Conheça a Kombucha e seus benefícios

A bebida tem como base os chás preto e verde

A bebida é probiótica - Canva

Olá, leitores da coluna Saúde e Bem-estar

A bebida kombucha é o resultado de chá (preto e verde) fermentado com uma colônia de bactérias chamada de Scoby - do inglês Symbiotic Colony of Bacteria and Yeast (Colônia Simbiótica de Bactérias e Leveduras). Também conhecido como "o elixir da vida" é um probiótico que tem grandes benefícios para a saúde.

Um dos principais benefícios da kombucha é que o ácido glicurônico contido na bebida ajuda na eliminação de toxinas do organismo.

Além disso,

-Auxilia no funcionamento intestinal,
-Auxilia na absorção de nutrientes,
-Aumento da imunidade,
-Diminuição de alergia e intolerâncias alimentares.

A kombucha contribui ainda para inibir o armazenamento de gorduras no nosso corpo e acelera o metabolismo.

É recomendado iniciar o consumo com doses menores e ir aumentando aos poucos até que o organismo se acostume.

Seja a sua melhor versão
Rafael Coelho

Pílulas

Recife recebe 32º Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica 

Acontece no Recife, de 20 a 24 de abril, o 32º Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica (CBCD). O evento, realizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), é considerado o número um na área de cirurgia dermatológica e o terceiro maior do mundo quando se trata de congresso dermatológico. Visa oferecer conteúdo diversificado e atualizado na área de dermatologia, com participação de profissionais renomados, além de propor iniciativas de cunho social são os objetivos do congresso. Os encontros vão acontecer no Teatro Guararapes e Auditório Tabocas, ambos no Centro de Convenções de Pernambuco (CECON-PE), em Salgadinho – Olinda, e na Santa Casa de Misericórdia do Recife, no bairro de Santo Amaro. O 32º CBCD conta com palestrantes nacionais e internacionais, trazendo workshops, painéis, cursos teóricos e práticos. A estimativa é receber cerca de três mil pessoas no evento, sendo dois mil congressistas e um mil profissionais da indústria farmacêutica.

“Depois de dois anos sem realizar o CBCD devido à pandemia da Covid-19, voltamos em 2022 com um Congresso repleto de conteúdo e programação diversificada. O Congresso vai trazer o que há de mais atualizado na área, através de especialistas renomados de todo o Brasil e também nomes internacionais. Debateremos sobre as novas tecnologias, dilemas, desafios e tratamentos promissores”, afirma Emerson Andrade Lima, presidente do 32º CBCD e vice-presidente da SBCD.

Congresse Brasileiro de Cirurgia Dermatológica

Emerson Andrade Lima é presidente do congresso - Foto: Leo Caldas

Consulta odontológica preventiva é fundamental

A ida ao consultório odontológico não deve ocorrer apenas quando os sintomas aparecem e, sim, regularmente para consultas preventivas. A dentista Roberta Gondim explica que prevenir problemas ou tratá-los ainda no início pode diminuir o tempo de tratamento e até ser mais fácil de cuidar, evitando um agravamento.

"É importante avaliarmos a saúde oral, pois nem sempre estar assintomático é sinal de que tudo está bem", esclarece. A especialista também reforça que a realização da profilaxia, ou seja, limpeza dentária periódica, é importante para remover as placas bacterianas.

Estudo mostra que quase 90% das pessoas com autismo têm distúrbios de sono
 

No  mês da Conscientização Mundial sobre o Autismo, celebrado em abril, é muito oportuno avaliar a relação entre esta condição e o sono. Um estudo da Vanderbilt University Medical Center, nos Estados Unidos, revelou que 86% de pessoas de 6 a 30 anos com o transtorno apresentam distúrbios de sono. Pesquisa do Instituto do Sono mostrou que 6 em cada 10 crianças e adolescentes com autismo dormem no quarto dos pais. Elas também são 4,6 vezes mais propensas a permanecerem acordadas mais de 30 minutos ao longo da noite em comparação aos indivíduos sem esta condição.  Os distúrbios de sono em crianças com autismo são causados pela má higiene do sono, alterações sensoriais e anormalidades na produção e metabolização de melatonina, um hormônio responsável pela regulação do sono.  

“A privação de sono altera o comportamento dessas crianças, provocando agressividade, irritabilidade, desatenção e hiperatividade”, afirma a Professora Doutora Sandra Doria Xavier, médica e pesquisadora do Instituto do Sono.

No Brasil, estima-se que haja 4,84 milhões de pessoas com autismo. 

A Palavra do Especialista 

Você sabia que a voz também envelhece? 

Gabriela Valle

Gabriela Valle é fonoaudióloga - Foto: Digital Fisher MED

O envelhecimento da voz ou da função vocal chama-se PRESBIFONIA. 

A laringe é o órgão diretamente afetado pela  PRESBIFONIA. Nela a voz é produzida, através da vibração das pregas vocais, por meio do ar oriundo dos pulmões. Com o comprometimento dessas estruturas, a voz perde flexibilidade, força e resistência.  Há uma tendência à disfonia (rouquidão), os músculos da região ficam mais rígidos e desidratados.

Além do envelhecimento natural, alguns fatores potencializam a PRESBIFONIA:

-Tabagismo
-Excesso de álcool
-Doenças pulmonares
-Refluxo faringolaríngeo
-Uso abusivo da voz

A fonoterapia é o tratamento indicado para a PRESBIFONIA, visando melhorar o processo de produção vocal, por meio de técnicas de exercícios isolados ou agrupados. 

Caso o idoso apresente rouquidão, cansaço vocal e dificuldade para emitir sons,  procure o fonoaudiólogo.

Gabriela Valle é fonoaudióloga do Serviço de Geriatria e Reabilitação (Sergere) do Hospital Memorial São José
CRFa: 4- 7481-PE
@sergere.recife

 

 

Veja também

Palco de Madonna em Copacabana será 2 vezes maior do que o utilizado na turnê mundial
música

Palco de Madonna em Copacabana será 2 vezes maior do que o utilizado na turnê mundial

Fim das faixas salariais reinicia tramitação após aprovação de relatório da deputada Gleide Ângelo
BLOG DA FOLHA

Fim das faixas salariais reinicia tramitação após aprovação de relatório da deputada Gleide Ângelo

Newsletter