Exercício físico regular é condição importante para a longevidade

A sinergia entre emagrecimento e exercício físico torna a vida mais saudável

A prática regular do exercício físico deve ser uma busca continua, independente do local - Canva

Olá, internautas que acompanham a coluna Saúde e Bem-estar

Cada vez mais estudos colocam em evidência que a prática do exercício físico regular é condição importante para uma vida saudável, contribuindo também para a longevidade. A pesquisa foi realizada nas Universidade do Arizona e na Virgínia, ambas nos Estados Unidos.  Analisando bancos de dados de estudos relacionados à dieta, exercícios, condicionamento físico e longevidade, eles concluíram que há um ganho maior para a saúde com o condicionamento físico do que com o emagrecimento. Pela minha experiência prática em consultório, percebo que há um casamento perfeito entre exercício físico e o emagrecimento corporal, e essa simbiose deve ser almejada por todos nós. 

Ainda, segundo a pesquisa, pessoas obesas e sedentárias que começam a se exercitar podem diminuir o risco de morte prematura em 30% ou mais, mesmo que o peso não mude. Essa melhora coloca esses indivíduos em menor risco de morte precoce do que em pessoas que são consideradas com peso normal, mas fora de forma. 

O exercício físico, mesmo que leve, contribui para:

Ou seja, uma atividade física simples, se praticada regularmente, pode prolongar a vida em alguns anos. Em muitas situações, o custo é zero para manter uma atividade física regular. Recife é uma cidade de parques e praças, poderíamos ter espaços mais arborizados, claro, mas, isso não é impedimento para uma sequência de treinos. 

É importante você começar aos poucos, não exagere, um passo de cada vez. Coloque mais movimento no seu planejamento diário. Que tal subir mais escadas do que pegar o elevador? É preciso também ter uma orientação médica e do profissional de educação física. Faça aquilo que lhe dê mais prazer, porém, é preciso alinhar o gosto pessoal com a orientação profissional. 

Movimento é vida!

Seja a sua melhor versão
Rafael Coelho

NOTÍCIAS

Catarata - Para a oftalmologista Catarina Ventura, diretora do Instituto de Olhos Fernando Ventura, a ausência dos exames de rotina causados pelo coronavírus, o diagnóstico de catarata cresceu nos últimos tempos.

“Aqui na nossa clínica, tivemos uma procura muito grande de pacientes com catarata. Os exames do checkup são fundamentais para descobrir e tratar esses distúrbios antes que eles comprometam seriamente a capacidade de enxergar. A realização dos exames é a possibilidade de ter uma avaliação completa da saúde da visão”, informa a médica Catarina Ventura.

Médica Catarina Ventura
Médica Catarina Ventura alerta sobre a catarata - Foto: Divulgação
 
PALAVRA DO ESPECIALISTA 

Outubro Rosa alerta sobre a importância da prevenção para salvar vidas 

Médica Márcia Pedrosa - Foto: Divulgação

"O câncer de mama não tem uma causa única. Fatores como obesidade, genética, idade e comportamentais contribuem para o risco de desenvolvimento da doença", médica Márcia Pedrosa

Órgão da amamentação e símbolo de feminilidade, os seios merecem uma atenção a mais no que se refere à saúde. Com isso, a Sociedade Brasileira de Mastologia lançou, este ano, para a campanha do Outubro Rosa, um alerta para a importância de prevenir, #quantoantesmelhor. 

Para  detectar o câncer de mama no estágio inicial, o acompanhamento com um médico especialista e a realização da mamografia anual nas mulheres a partir dos 40 anos é de fundamental importância para detectar precocemente a doença. 

A campanha do Outubro Rosa é importantíssima para alertar a população feminina sobre os altos índices da doença, que vem crescendo com o passar dos anos. Por isso, não podemos descuidar da saúde e deixar de lado o exame da mama, pois é através da mamografia que rastreamos a doença em mulheres assintomáticas.  

O câncer de mama não tem uma causa única. Fatores como a obesidade, idade, genética e comportamentais já foram comprovados como sendo relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença. Mas, quando uma pessoa adere ao estilo de vida mais saudável, com atividades físicas regulares e uma dieta balanceada, aumentam os fatores protetores para o não desenvolvimento da doença.  

Marcia Pedrosa é médica mastologista

EVENTO

Evento sobre design e inovação na área de saúde na Feira HospitalMed

Recife sediará o 1º evento totalmente dedicado a design, inovação e saúde do N/NE. Saúde, bem-estar e experiência devem ganhar maior atenção através da demonstração de produtos, serviços, cases e pesquisa (P&D) trazidos e discutidos por meio de palestras, debates, exposição, entres outras ações, revelando novidades para o segmento, gerando networking e novos negócios, reunindo os três principais atores envolvidos no ecossistema design e saúde; empresas, pessoas (usuários) e academia. O evento tem por objetivo fomentar o debate Design aplicado à saúde, demonstrando toda a sua versatilidade em suas várias aplicações e apresentando cases à empresários, estudantes e ao público em geral. Tendo como proposta o Design expresso em artefatos projetados para atender e melhorar a qualidade de vida, quanto à saúde, ao bem-estar e à experiência das pessoas, em tratamento ou saudáveis. O DFL também se propõe à geração de negócios e à revelação de novos talentos (futuros designers), através do “Desafio Design For Life”, um concurso conceitual exclusivo para os estudantes de design. Os trabalhos podem ser desenvolvidos em parceria com estudantes de outras áreas, tais como TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) e saúde. O evento acontecerá na Feira HospitalMed, a maior feira anual de produtos, serviços e fornecedores para o segmento médico-hospitalar do N/NE, 2ª maior feira do segmento no Brasil, a realizar-se nos dias 20, 21 e 22 de outubro, no Centro de Convenções, em Olinda, Pernambuco

https://www.instagram.com/designforlife.br/

Veja também

Mendonça vai dar abraço em Bolsonaro mas 'descobre' viagem do presidente ao RioSTF

Mendonça vai dar abraço em Bolsonaro mas 'descobre' viagem do presidente ao Rio

Bem-vindo a Tel Aviv, a cidade mais cara do mundoMundo

Bem-vindo a Tel Aviv, a cidade mais cara do mundo