquer sintomas e não trazer nenhum prejuízo ao paciente como algumas lesões benignas; até serem extremamente agressivas e graves como em algumas lesões malignas. É importante lembrar que mesmo essas têm tratamento e apresentam alta chance de cura, especialmente se diagnosticadas precocemente. Boa parte dos pacientes com tumor ósseo maligno tem o membro afetado preservado. A cirurgia é complexa por envolver a retirada do tumor preservando, assim, os tendões, nervos e vasos sanguíneos das proximidades. O tipo de tratamento varia com o tipo de tumor desde uma simples observação até cirurgias complexas e agressivas, sendo determinado pelo especialista na área, juntamente com os outros profissionais envolvidos e o paciente. Os tumores ósseos malignos são 15 vezes mais frequentes na faixa etária infantojuvenil. Os 2 tipos principais de tumores ósseos que acometem crianças são o osteossarcoma e o tumor de Ewing.Vários são os exames necessários para uma avaliação adequada do paciente, se destacando a radiografia simples e a ressonância magnética na avaliação do local acometido e as tomografias e cintilografia óssea para a detecção de metástases. Em caso de suspeita de tumor ósseo, procure seu médico, pois o diagnóstico e tratamento precoces melhoram o prognóstico e aumentam as chances de cura.

*Rafael Coelho (Médico – CRM/PE: 23.943)

Pablo de Andrade Lima é médico ortopedista do Hospital de Ortopedia
CRM/PE: 15.313 RQE: 7648

Veja também

Papa lava pés de 12 mulheres em presídio de Roma
RITUAL

Papa lava pés de 12 mulheres em presídio de Roma

Apesar de preços mais altos, Páscoa movimenta comércio na Região Metropolitana do Recife
Páscoa

Apesar de preços mais altos, Páscoa movimenta comércio na Região Metropolitana do Recife

Newsletter