Estilo de vida saudável contribui para longevidade humana

É importante envelhecer com produtividade

Fazer exercício físico impulsiona a longevidade saudável - canva

Olá, leitores da coluna Saúde e Bem-estar

A expectativa de vida no Brasil tem aumentado nas últimas décadas, sendo a média de 75 anos. Em países desenvolvidos é de 84 anos. Desde o século 19 a expectativa de vida da população cresce em escala geométrica. Temos os avanços na ciência e medicina, que apontam para essa crescente expectativa. O cuidar da saúde e hábitos de vida são fundamentais para se ter o envelhecimento saudável. Manter-se produtivo é muito importante para o corpo e a mente de quem já chegou na terceira idade. 

A chamada medicina para a longevidade saudável nasceu nos Estados Unidos, em 1990, o objetivo deste movimento é proporcionar hábitos de vida com maior produtividade. Para chegar produtivamente aos 60, 70, 80 anos de idade é preciso cuidar da saúde e bem-estar, desde agora. 

Separei hábitos para você cultivar uma longevidade saudável e ter qualidade de vida:

-Beba água – procure se hidratar durante todo o dia. Pode ser em pequenas quantidades, mas, que ao longo do dia chegue a 2 litros. 

-Medite – Pratique o silêncio. Ouça o seu corpo. Respire calma e profundamente, faça de 10 a 20 respirações, com atenção plena, diariamente. 

-Sono – é importante manter um sono restaurador. Mais do que dormir muito, é manter uma boa qualidade de sono. Use óleo essencial para ter um sono mais agradável. Lavanda e laranja doce são os que me relaxam mais. 

-Tome chá – em uma pesquisa feita na China, com 100 médicos acima de 90 anos, chás antioxidantes fazem parte da dieta dos pesquisados. Todos estavam produtivamente cultivando hábitos como leitura, trabalho, exercícios e lazer. 

E separo ainda dois hábitos que sempre aconselho para os meus pacientes no consultório:

-Alimentação saudável: coma alimentos de “verdade”, frutas e verduras, evite enlatados e embutidos, assim como o excesso e frituras, farinha branca, sal e açúcar. 

-Movimente-se: movimento é vida. Portanto, mantenha um treino regular. Ande, corra, dance, pedale. Não fique parado. Faça aquilo que você tenha mais prazer.

Cultive o autocuidado e perceba que a vida vale à pena ser vivida. 

Seja a sua melhor versão
Rafael Coelho

Pílulas

Atenção aos sinais para um começo de câncer 

Dados da organização Peso Global do Câncer mostram que, entre os anos de 2010 e 2019, houve aumento no número de mortes causadas por câncer em 20,9%, passando de 8,29 milhões, em 2010, para 10 milhões, em 2019. Diogo Sales, oncologista da Multihemo Oncoclínicas explica que investir na prevenção e em hábitos saudáveis diminuem os riscos de se desenvolver a doença, mas além disso, é preciso ficar atento em sinais que possam indicar o começo de um câncer: suor noturno forte, dificuldade para engolir, azia recorrente e perda de peso sem motivo. Se esses sintomas persistirem, procure um médico.

Horizon Therapeutics lança o Prêmio Global #RAREis para apoiar comunidade de doenças raras

A Horizon Therapeutics anunciou o lançamento do Prêmio Global #RAREis, um programa projetado para apoiar a comunidade de doenças raras, fornecendo assistência financeira a grupos de defesa de pacientes dos Estados Unidos ou de qualquer outro país, incluindo do Brasil, que trabalham para promover, educar e atender às necessidades dessa população. O prêmio vai contemplar até 30 organizações voltadas para doenças raras no mundo com 5 mil dólares cada.

Plataforma de exercícios físicos realiza pesquisa entre mulheres

Queima diária

Plataforma Queima Diária verificou que mulheres querem mais tempo para o autocuidado - Foto: Divulgação

Pesquisa da Queima Diária sobre que 62% das mães consideram insuficiente o tempo dedicado para o autocuidado e 38% têm se esforçado para colocar a prática como prioridade. Em relação à carreira, equilibrar a maternidade com a vida profissional pesa em alguma medida para 80% das mães pesquisadas, sendo “bastante pesado” para 56,5%, pois são elas as únicas que ficam com a maior parte das responsabilidades de cuidar dos filhos e da administração do lar. O levantamento da Queima Diária ouviu 1.453 mulheres inscritas na plataforma no período de 25 a 27 de abril. A Queima Diária é a maior plataforma de exercícios online da América Latina, com mais de 3 mil videoaulas, divididas em mais de 90 treinos.

