Diferenças entre gordura branca e marrom

A gordura branca é inflamatória, já a gordura marrom tende ao emagrecimento - Canva

Olá, leitores da coluna Saúde e Bem-estar da Folha de Pernambuco

Hoje trago para nossa explanação dois tipos de gorduras do nosso organismo: a gordura branca e gordura marrom. A gordura branca em excesso leva mais à obesidade ou sobrepeso, além de doenças cardiovasculares. A pessoa que possui mais a gordura marrom tende ao emagrecimento. Mas, independentemente do tipo de gordura, a melhor estratégia para redução e controle de peso é a reeducação alimentar e a prática rotineira de exercício físico. Portanto, a gordura marrom não deve ser vista como um elemento milagroso no organismo para o emagrecimento, por si só. Vamos conhecer os dois tipos de gordura.  

A chamada gordura branca é aquela que se acumula no corpo e leva à inflamação. É a gordura que também é chamada de gordura visceral. Ela é referência quando comemos muito e mantemos um estilo vida sedentário ou quase sem nenhum exercício. A gordura branca pode ser desenvolvida por todo o organismo, que envolve ou se infiltra por quase toda a região subcutânea, atingindo órgãos e vísceras da cavidade abdominal e diversas regiões do músculo. Ela condiz com excesso de alimentos, sendo assim prejudicial ao sistema cardiovascular.  

A gordura marrom produz calor no organismo. Esse tipo de gordura ameniza impactos no corpo, trabalha pela funcionalidade dos músculos. Assim, contribui para queima de calorias objetivando o emagrecimento. É uma gordura que está muito mais presente em recém nascidos e filhotes de mamíferos que vivem no frio ou que hibernam, justamente por conta da produção de calor. Como sabemos, nós humanos, não hibernamos e também não convivemos com frio extenso, portanto, temos menos gordura marrom no tecido adiposo, sendo mais comum na coluna, ombros, nuca e vasos sanguíneos e ela diminui ao longo da nossa vida. Estudos dizem que a pessoa quem tem mais deste tipo de gordura tem maior facilidade de emagrecimento. A gordura marrom já nasce com a criança. O frio ajuda no desenvolvimento e manutenção da gordura marrom, pois, mantêm o calor do corpo, ajudando na proteção contra o frio.   

Segundo estudos:

-Obesos têm menos gordura marrom que os magros; 
-Idosos têm menos gordura marrom que os jovens; 
-Pessoas com excesso de açúcar no sangue têm menos gordura marrom no corpo.

O consumo de alguns nutrientes, como o ômega 3, pode aumentar a gordura marrom no organismo e ajuda na redução da gordura branca e no triglicerídeos. Além disso, o consumo de frutas com casca auxilia na redução da gordura branca. 

Seja a sua melhor versão

SAÚDE EM PÍLULAS 

Live - O urologista e especialista em fertilidade do homem, Filipe Tenório, e a especialista em reprodução humana, Verônica Lessa, realizam uma live onde serão abordadas as opções de fertilidade após a vasectomia. A conversa acontece nesta segunda-feira (19), às 21h, nas redes sociais dos médicos @drfilipetenorio e @draveronicaferraz.

Plataforma de pesquisa de remédios 

Pernambucanos lançam plataforma de pesquisa de remédioJoão Barbosa (esquerda) e Lucas Primo (direita) criaram a plataforma - Foto: Henrique Pimentel

Os consultores de tecnologia João Barbosa e Lucas Primo, lançaram aplicativo inédito no Estado. Trata-se da plataforma MedAlerta, que busca remédios e produtos farmacêuticos mais em conta no mercado. O usuário poderá baixar o aplicativo, gratuitamente, na Play Store. A plataforma também beneficia farmácia popular de bairro, que no geral não dispõe de recursos tecnológicos de comunicação com o consumidor. O proprietário de farmácia pode obter informações: www.medalerta.com.br, realizando o cadastro sem ônus.

OPINIÃO – PALAVRA DO ESPECIALISTA 

Covid X Trombose: relação das doenças e alerta sobre a importância da prevenção

Médica Irlanda CavalcantiMédica Irlanda Cavalcanti: “cerca da metade das pessoas acometidas pela trombose não apresentam sintomas da doença” - Foto: Gleyson Ramos

A Covid-19 é uma doença que começa no sistema respiratório, mas que pode migrar e causar grandes complicações em outras áreas do corpo. Causada pelo coronavírus, a enfermidade promove alterações na coagulação sanguínea com o acometimento de veias e artérias, aumentando em três vezes o risco da trombose. Mas o que é a trombose? É a formação de um coágulo sanguíneo em veias e artérias que interferem na circulação sanguínea. Acontece, de forma mais comum, nos membros inferiores, mas, a doença pode chegar a outras partes do corpo, sendo a causa de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), embolia pulmonar e de infarto agudo do miocárdio, considerados eventos trombóticos.  Cerca da metade das pessoas acometidas pela trombose não apresentam sintomas da doença. Porém, é indicado que se procure ajuda médica em casos de dor de cabeça aguda, que pode vir acompanhada de alteração de consciência, comprometimento da fala e convulsão.

Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) mostrou que 39% dos médicos entrevistados atenderam ao menos um paciente infectado pela Covid-19 que desenvolveu trombose. Algumas pessoas foram acometidas durante a infecção e outras até 45 dias depois do diagnóstico inicial. O estudo ainda mostrou que 51% das pessoas atendidas eram adultos com idades entre 20 e 40 anos; 72% tinham entre 40 e 60 anos e 82% das ocorrências eram de entupimentos nos membros inferiores.

Um outro dado mostra que as pessoas internadas em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) também estão mais propensas a ter o problema, pois os pacientes não se movimentam durante a internação e podem apresentar fatores de risco, como idade avançada, hipertensão, diabetes e doenças cardíacas. A trombose não acontece apenas em pacientes com a forma grave da Covid-19. Por ser uma reação inflamatória sistêmica, a trombose também pode se formar em pessoas que estão ou tiveram a forma mais leve da Covid-19.

Assim que for dado o diagnóstico da Covid-19, é importante que as pessoas mantenham um acompanhamento médico, para que sejam solicitados exames e, só assim, ser decidido pela medicação com anticoagulantes. É muito importante alertar que esses medicamentos só podem ser tomados após a indicação do profissional da saúde. O médico vai solicitar a realização de exames como o de sangue, o d-dímero, o físico, entre outros que podem indicar o risco da trombose. Essa é uma decisão que vai ser tomada e acompanhada pelo médico após o resultado dos exames, não pode ser uma decisão do paciente por conta própria por riscos de complicações graves. Além do tratamento farmacológico, é importante que as pessoas não descuidem da prevenção. Evitar a imobilização prolongada é de suma importância. Com esse risco atrelado à Covid-19, as pessoas devem procurar ter uma alimentação saudável, estarem sempre hidratadas, fazerem exercícios e usarem meias elásticas compressivas, que são indicados pelo médico.

Irlanda Cavalcanti é cirurgiã vascular
CRM: 16296
RQE: 1617
@irlandacavalcantivascular

 

Veja também

Aena lança programa de incentivo às aéreas para aumentar movimentação de passageiros
Aena

Aena lança programa de incentivo às aéreas para aumentar movimentação de passageiros

Lazio vence, mas Juventus faz gol no fim e se garante na decisão da Copa da Itália
Futebol Internacional

Lazio vence, mas Juventus faz gol no fim e se garante na decisão da Copa da Itália

Newsletter