Como a alimentação pode influenciar na qualidade do sono?

Sono e apetite estão intimamente ligados

Má alimentação prejudica o sono - Canva

Olá, internautas que acompanham a coluna “Saúde e Bem-estar”

Veja que interessante: há um mecanismo no nosso sistema chamado ciclo circadiano, também conhecido por relógio biológico. É ele que regula o sono e o apetite, duas reações do organismo intimamente ligadas. Por isso, a alimentação pode ter sim influência direta no sono e o que se ingere durante o dia, principalmente antes de dormir, pode ter um papel muito importante para uma noite de sono de boa qualidade.

Sobre o assunto, Lunara da Silva Freitas, nutricionista, Doutora em Ciências pelo InCor/FMUSP e Professora da Faculdade Morgana Potrich, Mineiros-GO, comenta:

“É necessário evitar, pelo menos duas horas antes de dormir, refeições volumosas e grandes quantidades de líquidos. Também alimentos de digestão lenta e gordurosos. Bebidas gaseificadas, cafeinadas, como café, chá preto ou verde. Além dos alimentos apimentados.

Lunara ainda explica: “A alimentação é fundamental para que tenhamos um sono mais saudável e, ao ignorar essa relação, estamos comprometendo de forma importante todo o funcionamento do nosso corpo. A princípio, temos uma relação importante a ser trabalhada: obesidade e sono. A obesidade apresenta múltiplas causas, é uma condição bastante complexa. Mas o que podemos de fato afirmar é que a obesidade pode, de forma direta ou indireta, comprometer a saúde do sono.” Apesar de não ser estabelecida uma relação causal, obesidade e privação de sono parecem estar relacionadas.

“O hábito alimentar ruim e o excesso de gordura corporal, especialmente no abdome e na região do pescoço, podem reduzir o espaço de passagem do ar pelas vias aéreas, favorecendo distúrbios como por exemplo, a apneia obstrutiva do sono” completa a nutricionista.

Apesar da relação do sono com a má alimentação ser multifatorial, a apneia do sono é um distúrbio relacionado à piora da qualidade de vida e sono, além de problemas de saúde como hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares

A apneia deve ser investigada e tratada nos casos moderados e graves. No Brasil, estudo publicado em 2019 (Lancet Resp. Med. 2019; 7: 687-98) mostrou que a prevalência da apneia obstrutiva do sono em adultos entre as idades de 30 a 69 anos pode chegar a 49,7% da população, de acordo com uma das medidas utilizadas no estudo.

Alguns sinais que podem indicar a presença do distúrbio são: ronco, cansaço diurno constante, dificuldade de concentração, dores de cabeça matinais, humor depressivo, falta de energia, esquecimento ou hábito constante de acordar para ir ao banheiro.

Portanto, é muito importante verificar a sua condição do sono

Com informações: ResMed

Seja a sua melhor versão
Rafael Coelho


Perspectiva 2022

Ano novo, treino novo: 5 programas para garantir um ano inteiro com saúde e bem-estar

Opções com foco na perda de peso, aumento do bem-estar e do condicionamento físico ajudam a tirar as promessas de ano novo do papel e transformá-las em rotina em 2022. Com a chegada do novo ano, a lista de desejos e projetos para o novo ciclo se renova. Objetivos como economizar mais dinheiro, viajar mais, comer de maneira mais saudável, conquistar um emprego, ter mais tempo para a família, e sem dúvidas, iniciar uma rotina de atividade física, investindo mais na saúde, são itens que costumam aparecer nos planos para o ano vindouro. Para ajudar entrar em 2022 com o pé-direito e o calendário de treinos pronto para ser posto em prática, a plataforma de treinos online Queima Diária indica o treino que vai te ajudar a ter um ano inteiro cheio de saúde e bem-estar, com atividades que duram poucos minutos.

Treino Strong nation
Valéria Gonçalves - exemplificando o treino Strong Nation - Foto: Divulgação


Pílulas

Fellowship 2022 - O Instituto de Olhos do Recife (IOR) prorroga as inscrições para seu programa de Fellowship 2022, em Oftalmologia, até a terça-feira, dia 11 de janeiro. Os detalhes do processo seletivo constam no edital, no site do IOR clicando aqui . Quem for aprovado vai cursar aulas na Fundação Ação Visual, braço filantrópico e de ensino do IOR

Mestrados em saúde - Nesta segunda (10), a partir das 11h, os professores Leopoldo Barbosa e José Roberto Júnior, coordenadores de mestrado, debaterão sobre  a “importância do mestrado profissional no mercado de trabalho”. O evento, promovido pela Faculdade Pernambucana de Saúde, é gratuito e aberto ao público. As inscrições estão disponíveis aqui . Os participantes vão receber o link de transmissão por e-mail.

Verão laranja - O câncer de pele representa cerca de 185 mil novos casos registrados a cada ano, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). E, embora muitos acreditem que saibam lidar com o sol por viverem em um país tropical, Rodrigo Perez Pereira, líder da especialidade de câncer de pele do Grupo Oncoclínicas, explica que, em geral, a população ainda comete muitos deslizes na hora de se cuidar. “O brasileiro ainda desconhece os fatos mais importantes sobre o câncer de pele, acreditando em alguns mitos como achar que pessoas de pele mais escura não precisam se proteger do sol. O câncer de pele pode atingir a todos e é preciso redobrar os cuidados no verão”, comenta. Por causa disso o Grupo Oncoclínicas lançou a campanha Verão Laranja, com o objetivo de alertar sobre a importância de evitar fatores de risco que aumentam a incidência da doença e reforçar as precauções que devem entrar na rotina dos brasileiros. Para quem quer saber mais informações, basta acessar aqui
 

Veja também

Publicidade Legal - 19 de Janeiro de 2022 - Editais e balanços

Publicidade Legal - 19 de Janeiro de 2022 - Editais e balanços

Derramamento de óleo atribuído à erupção no Pacífico atinge áreas de proteção no PeruDanos ambientais

Derramamento de óleo atribuído à erupção no Pacífico atinge áreas de proteção no Peru