O bem faz bem

Home Center lança Campanha Varal Solidário  

O Home Center Ferreira Costa está recebendo roupas, agasalhos, lençóis, cobertores e meias em bom estado para doação a Instituições de caridade. O frio já começa a bater e muitas famílias estão precisando de roupas, agasalhos, lençóis, cobertores e meias para enfrentar esses meses de temperaturas mais baixas.  O intuito do Grupo Ferreira Costa é fazer a diferença na vida dessas famílias na época do inverno. Para doar, o Home Center disponibilizou, na frente de todas as suas lojas, pontos de coleta durante o horário de funcionamento e qualquer pessoa pode contribuir, contanto que as roupas, agasalhos, lençóis, cobertores e meias estejam em bom uso.  A ação acontece até o dia 30 e as doações arrecadadas serão distribuídas em 10 instituições de caridade distribuídas nas comunidades onde a Ferreira Costa atua.

Palavra do Especialista 

Fisioterapia pélvica previne dores durante a gestação e contribui para um parto mais confortável

Fisioterapia Pelvica

Especialistas orientam sobre a fisioterapia pélvica para gestantes - Foto: Canva 

Em meio às transformações fisiológicas e biomecânicas pelas quais a gestante passa, lombalgia, dores no nervo ciático e sacroilíacas, edemas nos membros inferiores e alterações respiratórias – dependendo do tamanho do abdômen – são algumas condições que podem persistir até o nascimento do bebê, mas uma aliada considerada relativamente nova pode ajudar a prevenir esses desconfortos e ainda preparar a mulher para um parto mais tranquilo, seja ele normal ou uma cesariana. Trata-se da fisioterapia pélvica, especialidade que, segundo Danielle Evangelista, professora de fisioterapia da Estácio, trabalha a funcionalidade da musculatura do assoalho pélvico e dos órgãos adjacentes (bexiga e intestino).


“A fisioterapia pélvica prepara o corpo da mulher, evitando o aparecimento de disfunções durante a gestação e após o parto. Os benefícios são variados, dentre eles, a boa sustentação do útero, bexiga e intestino em posição anatômica adequada, evitando os prolapsos genitais; ensaio do período expulsivo, consciência, flexibilidade e força muscular para evitar laceração vaginal. Também previne e trata a incontinência urinária”, esclarece.


Talita Leite Ladeira, que também é professora de fisioterapia da Estácio, acrescenta que é possível prevenir e minimizar as queixas durante o período gestacional através de exercícios de mobilidade, flexibilidade, fortalecimento muscular, condicionamento cardiorrespiratório e exercícios específicos para a região perineal.

 

"É uma técnica de prevenção e reabilitação que dá mais segurança às mulheres e proporciona um apoio emocional em uma fase de tantas transformações”, observa.
 

De acordo com as especialistas, o momento mais adequado para dar início à fisioterapia pélvica é a partir da 12ª semana gestacional, desde que seja liberada pelo médico obstetra.

 

“O tratamento é contraindicado em situações relacionadas à incompetência do colo uterino, sangramento vaginal persistente, possibilidade de um parto prematuro, crescimento fetal restrito, doença infecciosa em andamento, diabetes gestacional e desordem hipertensiva descompensados”, informa Talita Leite Ladeira.


 
“Além de ser indicada para gestantes, a fisioterapia pélvica trata e previne disfunções urinárias, fecais e sexuais em mulheres, homens e crianças”, aponta Danielle Evangelista.

Talita Leite Ladeira completa:

“A técnica também auxilia em casos de alterações urológicas e de próstata, disfunção sexual masculina. Entre a população feminina, pode ajudar durante o climatério e a menopausa, em casos de prolapso (queda de órgãos pélvicos) e dores pélvica crônicas, como o que ocorre nos casos de endometriose”.
 

Veja também

Publicidade Legal - 12 de Agosto de 2022 - Editais e balanços

Publicidade Legal - 12 de Agosto de 2022 - Editais e balanços

Com gol nos acréscimos, Athletico vence Estudiantes e garante vaga na semifinal da Libertadores
Futebol

Com gol nos acréscimos, Athletico vence Estudiantes e garante vaga na semifinal da Libertadores